EDIÇÃO 93 » MISCELÂNEA

Explicando Poker Como se eu Tivesse Cinco: Squeeze


Redação
Quando jogamos poker por muitos anos, é fácil de esquecer que a linguagem ténica do jogo pode ser bem diferente da linguagem tradicional, principalmente para nós, cuja língua é o português. Se você não lê bastante ou é iniciante no jogo, alguns conceitos podem ser desconhecidos ou passar batidos. O que são implied odds reversas? O que é stack to pot ratio? Para relembrá-lo ou ajudá-lo a não ficar perdido em meio a uma conversa de profissionais, trazemos essa nova coluna: “Explicando Poker Como Se Eu Tivesse Cinco”. Em cada edição traremos um novo conceito ou termos — e é provável que você sempre cruze com um ou dois no meio dos nossos artigos.
 
O CONCEITO: SQUEEZE. O QUE É ISSO?
Depois de um raise inicial e de um call, você tem a oportunidade de levar o pote sem precisar necessariamente de uma mão como A-A ou K-K, bastando para isso fazer uma grande 3-bet. Esse movimento coloca seus oponentes em uma situação bem difícil e faz com fique difícil de eles continuarem na mão. O squeez geralmente é feito pré-flop, mas pode ser usado em outras streets. Ele também pode ser feito contra mais de dois oponentes, especialmente em jogos passivos.
 
OK, AGORA EXPLIQUE COMO SE EU TIVESSE CINCO
Quando um jogador aumenta e outro paga, você pode blefar dando reraise. O primeiro jogador será "espremido para fora do pote” porque ele estará preocupado com o jogador que pagou o aumento. Este último também irá dar fold porque já não mostrou muita apenas dando call.
 
ME DÊ UM EXEMPLO
Vamos dizer que você está jogando um jogo local com blinds $2-$5 e tem um stack de $600. Um jogador do meio da mesa, que tem sido bem loose e agressivo, aumenta para $20. O jogador do cuttoff, sujeito fraco e passivo, paga o raise.
 
Você olha sua mão no button: 65. Você poderia dar call e ver o flop ou simples dar fold. Mas, em vez disso, quer tentar o squeeze e aumenta para $70.
 
O agressor agora foi “espremido”. Ele está fora de posição e tem que se preocupar não só com você, mas com o cutoff que também deu call. Este, por sua vez, não deve ter algo muito bom, já que deu apenas call nos $20, então ele dá fold também. Você tem $47 de lucro sem ao menos ter que ver o flop com uma mão especulativa.
 
A chave para um squeeze é usá-lo contra um jogador loose, que provavelmente terá mãos fracas. No exemplo acima, se um dos dois jogadores pagarem a sua 3-bet, você ainda tem a vantagem de agir por último e até mesmo ver o turn de graça. 
 
Você também precise ter certeza de usar o squeeze contra os adversários certos e nas situações certas. Não use o squeeze se:
 
- quem abriu raise é tight ou aquele típico jogador teimoso, que não larga a mão “nem à machadada”, então o squeeze pode ser uma péssima ideia; 
 
- seus oponentes estão com poucas fichas, afinal eles podem decidir ir all-in por causa do dinheiro que já deixaram no pote;
 
- já vem usando a jogada com frequência. Bons jogadores podem dar call no primeiro raise para lhe induzir a fazer o squeeze.
 
Por fim, lembre-se que quanto menor a sua 3-bet, melhor, já que você economizará fichas quando a jogada falhar. No entanto, se seu reraise for muito pequeno, seus adversários não vão dar fold, já que eles poderão ver o flop por um preço especial.



NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×