EDIÇÃO 39 » FIQUE POR DENTRO

Card Player PRO: Não Aposte Simplesmente!


Andrew Arnott

Jogo No-limit hold’em six-handed de 50¢-$1 com buy-in de $100
Oponente Jogador fraco
Estoques Meu: $103,50; Dele: $91,50
Minhas Cartas  A 9
Minha Posição Small blind

Se você quiser ser um grande vencedor no poker, é importante conseguir o máximo valor com suas mãos fortes. É por isso que nós geralmente fazemos apostas fortes quando tempos as mãos mais fortes de nossa gama: queremos ganhar potes grandes! Mas assim como em qualquer outra jogada, é preciso se certificar de não estamos apenas apostando cegamente porque gostamos da aparência da nossa mão. É sempre válido desacelerar um pouco e refletir sobre como podemos extrair o valor máximo de cada situação, mesmo que isso signifique se desviar um pouco do que pode parecer a decisão “padrão”.
Eu acho que esse conceito está bem representado na mão seguinte:

Nós recebemos A 9 no small blind. Em um jogo de no-limit hold’em de 50¢-$1, o button entra de limp com um estoque de cerca de $90. Nós optamos por aumentar para $5. Achamos que o button é fraco o bastante para fazer com que A-9 suited seja uma mão decente para se dar raise pelo valor e para isolá-lo. O big blind dá fold e nós vemos o flop heads-up.

O flop parece ótimo para nós — A 6 2. Flopamos top pair e o nut flush draw. Hora de puxar o gatilho, certo?

Bem, ele pode certamente pagar com mãos piores: qualquer draw de espadas, qualquer ás pior e a maioria dos underpairs vão pagar pelo menos uma vez. Mas é importante também levar em conta o mérito de nossas outras opções. Se apostarmos, há muitas mãos que podem dar fold. Se pedirmos mesa, damos a essas mãos a chance de blefar. Nossa mão é forte o suficiente para que não nos importemos em ver a carta do turn e dar a nosso oponente a corda com a qual ele irá se enforcar.

Nós resolvemos dar check e nosso oponente aposta $10 no pote de $10,45 (tirando o rake). Nós damos call. O turn é o K e nós pedimos mesa de novo.

Ao pedir mesa tanto no flop quanto no turn, nós damos ao nosso oponente a oportunidade de colocar dinheiro com mãos piores. Mãos como Q-J, J-10, 10-9, 9-7, 5-5 e A-X são draws incrivelmente difíceis contra nós, mas os oponentes com muita frequência se sentem compelidos a blefar em um bordo como esse. Ele pode também apostar pelo valor com mãos piores se pedirmos mesa (A-X mais fracos, K-X e draws de espadas mais fracos). Finalmente, ter o nut flush draw é um bônus, pois ele pode acabar tentando representar o flush caso a carta bata!

Nosso oponente mais uma vez aposta o pote ($29 em $29,45) e novamente pagamos. O river é uma ótima carta para nós, a Q, completando nosso flush. Por todas as razões acima, pedir mesa ainda é nossa melhor opção. Nosso oponente logo empurra seus $47,50 restantes em um pote de $86. Nós pagamos e vemos J 10 dele, um straight, que é esmagado pelo nosso flush.

É verdade que apostar no flop parece lucrativo se a ação for tomada isoladamente, mas, ao dar check, nós fazemos com que nosso oponente aposte o valor do pote em cada street com um valete, completando uma queda morta com a Q. Ao final, o restante do dinheiro dele foi colocado no pote no river com chance zero de vitória. Essa claramente é uma situação mais lucrativa do que simplesmente apostar e fazer com que ele descarte seu J-10 no flop.

Portanto, lembre que, muito embora sua mão pareça bonita, não saia apostando. Reflita sobre a possibilidade de se ganhar mais dinheiro seguindo um curso de ação menos óbvio.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×