EDIÇÃO 71 » COLUNA NACIONAL

A jornada começa aqui


Diógenes Malaquias
Uma das perguntas mais recorrentes que escuto é o que eu faria se começasse a jogar poker nos dias atuais. Neste artigo, vou traçar a melhor estratégia que um iniciante pode seguir para construir um bankroll e adquirir conhecimento com o intuito de se profissionalizar ou de fazer do poker um passatempo lucrativo.

Vamos observar dois cenários. No primeiro, a pessoa não tem recursos financeiros nem condição de fazer investimento algum. Já no segundo, o aspirante a jogador tem recursos suficientes para investir na sua formação.

Para começar, nos dois casos,  é preciso adquirir um mínimo de conhecimento. Depois, a estratégia será jogar o mais barato possível para colocar em prática o que foi aprendido – ao mesmo tempo em que seguimos em busca da evolução de nosso jogo.

CENÁRIO #1
Aqui, a única opção viável é buscar por materiais de ensino gratuitos. Recomendo você entrar no fórum MaisEv, na seção Novidades E Opiniões, e ler todo os conteúdos dos seguintes tópicos: Master Stick – Leia Antes de Postar e Compilação de Artigos de Teoria Geral. Pronto, lá existe toda a base que um iniciante precisa para começar a jogar.

Depois desse conhecimento inicial, eu procuraria jogar freerolls em sites de porte médio, como o BestPoker. Para nosso objetivo, esses sites são melhores do que o PokerStars, pois seus torneios são menores, assim há menos variância.  Para quem não possui um bankroll sólido, é mais vantajoso jogar um freeroll com 100 pessoas, em que o primeiro colocado ganha $2, a jogar um freeroll com 1.000 pessoas, em que o campeão leva $25. Tenha em mente que é mais fácil construir um bankroll de grão em grão do que tentar ganhar tudo de uma vez. Essa facilidade é tanto matemática quanto psicológica. Mas as justificativas dessas afirmações são temas para outro artigo.

Quando nosso bankroll chegar a 10 dólares, devemos migrar para torneios ou sit and go micro stakes. Aqui, vale salientar, não há opção de mesas de cash game para a gestão saudável de um bankroll tão pequeno, mas há uma infinidade de torneios com inscrição de 10 centavos. Lembre-se que um bom controle de bankroll se aprende desde o início. Assim, nós vamos usar uma gestão de 100 buy-ins para os micro stakes. No futuro, ao subirmos de limite, seremos ainda mais conservadores.

Aqui não há alternativa. Estude e jogue o máximo que você puder. Digite artigos de poker no Google e leia-os. Porém, tome cuidado, nem todo material é de boa qualidade. Meu conselho é que você procure jogadores que sigam uma linha orientada pela matemática, pois é algo palpável, sendo mais fácil para o iniciante ter a certeza de que o conteúdo estudado é válido ou não. Não digo que os jogadores "não lógicos" sejam ruins. O que quero dizer é que, para um iniciante, é mais fácil seguir um caminho lógico, para não correr o risco de se dedicar a aprender coisas ruins ou ultrapassadas. Então, procure conteúdos que defendam seus pontos de vista provando que X + Y = Z, e não conteúdos que usem argumentos como: “faça, pois eu faço e dá certo”.
Agora sua estratégia inicial já está formada. Vá jogando até atingir um bankroll de pelo menos 1.000 dólares. Nesse meio tempo, se você tiver talento, há sempre a opção de entrar em um time de poker em que você receberá bankroll e aulas. Mas se esse não for o objetivo, o caminho é usar parte do bankroll acumulado no aprendizado. Compre um Hold'em Manager. Procure coaches que cobrem entre $35 e $40 por hora. Eles podem não ser os melhores do mundo, mas têm um ótimo custo benefício para alavancar as suas habilidades.

Os passos seguintes se assemelham à estratégia do cenário #2. Fiquem atentos à próxima edição.



NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×