EDIÇÃO 37 » ESPECIAIS

Main Event da WSOP 2010 - O Segundo Maior de Todos os Tempos


Julio Rodriguez

A maior parte da saga da World Series of Poker 2010 já passou, mas vai alguns meses até que um campeão seja coroado. Depois de 56 eventos preliminares, o mundo do poker se reuniu para o prestigiado Main Event de $10.000, e todo o brilho que o caracteriza.

Uma Visão dos Números
Em um ano marcado por baixas inscrições em torneios, a WSOP reverteu essa tendência: com um recorde de 72.966 participantes em 57 eventos, criou-se a maior prize pool da história da WSOP — $187.109.850. A World Series premiou, ao todo, $1.228.375.121 ao longo de suas 41 edições.

A WSOP também continuou a registrar uma forte presença internacional em 2010, atraindo jogadores de 117 nações, duas a mais do que no ano passado.

O Fim do Pesadelo das Inscrições
O Main Event 2009 atraiu 6.494 jogadores, mas esse field poderia ter sido bem maior se centenas de jogadores não tivessem sido barradas no último dia de inscrição devido à falta de espaço.

De modo a evitar que essa situação se repetisse, o Harrah’s instituiu uma nova política que permitia aos oficiais do torneio abrir e fechar cada um dos quatro dias de inscrição, especialmente os dias 1C e 1D, que são os mais populares. O resultado final foi um field muito mais equilibrado, sem ninguém deixado de fora.

A Explosão da Bolha
Foram necessários quatro dias para que o field chegasse à bolha de dinheiro, premiando 748 jogadores. Dentre os que não entraram na zona de premiação estava Jack Ury, de 97 anos, que quebrou o próprio recorde do ano passado de ser o jogador mais velho a competir no Main Event.

Finalmente, depois de mais de uma hora de jogo, a bolha estourou: Tim McDonald foi all-in com Q-Q em um flop com A-A-2. Ismail Erkenov deu um call fácil com A-2. Nem a dama no river foi capaz de salvá-lo. McDonald ficou um pouco mais feliz quando a WSOP lhe concedeu o buy-in para o Main Event 2011, como tem sido o costume.

Irmãos Camaradas
Michael e Robert começaram a Series em grande estilo para o clã Mizrachi quando ambos conseguiram vagas na mesa final do Players Championship de $50.000. “The Grinder” [Michael] acabou ganhando o torneio e o seu primeiro bracelete, bem como $1.559.046 em dinheiro.

Embora esse já tenha sido um grande feito para os irmãos, os Mizrachis não pararam por aí. De fato, os quatro irmãos Mizrachi — Michael (colocação final ainda não definida), Robert (116º), Donny (345º) e Eric (718º) — todos conseguiram ficar in the money no Main Event.

O Longo Caminho Até a Mesa Final
O Main Event 2006 foi o maior da história, e William Thorson estava presente antes de ser eliminado pouco antes da mesa final em 13º lugar. O profissional do Team PokerStars esperava se redimir em 2010, mas novamente caiu pouco antes da mesa final, na 22ª colocação. Embora tenha ficado claramente desapontado com o resultado, Thorson ganhou $317.161 de prêmio de consolação.

O momento mais angustiante aconteceu com Matt Affleck, que estava bem colocado no Main Event pelo segundo ano consecutivo. Ele vinha jogando calmamente quando se envolveu em um pote monstro com Jonathan Duhamel. Uma guerra de raises teve início antes de Affleck pagar para ver um flop com 10-9-7. Duhamel deu check e Affleck apostou alto. Duhamel deu call e os dois jogadores viram uma dama bater no turn. Affleck então foi all-in e Duhamel relutantemente deu call com um par de valetes, que estavam bem atrás do par de ases de Affleck. Apesar disso, um 8 bateu no river e completou a sequência de Duhamel, eliminando Affleck repentinamente na 15ª posição depois de estar a apenas uma carta da liderança em fichas.

O profissional online, abalado, enterrou o rosto nas mãos e saiu da Amazon room. Para piorar as coisas, as câmeras da ESPN o acompanharam pelo corredor para documentar mais da sua angústia. Duhamel tranquilamente recolheu as fichas do estoque do seu oponente para ultrapassar a marca de 50 milhões. Ele eventualmente garantiria seu lugar como um dos líderes em fichas no “November Nine”.

Depois que o ganhador de bracelete em 2010 Pascal LeFrancois caiu na 11ª colocação, os jogadores se juntaram em uma mesa para determinar quem seria o bolha da mesa final. Embora tenha começado o jogo 10-handed em nono lugar, Michael Mizrachi conseguiu aumentar seu número de fichas ao longo das cinco horas de bolha pressionando alguns dos jogadores compreensivelmente nervosos até quase dobrar seu estoque.

Os profissionais online John “JRD312” Dolan e Joseph “subiime” Cheong pareciam não se importar com a bolha, e conseguiram aumentar seus estoques de maneira significativa, ficando em segundo e terceiro lugar, respectivamente, atrás de Duhamel. O jogador de torneios John Racener experimentou certo azar antes de o jogo ser suspenso, mas ainda assim foi capaz de sobreviver com um estoque considerável na quarta posição.

O italiano Filippo Candio, o canadense Matthew Jarvis e os norte-americanos Soi Nguyen e Jason Senti completaram os últimos nove depois que o A-K de Brandon Steven não obteve ajuda do bordo para derrotar o par de damas de Jarvis.

Além do título de campeão mundial, esses últimos nove jogadores vão disputar o primeiro prêmio de $8.944.138 em novembro, quando a mesa final será novamente reunida.


Conheça os Finalistas
Por Stephen A. Murphy
Um monstruoso field de 7.319 jogadores começou nesse torneio. Agora, restam apenas nove. À primeira vista, parece ser um grupo homogêneo. Oito dos nove jogadores estão na casa dos vinte anos, e nenhum deles tem outro emprego fora do poker. Há apenas um amador de verdade ¬— na maturidade dos seus 37 anos.

Contudo, como em qualquer grupo, diversas histórias de vida e personalidades emergem quando se olha mais de perto. Sem mais delongas, a Card Player apresenta o “November Nine” desse ano.

NOME: Jonathan Duhamel
IDADE: 22
CIDADE NATAL:
Boucherville, Quebec, Canadá
CONTAGEM DE FICHAS:
65,975 milhões (chip leader)
TOTAL GANHO EM TORNEIOS NA CARREIRA: $118.084 (apenas live)
MAIOR CASH: $53.928, 10ª colocação no EPT Praga 2008

Ele é atrevido, convencido e autoconfiante. Mas analisando quão bem ele jogou na bolha da mesa final e o quanto ele dominou o jogo 10-handed, é difícil não se impressionar com o líder em fichas Jonathan Duhamel.

O jovem canadense foi de 40 milhões a 66 milhões no tempo que levou do jogo 10-handed para os últimos nove jogadores. Ele abria raise em quase todo pote e dava muitos reraises, com seus adversários descartando suas mãos para garantir que entrariam no November Nine.

“Todo mundo estava muito tight; então, como eu era o chip leader, tinha que abusar e dar raise em muitos potes, e foi isso que eu fiz”, disse Duhamel, que tem jogado poker há cinco ou seis anos.

Ele abandonou a faculdade depois de um ano como estudante de finanças para jogar poker profissionalmente. Agora, ele está bem encaminhado para ganhar o segundo maior evento live da história — e não tem medo de profetizar o que vai acontecer em novembro.

“Eu vou ganhar. Sou o melhor”, disse Duhamel, com um largo sorriso enquanto falava. Mas para não deixar dúvida, ele repetiu mais tarde na entrevista: “Eu vou jogar o melhor poker que já joguei e ganhar o torneio”.

NOME: John Dolan
IDADE: 24
CIDADE NATAL:
Bonita Springs, Flórida
CONTAGEM DE FICHAS:
46,25 milhões (segundo em fichas)
TOTAL GANHO EM TORNEIOS NA CARREIRA: $945.063
MAIOR CASH: $94.500, primeiro lugar no evento Monday de $1.000 no Full Tilt Poker em fevereiro de 2009

Como muitos jovens profissionais do poker online, John Dolan abandonou a faculdade para se dedicar ao jogo. Mas isso não significa que ele não admita que esse foi um grande erro.

“Eu definitivamente deixei os estudos muito cedo”, afirmou Dolan, um profissional de 24 anos que tem sido um vencedor consistente online. “Eu me dei muito bem no começo e construí um bankroll decente, mas realmente não fazia ideia do que era sofrer perdas nos high stakes. Eu realmente não estava preparado para abandonar os estudos”.

Apesar dos protestos da família, Dolan deixou a Florida para se dedicar ao poker em tempo integral. Depois de penar um pouco e trabalhar em vários restaurantes como dealer, ele eventualmente conseguiu se levantar.

Hoje, com quase $1 milhão de dólares ganhos em torneios antes de entrar na mesa final do Main Event, ele retornará em novembro como um dos jogadores mais experientes na disputa. Com o dobro de fichas do terceiro lugar, ele está em boa posição para assegurar sua vaga na história do poker.

Mas ganhando ou não, ele planeja voltar às salas de aula.

“Eu já disse isso muitas vezes [que voltaria a estudar para conseguir seu diploma], então eu acho que nós vamos ver se farei isso mesmo ou é só conversa fiada”, disse Dolan.

NOME: Joseph Cheong
IDADE: 24
CIDADE NATAL:
La Mirada, Califórnia
CONTAGEM DE FICHAS:
23,525 milhões (terceiro em fichas)
TOTAL GANHO EM TORNEIOS NA CARREIRA: $307.772
MAIOR CASH: $55.022, primeiro lugar em um evento do mini-FTOPS [Full Tilt Online Poker Series] de $30 com rebuys em maio de 2009

Para alguns jogadores, poderia ter sido muito para lidar, uma reviravolta que os colocaria em tilt e os faria derramar suas fichas. Mas para Joseph Cheong, foi apenas um buraco na estrada, enquanto se recuperava de uma das piores derrotas do Dia 8 e ainda assim garantia sua vaga no November Nine com um saudável estoque de 23,5 milhões, bom o bastante para lhe dar a terceira colocação geral.

Com 15 jogadores restantes, Cheong colocou seu dinheiro com a melhor mão, depois viu o turn e o river destruírem tudo, mandando a maior parte do estoque dele para o outro lado do feltro. Depois de tribetar pré-flop com par de ases, sua imagem agressiva quase fez dele o grande chip leader quando Filippo Candio deu call com todo seu estoque segurando apenas 7-5 em um bordo com 6-6-5. Mas cartas que vieram deram a Candio um straight e tiraram Cheong da liderança.

Mas o jovem profissional jamais hesitou. Depois de perder a mão, ele deu de ombros, entregou suas fichas e imediatamente começou a reconstruir seu estoque.

“Eu pensei apenas na minha sorte de ter chegado até ali em primeiro lugar”, Cheong disse a si mesmo naquele momento. “Eu ainda estou vivo e tenho muitas fichas”.

Como era de se esperar, ele se recuperou bem e assegurou um dos primeiros lugares na mesa final.
Nascido em Seul, Coreia, Cheong se mudou para os Estados Unidos quanto tinha 6 ou 7 anos, e tem dois diplomas da UCSD [University of California, San Diego], um em psicologia e outro em matemática e economia. Mas mesmo com esses diplomas, ele admite que nunca teve um emprego convencional, pois entrou no mundo do poker com força total depois que saiu da universidade. Com mais de $300.000 ganhos em torneios, principalmente online, ele espera somar muito aos seus ganhos totais em novembro.

NOME: John Racener
IDADE: 24
CIDADE NATAL:
Port Richey, Flórida
CONTAGEM DE FICHAS:
19,05 milhões (quarto em fichas)
TOTAL GANHO EM TORNEIOS NA CAREIRA: $1,73 milhões
MAIOR CASH: $379.392, primeiro lugar no evento do WSOP Circuit  2007 em Atlantic City

Quando John Racener tinha 16 anos, pediu à sua mãe para depositar $50 numa conta de poker online para ele. Para sua surpresa, ela disse sim. Em pouco menos de dois anos, Racener havia transformado aqueles $50 em mais de $30.000.

“Minha família sempre me apoiou”, afirmou Racener. “E eu sempre fui competitivo em tudo que faço. Está no meu sangue”.

Racener não apenas aprendeu tudo sozinho, como também aprendeu rápido, e teve uma incrível boa fase quando começou a jogar poker.

“Eu tinha um bankroll muito bom desde o comecinho, pois gostei de cash games de cara, e na primeira vez que joguei o que hoje é o Sunday Million — antes era o torneio Sunday $500.000 — ganhei o primeiro prêmio de $130.000 disputando com 3.300 pessoas. Eu devia ter 18 ou 19 anos”, disse Racener.

Desde que tirou seu diploma de Associate of Arts na faculdade Florida Southern, Racener tem jogado habitualmente no circuito de torneios, merecendo destaque uma vitória num evento do WSOP Circuit em Atlantic City em 2007.

Esta foi sua quarta World Series. Todos os anos ele fez alguma mesa final. Em novembro, vai tentar fazer o que até hoje não conseguiu — ganhar um bracelete.
“Isso é um sonho que se tornou realidade”, afirmou Racener.

NOME: Matthew Jarvis
IDADE: 25
CIDADE NATAL:
Surrey, British Columbia, Canadá
CONTAGEM DE FICHAS:
16,7 milhões (quinto em fichas)
TOTAL GANHO EM TORNEIOS NA CARREIRA: $295.280
MAIOR CASH: $103.000, depois de vencer o PokerStars Sunday Warm-Up em agosto de 2009

Quando o Main Event começou, 7.319 jogadores tinham muita coisa na cabeça. Eles alimentavam sonhos de um bom desempenho, imaginando como seria se pudessem ganhar os quase $9 milhões do primeiro prêmio.

Matthew Jarvis também tinha muita coisa na cabeça, mas nem tudo tão sereno quanto os pensamentos de seus oponentes otimistas. Quando o Main Event 2010 começava, seu pai iniciava um tratamento de quimioterapia e radioterapia para combater um câncer.

“Ele foi diagnosticado com câncer pouco antes dessa viagem. Ele tem câncer no pescoço e nas amígdalas também”, disse Jarvis. “Foi um grande choque. Veio do nada. Ele é um cara bastante saudável, e foi muito estranho. Eu cogitei ficar em casa com ele e não vir à Series esse ano, mas ele disse: ‘Não, eu quero que você vá’.”

Jarvis então deixou o Canadá e foi para Las Vegas tentar se concentrar no poker o máximo que pudesse.
“Tem sido muito difícil”, admitiu Jarvis, mas ele disse que notou o quanto o humor do seu pai melhorava à medida que ele evoluía no torneio. “Sempre que eu falava com ele, ele ficava animado porque eu estava me dando tão bem; isso está o mantendo positivo durante esse período. Eu sinto como se ele estivesse aqui comigo”.

Jarvis ligava para seu pai e sua mãe várias vezes todos os dias, dando notícias sobre seu desempenho.
“Eles sempre me apoiaram muito”, disse Jarvis.

Embora ele seja um dentre oito “November Niners” que vivem da renda do poker, ele é o único que toma cuidado ao usar o termo “profissional” para se referir a si. Ele joga cash games live de no-limit hold’em de $5-$10 e $10-$20, e possui alguns resultados notáveis online sob o nickname “jarfish”.

Contudo, admite que jogar poker é mais divertido do que seus últimos empregos, que incluíam trabalhar no turno da noite em uma serraria, ser empregado de um café e até vender facas de porta em porta.

Jarvis falou que, durante os quatro meses até o retorno da mesa final, ele planeja passar muito tempo com a sua família, e está cogitando contratar um treinador de poker.

NOME: Filippo Candio
AGE: 26
CIDADE NATAL:
Cagliari, Sardenha, Itália
CONTAGEM DE FICHAS:
16,4 milhões (sexto em fichas)
TOTAL GANHO EM TORNEIOS NA CARREIRA: $40.430 (apenas live)
MAIOR CASH: $11.412, 97º lugar no main event do EPT Deauville 2010

Ano passado, Inglaterra e França foram representadas na mesa final do Main Event por James Akenhead e Antoine Saout. Este ano, o profissional italiano Filippo Candio é a última esperança da Europa, e o jovem de 26 anos não poderia estar mais empolgado.

Durantes as entrevistas, Candio mandava beijos para as câmeras enquanto oferecia aos fotógrafos uma variedade de poses. Talvez nenhum jogador tenha sorrido e gargalhado tanto em direção à mesa final, pois o alegre italiano parecia estar se divertindo como nunca durante cada momento tenso do torneio.

“Eu adoro pessoas e espero que elas me adorem”, disse Candio. “No meu grupo de amigos, quando há um problema, eu sou o primeiro a resolvê-lo. Acho que sou um cara legal. Sou simpático”.

Candio tem sorte de estar na mesa final, depois de ter completado um draw contra Cheong em uma mão enorme quando havia apenas 15 jogadores. Mas ele não se esqueceu disso, mostrando-se modesto em entrevistas e elogiando seus colegas jogadores.

“Eu respeito muito meus oponentes, especialmente Duhamel”, disse Candio. “Gostaria de me tornar um jogador melhor, porque meus oponentes são incríveis”.

Candio disse que planeja contratar um treinador durante o intervalo, na esperança de dar à Itália seu primeiro bracelete de Main Event.

O jovem italiano vem jogando poker desde os 21 anos, e profissionalmente há dois. Ele estudou línguas clássicas na universidade — Grego e Latim — e começou a estudar direito pouco antes de deixar os estudos para se dedicar ao poker.

NOME: Michael Mizrachi
IDADE: 29
CIDADE NATAL:
Miami, Flórida
CONTAGEM DE FICHAS:
14,45 milhões (sétimo em fichas)
TOTAL GANHO EM TORNEIOS NA CARREIRA: $8,9 milhões
MAIOR CASH: $1,86 milhões, primeiro lugar no main event do L.A. Poker Classic 2005

No começo desse verão, Michael Mizrachi ainda não tinha ganhado seu primeiro bracelete da WSOP. Mas em novembro, ele pode vir a ser considerado o melhor jogador de torneios da história.

“The Grinder” é o Phil Ivey deste ano — um profissional de renome da TV buscando fazer o quase impossível: superar milhares para ganhar o Main Event.

Os resultados de Mizrachi têm sido para lá de impressionantes. Com um prêmio mínimo de $811.823 pela nona colocação no Main Event, ele irá ultrapassar T.J. Cloutier e subir para a 12ª colocação na lista de maiores ganhadores de prêmios em dinheiro. Caso fique em terceiro lugar em novembro, subirá para o segundo lugar dessa lista, ultrapassando Daniel Negreanu.

Se Mizrachi ficar em segundo ou em primeiro lugar, Ivey não será mais o maior ganhador de torneios da história – este título pertencerá a The Grinder.

“Ninguém sequer se aproximaria de mim [na lista de maiores ganhadores de todos os tempos, caso ganhe]”, afirmou Mizrachi. “Seria incrivel, pois eu venho jogando torneios desde 2004”.

Foi um ano e tanto para Mizrachi. Depois de se tornar tema de um jornal da Flórida que tornou públicos os impostos que ele devia, Michael teve uma das melhores WSOPs da era moderna. Ele ganhou o Players Championship de $50.000, levando seu primeiro bracelete e $1,56 milhões, e depois conseguiu fazer três mesas finais, inclusive a do Main Event.

The Grinder afirmou que a história do jornal, além de não mostrar um mundo de fantasia do poker popular entre os profissionais de high-stakes, foi a motivação de que ele precisava.

“Eu mantive minha cabeça erguida, permaneci focado e joguei meu jogo”, disse Mizrachi. “Isso definitivamente me motivou”.

NOME: Soi Nguyen
IDADE: 37
CIDADE NATAL:
Santa Ana, Califórnia
CONTAGEM DE FICHAS:
9,65 milhões (oitavo em fichas)
MAIOR CASH: $1.980, 69ª colocação em um evento do L.A. Poker Classic

A mesa final do Main Event pode ter sido invadida por amadores nos últimos anos, mas em 2010, há apenas um — Soi Nguyen.

Como muitos jogadores casuais, Nguyen sonhava jogar o Main Event desde que assistiu a Chris Moneymaker ganhar tudo na ESPN sete anos antes.

“Eu sempre quis jogar o Main Event. Desde que vi Chris Moneymaker, eu pensei: ‘Vou tentar fazer isso um dia’”, afirma Nguyen. “Conversei com meu chefe e disse a ele que tiraria férias para tentar, de modo a poder simplesmente olhar para trás e dizer: ‘Pelo menos eu joguei uma vez’.”

Bem, Nguyen conseguiu em um torneio o que muitos jogadores de poker não conseguem em centenas: chegar à mesa final.

E esse é um feito ainda mais incrível quando se leva em conta sua relativa inexperiência.

“Minha experiência no poker é muito limitada. Eu devo ter jogado poker talvez cinco ou seis vezes nos três últimos anos. Esse é o pouco de experiência que eu tenho no jogo”, Nguyen falou. “Joguei apenas dois torneios na minha vida”.

Felizmente para Soi, ele tem alguns amigos talentosos. Ele cresceu com Nam e Tommy Le, dois respeitados profissionais, e também tinha Tuan Le e Chino Rheem torcendo por ele.

“Tenho alguns amigos que jogam profissionalmente, e os conheço desde criança. Nós jogávamos poker quando éramos meninos, mas não era nada sério”, disse Nguyen, que trabalha em uma companhia de suprimentos médicos como chefe do departamento de autorização.

Apesar de ter chegado à mesa final em oitavo lugar em fichas, ele acredita piamente que tem chances de vencer.
“Acho que qualquer um que se sente à mesa final tem chance de ganhar o torneio”, disse ele.

NOME: Jason Senti
IDADE: 25
CIDADE NATAL:
St. Louis Park, Minnesota
CONTAGEM DE FICHAS:
7,625 milhões (nono em fichas)
TOTAL GANHO EM TORNEIOS NA CARREIRA: $65.112
MAIOR CASH: $47.125, quinto lugar no evento Spring Championship of Online Poker de $5.000 em maio de 2010

Não se engane. Só porque Jason Senti não tem muitas premiações, não significa que não seja um dos maiores profissionais. Basta perguntar a Phil Galfond.

Galfond, um dos melhores jogadores de cash games online, apostou em Senti no Main Event, então você pode ter certeza de que o jogador conhecido como “OMGClayAiken” vai estar torcendo muito para que seu amigo melhore seu status de short stack.

“Eu me segurei ali o suficiente para entrar”, afirmou Senti depois de ter chegado à mesa final.

Senti joga principalmente cash games online de no-limit hold’em e pot-limit Omaha de $5-$10 a $25-$50.
“Comecei em cash games de no-limit hold’em de 5¢-10¢, e logo subi de limites”, disse.

O profissional de Minnesota jogou apenas três eventos da WSOP esse verão, pois não é muito fã da World Series. Mas o terceiro evento que disputou, o Main Event, mais do que valeu a pena.

O ex-engenheiro elétrico e de software é o short stack de novembro, mas espera dobrar depressa para se tornar uma legítima ameaça para ganhar o título.

Senti também toca guitarra e canta em uma banda de rock na sua cidade natal.

O profissional de cash games disse que vai relaxar bastante nos próximos meses, mas está cogitando ir para Londres jogar a World Series of Poker Europe.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×