Especiais » Pato Nunca Mais

Defenda sua posição



29/06/2012
» comente

Vocês já repararam que na nossa sessão especial, onde o objetivo é ensinar aos iniciantes como deixar de ser um pato na mesa, nós nunca falamos da força das cartas, não é?

Isso se deve, meus amigos, ao fato de que existem coisas mais importantes numa mesa de poker do que que as suas cartas.

Na verdade, ver a mão que temos é a última coisa que devemos fazer quando estamos numa mesa de Poker, pois o fator mais importante do jogo deve ser observado antes: a sua posição. A maioria das pessoas só se preocupa com as cartas que tem, e nunca se preocupa com a sua posição na mesa e a importância desta.

Antes, devo lembrá-los de que só entenderá esse artigo quem estiver por dentro das regras do poker, que podem ser conferidas no nosso tutorial interativo.

Já sabem tudo? Então vamos compreender realmente o que é posição.

No Texas Hold’em, a nossa posição é definida em função do botão do dealer. Como sabemos, o dealer muda a cada rodada, logo nossa posição também muda a cada mão.

Existem 4 setores de posição, que são os seguintes:

Primeiras Posições (Early Position), que são UTG, UTG+1 e UTG+2

Posições Intermediárias (Middle Position), que são MP, MP1 e MP2

Últimas Posições (Late Position) que são o Cut Off e o Button.

Além dessas, existem os blinds: small blind e big bling.

As primeiras posições são consideradas as piores para se jogar, e é fácil entendermos o motivo. Os jogadores que estão nas primeiras posições são aqueles que demonstram primeiro

a sua ação, decidindo se vão desistir, aumentar, entrar de limp ou dar check, e todos os outros jogadores vão fazer as suas ações sabendo o que os jogadores em early position fizeram.

O primeiro a falar é o UTG, que significa Under the Gun, e é quem decide primeiro o que fazer pré-flop. Nesta posição é recomendado que você jogue só as mãos mais fortes.

O Small e o Big blind, embora sejam os últimos a decidir pré-flop, são os primeiros a decidir depois do flop. Essa relativa vantagem no pré-flop, quase sempre o coloca em situação complicada no pós-flop. Se você está numa dessas posições, vai parecer sempre tentador pagar um pouco a mais para participar de uma mão, mas controle-se e não arrisque sem mãos decentes, pois depois do flop você não terá posição, e ficará mais fácil para os seus adversários te enfrentarem.

Nas posições medianas, não preciso me estender muito, pois o próprio nome já diz tudo. Elas estão na média, e jogar a partir delas vai depender das suas cartas, bem como dos adversários que irão falar depois de você. Se são muito agressivos, não vale a pena entrar no jogo com mãos fracas, pois eles vão reaumentar e fazer você desistir. Da mesma forma, se você já observou os seus em late postition e percebeu que eles vão desistir, você passa instintivamente a ser o buton, e jogará em vantagem contra os outros jogadores.

Já quando você estiver nas últimas posições, você está sempre em vantagem, pois já viu o que todos os outros jogadores fizeram, e restam apenas 2 ou 3 jogadores para falar, sendo 2 deles os blinds, que como dissemos, sabem da sua fragilidade pós-flop.

Tenha sempre consciência da sua posição e o que jogar dela representa. Se você só aposta no UTG quando tem uma mão monstro, você pode aproveitar-se disso para roubar os blinds numa hora importante do jogo com uma mão fraca. Da mesma forma, se você está roubando blinds demais do buton, os blinds uma hora vão reaumentar em cima de você. Quando você perceber que eles já não aguentam mais serem roubados, passe a jogar por valor, e quando ele finalmente te pegar, você irá mostrar um grande jogo!

Jogando em posição, pato você não será nunca mais!


Thiago Pessoa

Advogado de formação, jogou longe os códigos e os processos depois de se apaixonar pelo poker. Hoje, é jogador semiprofissional e possui um blog que tem a simpatia até de organizações de defesa dos animais, o querosershark.com


Leia Também



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123