EDIÇÃO 96 » COLUNA NACIONAL

Musculação Mental


Dr. Fabiano Gênova
Assentos tomados, fichas divididas, baralho na mesa! Tudo certo para o início do torneio? Distribui-se as cartas, ganha quem não perde e, de preferência, o vencedor é o jogador que tem a melhor combinação. Fácil, né?! Se fosse assim, o poker não era considerado um esporte da mente e menos ainda um jogo de raciocínio. Muitos estão se perguntando: “Mas não é só tentar acertar a melhor mão para ser um vencedor?” A resposta é simples: apenas se você se contentar em ser jogador medíocre. Mas tenho certeza de que muitos que estão lendo este artigo estão em busca de um bom desempenho nas mesas e sabem que o jogo não é por este caminho. 
 
Para alcançar bons resultados é preciso muita perseverança, estudo e o desenvolvimento de uma grande capacidade do ser humano: raciocínio. Raciocinar não é apenas a atitude de pensar antes de realizar uma ação, mas sim a busca de uma coerência em uma tomada de decisão e a capacidade de assimilar todas as possibilidades de repercussão que uma determinada ação poderá acarretar. Complexo isso, não é mesmo?
 
Raciocinar em uma determinada ação na mesa de poker é o que os profissionais mais fazem no dia a dia. É comum vermos torneios em que uma determinada mão demora vários minutos para ser finalizada, tendendo ser ainda mais marcante à medida em que o torneio se aproxima de uma mesa final. A decisão correta de um profissional, por exemplo, depende das inúmeras formas de enxergar o que cada ação de cada jogador participante quis transparecer, raciocinando sempre o range de mãos possíveis do adversário. 
 
Infelizmente, o raciocínio não pode ser ensinado de forma direta. O desenvolvimento desta capacidade ocorre com o passar do tempo e é moldado com base nas experiências vividas e relacionadas com a percepção dos diversos caminhos que uma determinada situação poderia levar. É certo que raciocinar antes de decidir é o modo mais correto de agir, deixando de lado as emoções da decisão.
 
“Mas doutor, já que eu não posso diretamente aprender a raciocinar, há algo que se possa fazer para que eu melhore o poder de raciocínio?” Claro. Vamos lá:
 
1) Exercícios físicos 
Os exercícios físicos são capazes de causar um aumento do fluxo de oxigênio no cérebro, reduzindo os radicais livres, além de aumentar a resistência dos neurônios. Exercitar-se também proporciona uma grande tolerância do corpo às atividades de longa duração.
 
2) Dieta adequada
Alguns nutrientes são capazes de melhorar o desempenho do cérebro e, consequentemente, o raciocínio. Prefira frutos do mar, pelo menos uma a duas vezes na semana. Vitaminas do complexo B, encontradas nas proteínas animais, grãos e leguminosas (feijão, lentilha e grão de bico, por exemplo), são responsáveis por melhorar a memória e o raciocínio, facilitando a comunicação entre os neurônios.
 
3) Treine seu cérebro
Prefira atividades intelectuais. Leia bastante e relaxe nos momentos certos. Tente diminuir o uso das calculadoras eletrônicas e prefira realizar contas mentalmente ou escrevendo em um papel. Mude os trajetos que você faz para ir ao trabalho ou à escola. Você perceberá que seu raciocínio ficará mais aprimorado.
 
4) Seja curioso
Ler e se informar sobre vários outros assuntos que você não domina irá ajudar o seu cérebro a sempre ficar na ativa, mesmo nas horas vagas.
 
5) Estimule o seu cérebro, mesmo ludicamente
Alguns jogos de raciocínio, além do poker, ajudam o desenvolvimento mental. É muito comum encontrar profissionais do poker cujo passado encontrava-se em uma mesa de xadrez ou até mesmo em outros jogos de tabuleiro e cartas. 
Siga essas dicas, estude e discuta mãos de torneios com seus amigos. Fique sempre atento ao modo de jogo de seus adversários. Mesmo que seu cérebro não lhe ajude na “hora H”, um raciocínio desenvolvido irá facilitar na tomada de decisões.



NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×