EDIÇÃO 39 » COMENTÁRIOS E PERSONALIDADES

Performance Máxima do Poker


Matthew Hilger

Os dias de salas esfumaçadas, whisky, cheeseburguers e altas noites se foram. Eu acho que os jogadores de poker da nova geração — aqueles que estão dominando os jogos hoje — são jogadores de aspecto muito diferente. Eles são mais jovens, mais esguios e mais focados em melhorar sua saúde física e mental — e estão detonando nas mesas.
— Daniel Negreanu


Para escrever o recém-lançado livro Peak Performance Poker: Revolutionizing the Way You View the Game, o autor Travis Steffen entrevistou muitos profissionais de renome, e essa citação de Daniel Negreanu basicamente sintetiza em algumas linhas o tema do livro. Enquanto alguém que sempre lutou conta o próprio peso e níveis de energia, eu fiquei bastante empolgado quando Travis me abordou para me falar sobre o conceito do livro. Esse era exatamente o tipo de livro de poker que eu estava precisando ler, e agora podia publicá-lo na minha editora.

Peak Performance Poker é sobre como preparar sua mente e seu corpo para jogar o melhor poker de que você é capaz, e a jogar assim o tempo todo. para aqueles que leram o livro The Poker Mindset [em breve em português pela Raise Editora], eu gosto de dizer que Peak Performance Poker é para seu corpo assim como The Poker Mindset é para sua mente.

A meta de qualquer competidor é competir com sua habilidade máxima o tempo todo. Antes de começar a escrever esse livro, Travis revisou um estudo sobre as contribuições psicológicas para o sucesso no kickboxing. Neles, os atletas falam sobre a intensa concentração que experimentam quando atuam dando seu melhor. Esse é o estado de performance mental que eles tentam obter o tempo inteiro enquanto lutam.

Esse estado de performance mental é chamado de fluxo. Fluxo é um estado psicológico ideal caracterizado por um grau de concentração tão focado que você fica totalmente absorvido na atividade que está executando. É o estado mental que todos os grandes competidores buscam, posto que lhes dá uma vantagem significativa na competição. No poker não é diferente.

Para obter fluxo, tudo precisa convergir ao mesmo tempo. Você não pode dar o melhor de si se estiver cansado, fora de forma, pesado depois de uma grande refeição, fatigado por ter comido ou bebido o que não devia ou sobrecarregado de problemas pessoais. Há cinco blocos principais para preparar seu corpo e mente para atuar em seu estado ideal: nutrição, preparo físico, psicologia esportiva, definição de metas e administração do tempo.



Obviamente, todos nós sabemos que uma boa alimentação nos ajuda a perder peso, mas você já parou para pensar no impacto que os alimentos têm na suas habilidades cognitivas, memória, atenção, energia e vigor? O que você come, o quanto você come e a frequência com que você come podem ter impacto na sua capacidade de dar o melhor de si. Todo ano durante a World Series of Poker, eu me surpreendo com a quantidade de jogadores que vejo comendo costela, picanha, hambúrguer e batata frita durante os intervalos para o jantar. Eles realmente esperam jogar seu melhor depois da meia-noite tendo comido uma refeição dessas?

Em termos de preparo físico, todos nós sabemos que os exercícios nos ajudam a perder peso. Você precisa saber que exercícios em geral simplesmente lhe fazem se sentir melhor. Quanto ao impacto no seu jogo, um melhor preparo físico aumenta seu vigor à mesa, sua capacidade de concentração, melhora a memória e, talvez o mais importante, diminui seus níveis de estresse, o que lhe ajuda a evitar o tilt. E tão importante quanto os exercícios para a sua boa forma em geral, o descanso é essencial para que você tenha seu melhor desempenho. De fato, muito embora um exercício seja recomendado em “dias de jogo”, é melhor não cansar demais o seu corpo antes de uma sessão longa.

Quando eu vi pela primeira vez, dentre os tópicos do livro, administração do tempo, fiquei um pouco cético. Eu já li muitos livros sobre o tema e os acho úteis, mas não achava que o assunto pertencia a um livro de poker. Depois de ler o capítulo, percebi que estava completamente enganado. Eu diria, na verdade, que qualquer um que tenha estudado as pessoas mais bem sucedidas em uma variedade de carreiras, seja em esportes, negócios, medicina ou engenharia, provavelmente percebeu que uma percentagem enorme delas administra seu tempo de maneira eficaz — e, se não o fazem, estão aquém do seu potencial máximo. Faz pleno sentido.



Para chegar onde você quer, é preciso usar cada hora de cada dia de modo eficaz. Eu suspeito que muitos jogadores de poker realmente falham nessa área específica. A maioria dos jogadores de poker se foca em jogar determinado número de horas, e eu acho que muitos são bons nisso, mas e quanto a trabalhar no seu jogo longe das mesas? Uma das principais coisas de que me lembro do livro de Stephen Covey Seven Habits of Highly Effective People (Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficientes) é priorizar o mais importante. É claro que os jogadores de poker devem cumprir as horas, mas estão fazendo um desserviço a si mesmas se essas horas jogadas se derem em detrimento de seus exercícios e do tempo que passam trabalhando o jogo longe das mesas.

Uma das melhores coisas em relação ao impacto do preparo físico e da dieta balanceada na sua performance é que você pode começar amanhã e obter resultados imediatos. De fato, mesmo que você seja um gordo preguiçoso, há coisas que você pode fazer cinco dias, dois dias ou um dia antes de um grande torneio ou sessão de poker para lhe ajudar a ter mais energia do que antes. Ao longo do livro, Travis discute estratégias para o “Dia do Jogo” de modo a lhe ajudar a preparar seu corpo e mente para ter mais chances de alcançar o “fluxo” quando realmente for preciso. Se você for jogar um grande torneio, pense nas coisas que você faz na véspera e na manhã do torneio; elas estão lhe conduzindo a uma performance ideal?

O objetivo dessa coluna é lhe motivar. Eu perdi 10 quilos. Sim, eu sei que minha saúde e bem estar deveriam ser motivação o bastante, mas esse livro dá uma perspectiva mais global de como uma dieta balanceada e o preparo físico podem impactar tudo que fazemos no dia-a-dia e nos dar mais vigor. E, talvez ainda mais importante, o livro me disse como fazer as coisas da maneira correta. Às vezes nossa motivação é boa, mas se inconscientemente fazemos as coisas erradas, nós não vamos chegar aonde precisamos estar. Eu espero que essa coluna lhe dê uma perspectiva um pouco diferente e lhe ajude a encarar o poker de maneira diferente, de modo que você consiga verdadeiramente revolucionar a maneira como você encara o jogo.

Matthew é o dono da editora Dimat Enterprises. Peak Performance Poker, de Travis Steffen, é a oitava obra publicada pela companhia.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×