Ao chegar a um bar no velho-oeste americano, é mais aconselhável pedir um copo de leite ao barman que sentar-se à mesa de poker do local. Se você for muito corajoso, saiba de antemão que seus adversários podem ser pistoleiros, assaltantes de banco, belas golpistas e Bret Maverick (Mel Gibson), o melhor jogador de poker da região. Vai encarar?
O filme Maverick (1994) é uma adaptação da série de TV homônima criada por Roy Huggins em 1957. O programa teve cinco temporadas, e foi um sucesso nos Estados Unidos. O filme além de manter o título, continua com a mesma pegada humorística, e ainda conserva o valor do poker a trama. No papel de Maverick, agora está o astro Mel Gibson, porém os fãs podem ficar sossegados, o ator James Garner, que deu vida ao protagonista na televisão, não ficou de fora. Dessa vez ele interpreta o xerife Zane Cooper.
Na trama, Bret Maverick é um grande jogador de poker que precisa participar de um torneio de five-card stud com buy-in de 25 mil dólares. Porém ele não tem todo esse dinheiro, e quem lhe devia o suficiente para chegar ao o valor, não vai pagá-lo. Bret Maverick então é obrigado a correr atrás desta quantia, e nessa aventura ele acaba entrando nas maiores confusões possíveis, sempre ao lado da ardilosa Annabelle Bransford (Jodie Foster) e do Xerife Zane Cooper.
O filme reata a parceria do diretor Richard Donner e do ator Mel Gibson, dupla que trabalhou nos filmes da série cinematográfica Máquina Mortífera. Em Maverick, a pegada é semelhante, muita ação, algumas vezes de forma exagerada, e um senso de humor afiado.
A atriz Jodia Foster se sobressai e surpreende aqueles que achavam que ela não poderia voltar ao gênero humorístico. Conhecida pelos seus papeis dramáticos, a vencedora do Oscar consegue ser carismática e sedutora. James Garner também se destaca, e mesmo com um personagem coadjuvante, consegue chamar a atenção para o seu desempenho.
O roteiro ficou a cargo do premiado William Goldman, roteirista vencedor do Oscar por Butch Cassidy (1969) e Todos os Homens do Presidente (1976). Apesar de não ter o brilhantismo de outros trabalhos do escritor, o argumento do filme é bom, e funciona muito bem. O único problema é a falta de um adversário a altura dos protagonistas. O personagem de Alfed Molina, Angel, não ocupa lugar nenhum na trama. Em momento algum o antagonista consegue ser um rival capaz de enfrentar Bret Maverick.
Maverick foi um sucesso nas bilheterias e com os fãs da série a recepção não foi diferente. Richard Donner provou mais uma vez que é um grande diretor, principalmente quando se trata de blockbusters. O velho-oeste tem um clima mais ameno, e até os índios, eternos vilões, são retratados de uma forma cartunesca. Seus sucessos com a série Máquina Mortífera, Superman - O filme (1978), Os Goonies (1985) e Rádio Flyer (1992) agora tem a companha die Maverick.
Se você estiver à procura de boa diversão, um jogo de poker inteligente e algumas risadas pode assistir Maverick. E ai, vai encarar?
Ficha Técnica:
Diretor: Richard Donner
Elenco: Mel Gibson, Alfred Molina, James Garner e Jodie Foster
Produção: Bruce Davey e Richard Donner
Roteiro: Roy Huggins (série de TV) e William Goldman
Duração: 127 min.
Ano: 1994
Especialista em esportes desconhecidos, encontrou no poker um porto seguro. Converse com ele cinco minutos, e ele vai citar umas cinquenta pessoas. Vinte delas não existem, dez você não conhece e o resto ele falou o nome errado.