EDIÇÃO 96 » MISCELÂNEA

Explicando Poker Como Se Eu Tivesse Cinco: Polarização De Range


Equipe Card Player
Quando jogamos poker por muitos anos, é fácil de esquecer que a linguagem técnica do jogo pode ser bem diferente da linguagem tradicional, principalmente para nós, cuja língua é o português. Se você não lê bastante ou é iniciante no jogo, alguns conceitos podem ser desconhecidos ou passar batidos. O que são implied odds reversas? O que é stack to pot ratio? Para relembrá-lo ou ajudá-lo a não ficar perdido em meio a uma conversa de profissionais, trazemos esta coluna: “Explicando Poker Como Se Eu Tivesse Cinco”. Em cada edição, um novo conceito ou termo — e é provável que você sempre cruze com um ou dois deles no meio dos nossos artigos.
 
O CONCEITO: POLARIZAÇÃO DE RANGE
 
Quando um jogador joga sua mão de uma maneira que limita o que ele segura a apenas duas possiblidades, dizemos que seu range está polarizado.
 
OK, AGORA EXPLIQUE COMO SE EU TIVESSE CINCO
 
Assim como um pessoa pode ter uma opinião polarizada, apenas concordar ou discordar, um jogador pode ter um range polarizado. Baseada na linha tomada pelo jogador, ele pode limitar as suas cartas a duas mãos bastante distintas. Não há “área cinza” em um range polarizado. Ou ele quer ir para o showdown ou está blefando. Ou ele tem valor ou quer expulsá-lo do pote.
 
ME DÊ UM EXEMPLO
 
Um jogador pode polarizer seu range pré-flop. Ele raramente faz 3-bets, mas quando faz, ele pode ter uma mão como K-3 de naipes diferentes ou A-A. Ele nunca irá dar reraise com 8-8. Ele prefere apenas dar call em um raise com essas mãos de força média. Dizemos que esse tipo de jogador tem um range polarizado de 3-bet.
 
Um jogador pode também polarizar seu ranger no river, quando não há mais cartas para vir. O bordo mostra J105 Q K e você aposta com KJ. Seu oponente então reaumenta. Se, tipicamente, ele não dá raise nesse tipo de bordo com uma trinca, dois pares ou mesmo uma sequência menor, ele tem o range polarizado. Então, provavelmente ele tem um Ás para o nuts ou está tentando fazer você dar fold com um grande blefe.
 
Quando seu oponente polariza o range e você consegue detectar isso, ele se torna muito mais fácil de explorar. Você poder tomar as melhores decisões porque em vez de considerar um range amplo de mãos para ele, você só tem que considerar duas.
 
Há lucro quando você consegue forçar seu oponente a polarizar suas decisões. Quando você aposta com um range amplo e balanceado, isso inclui não apenas “nada” e “nuts”, mas também mãos de valor fraco, você força seu adversário a entrar em um jogo de adivinhação para derrotá-lo.



NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×