EDIÇÃO 10 » COLUNA NACIONAL

Omaha High/Low – Parte II

Mãos Iniciais e Dicas Importantes


Igor Federal

No último artigo escrevi sobre regras e noções básicas de Omaha High/Low. Nesta segunda parte, falarei sobre as mãos iniciais (starting hands) mais indicadas para se jogar essa modalidade e darei algumas dicas básicas, mas bem importantes.

As melhores e mais aconselháveis mãos para esta modalidade são completamente diferentes das do Omaha tradicional, pois é preciso buscar uma forte mão “para cima” e “para baixo” ao mesmo tempo. A premissa de uma boa mão pré-flop em Omaha Hi/Lo é que ela tenha defesa tanto para o jogo Hi quanto para o Low.

Nesta variante, as melhores mãos (vide ilustração ao lado) têm em comum o fato de permitirem boas oportunidades e darem segurança para fazer o low e acertar um forte high.

Por exemplo:
Você tem A-K-2-3, suited em ouros no A e suited em espadas no K, em um flop com 2-6-K, sendo duas cartas de ouros. Sua mão é fantástica até o momento. Você tem dois pares (KK e 22) para o high e está ainda com flush draw no ás. Além disso, tem A-2-3-6 para o low, esperando apenas uma carta abaixo de 8 para ter um low fortíssimo, provavelmente o nut low.


Scooping the pot

O êxtase em Omaha Hi/Lo é conseguir o “scoop”. Neste jogo, “scooping the pot” significa ganhar os 50% do high e os 50% do low, ou seja, o pote inteiro. Perceba que, nessa mão, você está muito forte, tanto para levar o high quanto o low, para o qual você tem um draw fortíssimo. Nesse caso, você tem totais condições de estar “scooping the pot”.
- Um 7 seria perfeito no turn: nut flush para o high e nut low.
- Um K ou um 2 seria ótimo: full house para o high, e esperando uma carta para o low.
- Um 7 seria muito bom: dois pares mais flush draw para o high e nut low.
- Um Q de paus seria ruim: continuaria com dois pares para o high, mas ainda não teria acertado o low, e assim por diante.

Wheel
Outro termo com o qual você vai se deparar freqüentemente neste jogo é “wheel” (roda, em inglês). Em Omaha Hi/Lo, wheel é o jogo A-2-3-4-5.
- A-2 da sua mão e 3-4-5 do bordo.
- A-3 da sua mão e 2-4-5 do bordo.
- 2-4 da sua mão e A-3-5 do bordo etc.
Você tem o nut low e uma seqüência fortíssima para o high, e é bastante provável que esteja scooping neste momento.

Neste artigo começarei com duas dicas iniciais para o Omaha Hi/Lo. No próximo, que finaliza a série, trarei informações mais avançadas. Vamos a elas:

Tenho A-2-X-X. Como devo jogar?
Em Omaha Hi/Lo, trata-se de uma mão bastante decente. Sempre que tiver A-2-X-X, vale a pena entrar no pote. Mas, cuidado: se um 2 bater no bordo, sua mão estará comprometida – provavelmente perderá sua chance de low. A não ser que o bordo venha 2-3-4-6-K, e por mais que seu 2 tenha batido, você usará o 3-4-6 do bordo para ter uma mão forte (A-2-3-4-6). Mesmo assim se alguém tiver A5, acertará o wheel (A-2-3-4-5) e baterá seu low.

Portanto, A-2-X-X é extremamente interessante, e deve-se brigar por potes com ela, mas não se empolgue muito. Uma mão assim, serve para dar raises pré-flop se ninguém tiver apostado ainda, mas somente para call se alguém já tiver entrado de raise.

Não se esqueça de que todo mundo que tem A-2-X-X vai querer ver o flop, então, ficar dando sucessivos reraises por ter A2 pode fazer com que você, no showdown, divida o pote low com outro jogador e alguém leve o high sozinho. Falarei mais sobre isso no próximo artigo.

Com relação a A2, como já falamos, se estiver acompanhada por algo sólido para o high (ex: A-2-K-K, A-2-A-T, A-2-J-J), torna-se uma mão para raises e reraises do tamanho que se julgar conveniente. Você tem um jogo completamente sólido e pode apostar pesado com elas.

Só tenho uma mão forte (pré-flop) para o high. Como devo jogar?
Tenho uma mão fortíssima para o high, mas não tenho nada para o low, como no caso de A-A-K-J. O que fazer? Raise pré-flop se ninguém tiver subido ainda e call se alguém já tiver apostado.

Se você estiver com uma mão bem forte para o high e subir pré-flop, muita gente com A-2-X-X, A-3-X-X, 2-3-4-X poderá acompanhá-lo. Eles ficarão brigando pelo low e você terá com muitas chances de levar o high sozinho, portanto, suba pré-flop para aumentar seu ganho. Se o bordo não permitir o low, você tende a ficar numa situação ainda melhor.
- Se o flop vier A-Q-T é o seu sonho. Procure extrair fichas.
- Se o flop vier J-J-8, você estará forte e seu raise pré-flop deve ter atingido o objetivo.
- Se o flop vier 8-8-9, muito cuidado. Jogue cautelosamente.
- Se o flop vier 2-4-6 saia fora na hora. Deve haver outros jogadores com dois pares, seqüência ou low pronto e você deve estar completamente batido.

Em Omaha Hi/Lo, saber jogar pós-flop com técnica, experiência, leitura e boa percepção da sua situação dentro de cada mão é uma obrigação.

Good luck!
Igor “Federal” Trafane




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×