Na estreia da seção “Pato Nunca Mais”, você aprendeu como organizar uma Poker Night com os amigos. Agora, chegou a hora de conhecer algumas estratégias para tomar todas as fichas deles.
Antes de nos preocuparmos com a matemática do poker, precisamos prestar atenção ao fator mais importante do jogo: os próprios jogadores. Afinal, o poker é um jogo de pessoas, cada uma com sua maneira de atuar e seu estilo de jogar.
Mas como identificar o estilo dos oponentes? Quais perfis eles podem adotar? Aqui, veremos como detectar as tendências dos adversários, e então definir estratégias para combater cada tipo. Se você fizer isso corretamente, é provável que saia como o grande vencedor da noite.
Como dissemos no artigo anterior, pressupomos que você já conhece as regras básicas do Texas Hold’em. Se você nunca jogou antes, dê uma olhada neste tutorial interativo antes de continuar lendo.
OS TIPOS
O Maníaco (loose-aggressive)
É o jogador mais comum nas poker nights. Está sempre atrás de ação e adora apostar, blefar e jogar muitas – ou mesmo todas – as mãos. Ele sempre tem um pretexto para entrar na mão.
Esse sujeito procura mais a adrenalina do que a vitória, embora algumas vezes saia vencedor numa noite de sorte. Acima de tudo, um jogador loose-aggressive busca se divertir, e não tem muito apego às fichas, talvez por ter tomado umas brejas a mais durante o jogo.
Tática
Tome cuidado com os maníacos: é difícil blefar contra eles, e a todo tempo o seu stack está em risco. O melhor a fazer é jogar mãos fortes e mãos incompletas, também conhecidas como “draws especulativos” (por exemplo, quatro cartas do mesmo naipe, faltando uma para o flush), e esperar que o maníaco tente blefar quando você tiver um jogo forte. É assim que você vai tomar as fichas dele.
O Pagador (loose-passive)
Este é um tipo bastante curioso, pois costuma jogar de forma oposta ao que é, teoricamente, considerado correto. Ele entra com mãos fracas e paga a todo o momento na esperança de acertar mãos bem difíceis.
Ironicamente, esse jogador dá call em vez de apostar quando tem uma mão forte, e não aumenta, deixando de extrair fichas com mãos que realmente têm valor.
E não se lamente quando encontrar um “calling station” segurando a melhor mão possível naquela rodada. Ao invés disso, fique satisfeito por ter perdido muito menos fichas do que perderia se estivesse encarando um oponente forte.
Tática
É o oponente mais fácil de enfrentar. Tudo que você precisa fazer é levar a mão até o final, pois na hora de mostrar as cartas ele quase sempre apresentará mãos que farão você se perguntar “como é que ele pagou com isso?”
Assim como acontece com os maníacos, não tente blefar contra o pagador. Eles simplesmente não entendem o que a sua aposta está querendo dizer, e irão frustrá-lo nessa sua tentativa.
A Rocha (tight-passive)
Sabe aquele cara que passa a noite toda sem participar do jogo, selecionando as cartas, e quando decide apostar acaba entregando que tem um jogo forte, espantando todo mundo da mão? Pois bem, assim é o jogador tight-passive, duro como uma rocha.
Tática
Esse sujeito costuma ser medroso, e contra ele o blefe se torna uma grande arma. Esse tipo morre de medo de perder fichas e sempre enxerga na mesa um monstro que derrotará seu jogo.
A não ser que tenha uma combinação muito forte, ele provavelmente desistirá da mão caso você aposte. Se ele ficar em êxtase de repente, fuja, pois ele certamente tem um jogo fortíssimo.
O Shark (tight-aggressive)
É o jogador que você deve ser. Não joga muitas mãos, mas quando entra no jogo é para ganhar.
Considerando que você não joga todas as mãos, como faz o maníaco, seus oponentes não saberão quando você tiver uma mão forte, uma incompleta, ou estiver apenas blefando.
Ao selecionar boas mãos, as chances de fazer um jogo forte no flop são maiores. Assim, as chances de você ter a melhor mão também aumentam. Isso facilita bastante o seu jogo e a sua vitória.
Tática
Caso você encontre outro shark na mesa, evite enfrentá-lo, a não ser que você tenha uma mão muito forte naquele instante.
Lembre-se de que há bastantes patos para vocês dois caçarem e se saírem bem na poker night.
Tome nota
Loose – joga muitas mãos
Tight – seleciona mais as mãos que irá jogar
Aggressive – aposta muito
Passive – desiste com facilidade, e paga mais do que aposta
Advogado de formação, jogou longe os códigos e os processos depois de se apaixonar pelo poker. Hoje, é jogador semiprofissional e possui um blog que tem a simpatia até de organizações de defesa dos animais, o querosershark.com