As pessoas têm as mesmas concepções errôneas sobre o que é ser um profissional de poker, e o que é ser um atleta profissional.
Você pode olhar para a vida de um atleta em seu ponto mais glamoroso – carregado nos ombros da multidão após marcar o gol da vitória no jogo decisivo, e depois festejando com os amigos em um clube noturno – e pensar, “Eu quero isso”.
O que você não vê é o caminho que ele trilhou até marcar esse gol. Você não vê o garoto sendo provocado a caminho do campo de futebol, e depois voltando para casa de ônibus no escuro da noite. Você não vê o garoto que quase desistiu porque o pai disse que ele não era bom o bastante. Você certamente não vê as milhares de horas passadas no gramado depois que todo mundo já foi embora. Ver um atleta em toda a sua glória é muito diferente de ver a vida inteira dele.
Assim como a um atleta, você pode ver um jogador profissional de poker levar um pote enorme, e então sair pela noite em Vegas e pensar, “Essa é a vida que eu quero”. O que você não está vendo são os sacrifícios e a capacidade de se recuperar que são necessários para chegar à mesa. O que se pode ver do estilo de vida dos grandes nomes do poker não são indicativos de seus cotidianos. Para a maioria, haverá dias em que o bankroll é pequeno, e outros dias (ou meses) em que eles simplesmente não conseguem ganhar.
Sou afortunado porque meu gráfico subiu constantemente ao longo da minha carreira no poker. O fato de que nunca tive um mês de perdas é, em grande parte, resultado de trabalho árduo e habilidades aperfeiçoadas em high stakes, e também porque eu tenho a disciplina de “grindar” para ganhar meu pão de cada dia.
Eu nunca tentei pegar atalhos. Nunca tentei ganhar $250.000 de forma rápida em stakes de $500-$1.000. Tive muitas chances de dizer, “Estou cansado de ‘grindar’ dia após dia. Posso tentar enfrentar alguém nos nosebleed stakes. Se ganhar $250.000 em meia hora, sairei. E se eu perder, trabalharei feito cachorro por uns quatro meses para ganhar de volta o que perdi, e ainda mais”. Se eu fosse um robô, esse tipo de pensamento faria sentido. Mas o problema é que todos nós somos seres emocionais. Se perdermos $250.000, será o início de uma má fase. As emoções atrapalham. Esta é a realidade, simples assim.
O maior motivo de eu ter tido sucesso desde o começo foi que me resignei a fazer isso ao longo de 40 horas semanais, não importa o que aconteça. Esse é meu emprego, e me mantenho em uma abordagem de trabalhador. Às vezes trabalho 40 horas e não ganho nada. Outros dias, ganho mais de $2.000 por hora. Para ter sucesso, você tem que estar disposto a abaixar a cabeça, “grindar” até não aguentar mais, e não se preocupar com o que os outros pensam.
Você pode ter o desejo, a paixão e a visão. Pode querer arrasar no jogo, usar aquele bracelete da World Series of Poker. Mas, no dia a dia, há distrações que fazem parte da equação. Você tem que passar por elas, ou não trabalhar nada em seu poker.
Primeiro de tudo, é preciso se basear nessas estratégias para ter qualquer chance de tornar seu negócio no poker bem-sucedido:
Dedique-se a uma modalidade. De outra forma, você se encontrará difuso em limit, no-limit, Omaha, torneios, e assim por diante, com resultados medíocres. Levará muito mais tempo para se tornar bom se você diversifica demais: é como se estivesse tentando ter sucesso simultaneamente em futebol, vôlei e basquete. É melhor ser bom em uma coisa só, principalmente no início. É assim que decisões vencedoras se tornam automáticas.
Defina metas de estudo (e de limites). Uma proporção correta entre jogo e estudo é 80-20. Para cada quatro horas que você passar jogando, deve passar uma estudando.
Seja paciente e comece nos limites certos. Lembre-se, isto não é Las Vegas. Se você já jogou poker lá, sabe que no-limit hold’em de $1-$2 é praticamente a mesa mais barata que se pode encontrar, e a maioria delas está cheia de jogadores que não sabem o que estão fazendo. Mas se você for jogar $1-$2 online, provavelmente será tão difícil quanto as mesas de high stakes – a mesma coisa de jogar $25-$50 ao vivo. Os limites em Vegas e os limites online são completamente diferentes. Você pode dizer “Ganhar no máximo $35 em uma noite boa no online nas mesas de 5¢-10¢ não é exatamente o que me anima!” Essa é a mentalidade de um apostador; ela não tem vez no negócio do poker de verdade. Você não está fazendo isso para se vangloriar para os seus amigos. Está fazendo isso para ganhar dinheiro no longo prazo. Estamos tentando transformar a habilidade em um fator relevante em um mundo cheio de acaso. Para adquirir essa habilidade é preciso repetição, que se consegue passo a passo. É como ensino primário, secundário, colegial, faculdade, mestrado, doutorado. Seja paciente, comece do início.
Quando você deposita dinheiro em sua conta de poker, está investindo capital inicial em sua pequena empresa. E quando você faz sua primeira “venda”, reinveste esse dinheiro em sua companhia. Não corra para o shopping mais próximo para comprar algo legal no momento em que ganhar seu primeiro grande pote. Esse é um negócio sério. Você precisa se lembrar disso a cada 15 minutos: isso é um negócio, não uma brincadeira.
Há outras coisas das quais você precisa que são menos táticas e mais voltadas para gerenciamento de negócios. Primeiro, precisa ter expectativas realistas. Algumas pessoas supervalorizam o tempo que têm para jogar poker. Eles dirão: “Eu consigo jogar por seis horas toda noite quando chegar do trabalho, sete dias por semana. Então, são 42 horas por semana dedicadas ao poker”. Mas eles não estão contando as noites em que terão que fazer hora extra no trabalho, suas vidas sociais, ou as noites em que simplesmente estão exaustos. Então são apenas 10-20 horas que eles podem dedicar ao poker, não 42. Como em qualquer planejamento de negócios, é melhor ser conservador.
Segundo, é preciso criar um planejamento de negócio muito detalhado. Passe um bom tempo fazendo isso. Se você vai passar seis horas por semana estudando poker, como este tempo será dividido? Duas horas com livros, duas horas com vídeos, duas horas em fóruns de treinamento de poker? Seja bem específico, para que possa ter algo em que se apoiar. Se você criar objetivos muito amplos, será fácil se desviar deles.
Finalmente, você precisa ser o chefe mais chato que você já teve. Pense no atleta que mencionamos no princípio do texto. Ele provavelmente está ralando agora, tentando ficar um pouco mais forte, se preparando para a oportunidade de fazer outro gol como aquele. Você está tentando construir um futuro, uma carreira, uma nova vida. O poker pode ser o emprego dos seus sonhos se tudo der certo. As pessoas que alcançam grandes objetivos sabem como se comprometer totalmente com um processo. A maestria é uma habilidade por si só, e você não tem que se contentar como nada menos do que isso quando começar sua jornada. ♠