EDIÇÃO 98 » MISCELÂNEA

Explicando Poker Como Se Eu Tivesse Cinco: Floating


Equipe Card Player
Quando jogamos poker por muitos anos, é fácil de esquecer que a linguagem técnica do jogo pode ser bem diferente da linguagem tradicional, principalmente para nós, cuja língua é o português. Se você não lê bastante ou é iniciante no jogo, alguns conceitos podem ser desconhecidos ou passar batidos. O que são implied odds reversas? O que é stack to pot ratio? Para relembrá-lo ou ajudá-lo a não ficar perdido em meio a uma conversa de profissionais, trazemos esta coluna: “Explicando Poker Como Se Eu Tivesse Cinco”. Em cada edição, um novo conceito ou termo — e é provável que você sempre cruze com um ou dois deles no meio dos nossos artigos.
 
O CONCEITO: FLOATING
 
Consiste em dar call em uma aposta ou em um raise com a intenção de ganhar o pote blefando nas streets posteriores. Bons jogadores vão para o “float” com frequência para mostrar força, mas sem terem que inflar o pote dando raise.
 
OK, AGORA EXPLIQUE COMO SE EU TIVESSE CINCO
 
Floating é simplesmente dar call com uma mão que tenha pouca (ou nenhuma equidade) para blefar no turn ou no river.
 
ME DÊ UM EXEMPLO
 
Um jogador aumenta do meio da mesa e você dá call com 65. Os blinds dão fold e vocês veem o flop JJ9. Seu oponente faz uma continuation bet de metade do pote.
 
Nesse ponto, sua mão não tem valor algum. Você poderia dar fold e partir para a próxima mão. No entanto, você já observou que seu oponente sempre faz um continuation bet quando ele aumenta pré-flop. Então, há uma boa chance de que ele tenha errado completamente o flop.
Você quer esse pote para você, mas um raise deixaria o pote grande demais se o adversário desse call — e com sua mão, essa é a última coisa que você desejaria. Você então vai para o o float e dá apenas call para ver o que ele fará no turn.
 
O turn é um 2. Seu oponente pede mesa. Você aposta metade do pote e ele dá fold. Talvez ele tenha largado um par médio ou A-K. De qualquer maneira, seu float permitiu que você levasse o pote com a pior mão e pagando um preço barato.
 
Claro que, às vezes, as coisas não saem como planejamos. Digamos que no mesmo turn, seu adversário aposte novamente. Bem, as chances de ele ter uma mão agora aumentaram. A melhor coisa que você pode fazer é jogar fora suas cartas e esquecer as fichas que foram sacrificadas no flop. Ou então o turn trouxe um K, e ele seguiu apostando. Por não ter dado raise no flop, você pode ter dado a chance do seu adversário acertar o Rei. E ainda há casos em que você irá apostar no flop e seu adversário dará raise, fazendo você perder não só a aposta do flop como também a do turn.
 
Floating é uma jogada avançada que deve ser adicionada ao seu arsenal, mas use-a com sabedoria: em posição, contra jogadores previsíveis e que tendem a jogar suas mãos fracas ou médias de maneira passiva depois do flop.
 



NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×