EDIÇÃO 77 » MISCELÂNEA

The Book is on The Table - O Livro dos Blefes


Redação
Blefar. Nada é mais emocionante no poker que um bom blefe! É fácil abocanhar um pote com a melhor mão, mas é necessário muito talento para fazer isso com as piores cartas. Para se tornar um verdadeiro vencedor, é preciso aprender como e quando blefar. O Livro dos Blefes é o primeiro e único livro que ensina a dominar essa habilidade essencial. Aprenda a reconhecer situações de blefe, sentir fraqueza em seus adversários, executar diferentes tipos de blefes, fingir ter mãos fortes de maneira convincente  e melhorar seu jogo estudando blefes famosos feitos pelos melhores jogadores, como Stun Ungar, Chris Moneymaker e Gavin Griffin. Seja você iniciante ou experiente, este Matt Lessinger vai lhe mostrar a técnica e o instante corretos para dominar seus adversários sem precisar usar as suas cartas.
 
CAPÍTULO TRÊS — Blefes Básicos (p. 63)
 
Blefe #9. Todos Nós Partimos de Algum Lugar (p. 86)
Embora esta mão tenha ocorrido há quatro anos, eu ainda me recordo claramente dela, em especial porque a reação de meu amigo foi muito verdadeira. Aquilo me lembrou de como é boa a sensação de descobrir algo novo na mesa de poker.
 
O cenário: Mario, a figura central desta mão, jogava poker há apenas duas semanas, mas queria realmente aprender o jogo. De forma sábia, ele escolheu spread-limit seven-card Stud de $1-$5, a mesa mais barata oferecida em nosso salão local.
 
 
O blefe: Mario começou a mão com o J exposto e 109 ocultos. Ele pagou o bring-in de $1, assim como outros três jogadores. Na fifth street, o bordo dele era J42. Ninguém possuía um par visível, e o jogador à sua esquerda tinha um Ás como maior carta da mesa. Ele deu check, e todo mundo fez a mesma coisa até chegar a Mario, que também pediu mesa. Na sixth street ele conseguiu o 6. A mesa rodou em check de novo, e Mario finalmente puxou o gatilho e apostou. Todos desistiram rapidamente, e ele levou o modesto pote tendo apenas um valete como carta mais alta.
 
Grau de Dificuldade:1
Índice de Sucesso: Muito Alto
Frequência: Muito Alta
 
 
Os resultados: Depois daquela mão, Mario atravessou a sala de jogo me procurando. Ele descreveu o ocorrido e depois me falou: “Matt, essa foi a primeira vez que eu blefei”.
 
“Sério? É uma sensação ótima, não é?”

“Para falar a verdade, eu estava morrendo de medo! Quando todo mundo pediu mesa na fifth street, eu comecei a notar que eles temiam minha mão. Eu sei que isso deve soar idiota, mas aquela foi uma sensação inédita para mim”.

“Não é idiota de maneira alguma. Eu entendo perfeitamente o que você quer dizer”.

“É, daí eu senti que eles achavam que eu poderia ter um flush, mas ainda assim não me sentia confortável para apostar. Achei que deveria esperar pela última carta, já que eu não tinha nada”.

“Não há nada de errado nisso”.

“Eu sei, mas depois, quando eu consegui uma quarta carta de paus, e todo mundo pediu mesa até mim novamente, todos eles pareciam tão desconsolados! Como se estivessem resignados por ter perdido a mão. Eu achei que devia tentar. Além disso, eu poderia conseguir uma quinta carta de paus no river, certo?”

“Com certeza. Você jogou corretamente. E pegou a cereja do bolo. Mandou bem, cara”.

“Foi (risos). Eu não sei com qual frequência farei isso novamente. Blefar é muito estressante. Mas foi meio divertido também”.

Hoje, quatro anos depois, Mario é um sólido jogador mid-limit que blefa como a maioria das pessoas, se não mais. E, na maioria das vezes, ele escolhe as oportunidades certas para fazer isso.
 
A análise: Eu creio que um dos ritos de passagem para se tornar um bom jogador de poker é passar pelo seu primeiro blefe de sucesso. Se você é experiente, sabe que isso faz parte de qualquer sessão típica de poker. Na verdade, metade de seus blefes acontece tão automaticamente que você sequer pensa a respeito.

Vamos nos colocar no lugar de Mario. Se fosse você que tivesse quatro cartas de paus à mostra na sixth street em uma partida de seven-card Stud, não hesitaria. Apostaria no flush de quatro cartas, todos desistiriam e o pote seria seu. Isso seria natural para qualquer jogador de Stud, e você possivelmente não pensaria duas vezes, nem iria se vangloriar por ter feito a coisa certa. A alternativa de pedir mesa e possivelmente dar fold seria tão covarde e idiota que você jamais se perdoaria por ter desistido de abocanhar um pote que deveria ter sido seu.

Mas você ficaria surpreso com a quantidade de iniciantes que ficam aterrorizados só de pensar em executar esse blefe. Eles têm medo de que outros paguem a aposta, medo da vergonha de ter de mostrar uma mão que é um lixo. Mesmo os experientes devem se recordar que um dia sentiram isso. É preciso coragem para puxar o gatilho em um blefe, especialmente quando se está apenas começando a aprender o jogo.

Para os iniciantes que estiverem lendo este livro, as emoções experimentadas por Mario devem ser bastante familiares. Elas não são nem um pouco incomuns, então não se sintam desencorajados. Todos os grandes jogadores sobre os quais você lê ou vê na televisão tiveram que começar em determinado momento, certo? Em algum ponto dessa jornada, passaram a se sentir confortáveis blefando regularmente. Se vocês ainda não atingiram esse estágio, não se preocupem. Ele virá, e este livro irá ajudá-los a acelerar o processo.
 
TÍTULO: O LIVRO DOS BLEFES – COMO BLEFAR E VENCER NO POKER (The Book of Bluffs – How To Bluff And Win At Poker).
AUTOR: Matt Lessinger.
NÚMERO DE PÁGINAS: 282 páginas.
PREÇO: R$ 79,90
DISPONÍVEL EM:  www.raiseeditora.com



NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×