EDIÇÃO 75 » MISCELÂNEA

The Book Is On The Table - Elementos do Poker


Redação
Elementos do Poker é um livro único no mercado, diferente de tudo o que você já leu. A maioria dos grandes nomes do poker mundial coloca o livro de Tommy Angelo no topo de suas “leituras recomendadas”. Coincidência? Provavelmente, não. Comportamento, estratégia, controle, conhecimento e disciplina — maximize-os através de144 elementos intrínsecos ao poker em sua mais pura essência.
“Todas as minhas boas fases e todas as minhas fases tuins, de cada duração e profundidade, têm uma coisa em comum. Elas não existem na sua cabeça. Elas só existiram na minha. Nenhuma delas realmente existe. São construções mentais, como o passado e o futuro.”

Tommy Angelo

IX. Elementos de Desempenho (p.191)
140. Foco (p. 202)

Jogando no-limit hold’em, há três jogadores no pote e eu estou no meio. O bordo no turn é A 9 8, Q. Tenho AK, o que me dá top pair e top kicker, sem queda para flush ou straight. Joe é o primeiro a agir. Ele aposta. Joe tem jogado de forma agressiva e barulhenta. A gama de mãos na qual o coloco é qualquer coisa do nuts para baixo. Ele poderia ter um flush, um straight, uma trinca, dois pares, um par, uma queda para flush ou straight. Quando ele aposta, diz algo com intenção de me deixar agitado, e obtém sucesso. Enquanto isso, Moe, à minha esquerda, acidental e prematuramente alcança algumas fichas para dar raise. Eu já o vi fazer isso antes, e não é atuação. Outra coisa sobre Moe — ele sempre está preocupado de alguém ter um monstro. Ele não daria raise no turn em um bordo como esse sem uma mão feita. Ele provavelmente tem um flush, ou um straight com JT, ambas mãos que me derrotam com a melhor mão que eu posso fazer. Estou drawing dead. Devo dar fold.

Só um problema. Eu não vi isso. Não vi Moe alcançar suas fichas. Quando Moe estava revelando suas intenções, meus sensores estavam apontando para Joe. Interessante que um “fold correto versus não dar fold” nessa mão depende inteiramente para qual lado eu olho quando Joe aposta no turn. Se eu olhar para a direita, devo me manter no pote. Se olhar para a esquerda, devo desistir.

Mesmo quando estamos no nosso melhor jogo, é difícil focar na coisa certa (e na hora certa) o tempo todo. Adicione fatiga, perdas, televisão e barulho mental, e isso se torna impossível. Mas não seria incrível se conseguíssemos fazer isso? Como nos sentiríamos? Como pareceria? O que precisaria mudar? Não é realista pensar que poderíamos estar focados ao máximo o tempo todo? É claro que não. Não é realista pensar que poderíamos nos sair melhor do que estamos nos saindo agora? É claro que é.

Pense em levantamento de peso. Se você faz levantamento de peso, irá aumentar a força e a resistência dos seus músculos. Não é uma questão de “se”, apenas de quanto. E os resultados serão proporcionais ao esforço. Você tem opções. Você pode fazer muitas repetições com pesos leves, poucas repetições com pesos pesados ou alguma combinação. Tudo funciona. O que importa é fazer.

O mesmo acontece com a força mental.

Para levantar pesos mentalmente, o que você faz é se concentrar em algo.

O foco é quando você direciona seus órgãos sensoriais e sua mente à mesma coisa ao mesmo tempo. O melhor a utilizar como objeto de foco é sua respiração. Você também pode utilizar uma marca na parede, ou os sons ao seu redor. Quando você está indo para algum lugar, pode fixar sua visão em algo à sua frente, e continuar olhando para este ponto até chegar nele. Ou você pode não caminhar para lugar algum, em casa, e se concentrar em caminhar bem devagar. Quando você está dirigindo e para em um sinal vermelho, pode olhar para o sinal sem desviar o olhar até que fique verde, e enquanto faz isso, note que você está respirando. Quando estiver comendo, pode se focar nos detalhes do que está acontecendo dentro da sua boca. Quando estiver parado, em pé, pode se focar em ficar de pé.

O único requisito do objeto do seu foco é que ele seja atual. Se for feito de matéria, precisa ser algo que você possa ver, tocar, provar ou cheirar. Se for feito de som, tem que ser algo que você possa ouvir agora. Se for feito de dor, tem que doer agora. Se você se focar em uma pessoa, ela deve estar com você agora. Se focar em alguma parte do seu corpo, automaticamente está no presente.

Você se foca, e em algum ponto, como esperado, começa a pensar sobre algo que não seja o presente. Você perde o foco. Mas, uma vez que você tão recentemente saiu do seu próprio pensamento, pode agora vê-lo como apenas pensamento, e diz: “Olá, pensamento. Irei colocá-lo de lado agora, e retornar à minha tarefa de foco”.

Essa foi uma repetição.

É como levantar pesos, ou fazer abdominais.

Então o pensamento começa novamente, como sempre. E tudo bem. Novamente você para, e coloca mais um pedaço de consciência na sua mente, dizendo “agora não” ao pensamento. Você diz a eles: “Aprecio que estejam acostumados a ter minha mente inteira para vocês, mas no momento vou lhes pedir para sair da frente, pois estou treinando meu foco”. Então você retorna ao seu objeto de foco. Essa foi a segunda repetição.

Eu não entendia como exercícios de concentração funcionavam até que comecei a fazê-los. Uma coisa que acontece quando você começa a fazer repetições mentais é que você percebe que seus pensamentos estão fora do seu controle praticamente a todo o momento da sua vida. O que você faz durante treinamento de foco é sublimemente simples. Você para de pensar. É isso.

Nota de cautela: Pensar sobre pensar ainda conta como pensar.

Se você passar anos sem fazer levantamento de peso, e então começar a se exercitar todo dia, irá se tornar notavelmente mais forte nos primeiros dias, então sua razão de aumento de força irá ficar mais lenta. Você pode chegar a um patamar, no qual seus exercícios seriam mais para manter a força do que aumentá-la. Você pode chegar a um nível mais alto com mais esforço, mais exercício. Se você parar de se exercitar, gradualmente perderá força. Para cima e para baixo, para frente e para trás, dependendo da quantidade e qualidade do treinamento de hoje. É a mesma coisa com o treino mental. Há um crescimento de músculo, manutenção de músculo e atrofia muscular. E nenhuma quantidade de compreensão e boas intenções irá substituir um momento de compromisso e trabalho árduo.

Ao fazer exercícios mentais, você ganha disciplina. A disciplina não é algo que você possa conquistar ou adquirir. É algo que você aplica. A disciplina é uma ferramenta que você forja quando está sozinho. Então a traz para o jogo de poker e a utiliza.

A grande diferença entre levantamento de peso e treino mental é que para fazer o treinamento com peso, você precisa estar no mesmo local que o equipamento. Você pode fazer o treino mental em qualquer lugar, mesmo quando estiver jogando poker. O único equipamento que você precisa está bem ali na mesa com você. Você tem a sua mente, seu corpo, e sua respiração.

TÍTULO: Elementos do Poker (Elements of Poker)
AUTORS: Tommy Angelo
NÚMERO DE PÁGINAS: 214
PREÇO: R$ 69,00
DISPONÍVEL EM: www.raiseeditora.com


NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×