EDIÇÃO 100 » COLUNA NACIONAL

Caminho das Pedras


Fellipe Nunes
Na coluna de hoje, vou abrir espaço para dois grandes jogadores do FLOW que em um ano no time conquistaram cerca de 180 mil dólares, cada um, em premiações: Diogo “offQbert45” Ferreira e Thauan “VelascoNoBad” Cunha. Recentemente, eles e mais dois jogadores tornaram-se instrutores do Pré-FLOW, nosso time de Micro Stakes. Aqui, eles vão contar um pouco sobre como evoluíram durante esse período, suas dificuldades, rotina e a experiência de começar a carreira em um time.
 
Diogo “offQbert45” Ferreira 
 
“Depois de muito tempo jogando poker apenas recreativamente, decidi deixar meu emprego como professor de espanhol e tentar me tornar um profissional de poker. Porém, acredito que é muito difícil tornar-se um jogador regular apenas por conta própria e quando soube da proposta do Fellipe, no início do FLOW, decidi entrar para o time. Comecei jogando sits de $2,50/180 jogadores, o que foi muito importante para criar minha base, principalmente para aprender a enfrentar vários dias ruins e entender que é preciso seguir em frente.
 
Dois meses depois de entrar no FLOW, comecei a jogar torneios. Sempre me preocupei muito em ter controle sobre o quanto perco e evoluir com paciência por saber que caso eu ficasse muito negativo, principalmente nos primeiros meses, poderia deixar que isso influenciasse minhas decisões nas mesas e minha banca. Comecei então pelos torneios mais baratos e procurei focar em poucas mesas para dar o meu melhor em cada uma, estudar bastante e trabalhar meu psicológico para aguentar os altos e baixos do poker, um dos grandes méritos da minha carreira até hoje.
 
Desde que comecei a me profissionalizar, vou para a academia de manhã, mantenho uma alimentação leve antes de começar, me preparo para estar focado durante o jogo e estudo de duas a três vezes por semana através dos materiais do FLOW: reviews e discussão de mãos com outros jogadores. No início, uma das maiores dificuldades foi conseguir fazer um bom planejamento para os dias de jogo e estudo. O equilíbrio entre esses dois fatores refletiu positivamente nos meus resultados. Meu objetivo é seguir estudando muito e buscar formas de estar cada vez mais preparado para chegar ao nível dos grandes jogadores de poker, tecnicamente, fisicamente e mentalmente. 
 
Acredito que o fundamental para eu ter conseguido bons resultados ao longo deste ano foi estudar muito, ir subindo o valor dos torneios com paciência e segurança e, principalmente, trabalhar a mente para me manter concentrado e tranquilo. Passei por momentos difíceis, mas ter a oportunidade de fazer o que gosto, o apoio da minha família e o suporte de um excelente time me ajudou a superá-los e seguir evoluindo.
 
Trocar informações com outros jogadores, discutir mãos e conhecer diferentes linhas de jogo faz com que o arsenal de jogadas de cada um torne-se muito mais amplo. Neste ano de FLOW, aprendi e conversei com muitos. Um deles é meu amigo Thauan “VelascoNoBad” Cunha.”
 
Thauan “VelascoNoBad” Cunha
 
O Diogo “offQbert45” Ferreira é um grande amigo que fiz no FLOW. Desde o nosso começo no time, sempre acompanhávamos os torneios um do outro no Skype, auxiliando e trocando ideias sobre mãos. Ele é um cara muito proativo e dedicado — e com a nossa convivência, isso se refletiu em mim.
 
Até 2014, eu jogava apenas por hobby. Em setembro, um amigo me avisou de uma vaga no time recém-criado por Fellipe Nunes, o FLOW. Eu nunca tinha estudado o jogo e não tinha qualquer controle de banca. Toda vez que ganhava algum dinheiro, precisava vender os dólares. Consegui entrar para o time e comecei a jogar sits de $ 2,50/180 jogadores, os mesmos que o Diogo. Nessa época, eu conciliava poker e faculdade. Como as aulas eram à tarde, jogava de manhã e à noite. Com o tempo, a vontade de ser um jogador profissional de poker falou mais alto e fui, aos poucos, deixando a faculdade de lado para me dedicar integralmente ao sonho.
 
Em novembro, comecei a jogar torneios no FLOW. Naquele momento, soube que teria de escolher entre a faculdade ou o poker — e que dificilmente a família aprovaria minha decisão. Como eu morava com minha madrinha, fui levando a faculdade até que pudesse mostrar resultados e fazer com que eles aceitassem melhor. Decidi me dedicar ao extremo e, em janeiro, tive meu primeiro grande resultado: o quarto lugar (e um bom acordo) no Sunday Storm. Desde aquele dia, tudo mudou. Consegui fazer minha família compreender que era isso que eu queria para minha vida e, mais tranquilo, pude me dedicar completamente a construir uma carreira com o suporte do time.
 
Hoje, jogo de 4 a 5 dias por semana e me preparo a semana inteira para jogar bem aos domingos. Além de ser o “O” dia do poker online, foi aos domingos que consegui meus melhores resultados. Os estudos acontecem de segunda a sexta-feira, fazendo reviews e através das aulas e material do time, além da discussão de mãos com outros jogadores.
 
Considero que uma das coisas mais importantes para eu conseguir bons resultados foi poder jogar sem grandes pressões externas. Como o poker mexe muito com o emocional dos jogadores e exige concentração e raciocínio, precisamos jogar focados. Esses são os maiores desafios que enfrento atualmente. Lidar com os resultados ruins e manter completamente o foco quando estamos jogando é bem difícil. 
 
Tenho que agradecer muito à equipe FLOW. Durante esse um ano de time, entendi a importância de seguir em frente, buscando meus sonhos e agarrando com força todas as oportunidades para alcançá-lo”.



NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×