EDIÇÃO 31 » FIQUE POR DENTRO

Dominando a Mesa Final: Bertrand ‘ElkY’ Grospellier Ganha o Primeiro de Dois Braceletes do PokerStars World Championship of Online Poker 2009


Craig Tapscott e Bertrand Grospellier

Bertrand Grospellier é membro do PokerStars Team Pro e tem mais de $5,7 milhões ganhos em torneios live. Sua primeira grande vitória ao vivo, que lhe valeu $2 milhões, ocorreu no PokerStars Caribbean Adventure 2008. Ele depois disso ganharia WPT Festa al Lago, em que faturou $1.411.015. ElkY também ganhou o prêmio de Jogador do Ano 2008 do WPT ao ficar em terceiro lugar no WPT Championship de $25.000.

Mão nº 1

Conceitos Chave: Estratégia otimizada com mãos altas nos primeiros estágios do torneio contra oponentes agressivos; jogo deep-stack.

Craig Tapscott: Vamos nos concentrar na estratégia do início do torneio, que é o primeiro passo para conseguir uma chance de chegar à mesa final.
Bertrand “ElkY” Grospellier:
Essa mão ocorreu bem no começo do torneio, e todos os jogadores ainda tinham muitas fichas.

ElkY dá raise para 120 de posição inicial com A A. DaMurdera3 dá call.

BG:
O cara à minha esquerda (Keith Ferrera), que é um bom jogador, dá call no meu raise. É provável que ele dê call com uma gama bem ampla de mãos nessa situação, pois todos nós temos muitas fichas. Eu avalio que o range dele seja composto por quaisquer cartas “Broadway” (A, K, Q, J, T) do mesmo naipe, quaisquer pares e, às vezes, suited connectors.

Aaron “GambleAB” Bartley dá reraise do small blind para 400.

BG: Eu tenho aberto raise com relativa frequência, mas acredito que o jogador no small blind deva ter uma mão jogável para poder dar um reraise aqui. De fato, ele vai estar fora de posição e, como temos muitas fichas, descarto uma tentativa de squeeze.
Balla-B13 paga 360 do big blind.

CT: Ele tem que ter uma mão alta para dar apenas call aqui.
BG:
Sim. Quando ele dá call no reraise, definitivamente deve ter uma mão forte — T-T+, na minha opinião. (Ele é um oponente que eu respeito muito, Blake Cahail). Às vezes ele pode ter pares menores ou uma mão especulativa, supondo que DaMurdera3 e eu déssemos call, pois assim ele teria implied odds boas.

CT: Qual é a próxima jogada para obter mais valor com seus ases?
BG:
Eu realmente acho que GambleAB tem uma mão forte no small blind, e não quero apenas pagar e ver Keith fazer a mesma coisa depois de mim e o pote ficar com quatro jogadores. Eu decido dar four-bet, pois acho que temos fichas demais para que eu possa fazer uma armadilha com quatro na disputa. Um reraise é uma jogada mais segura. Ao fazer isso, estou definitivamente representando uma mão forte. Eu posso às vezes dar four-bet sem nada, mas isso é mais provável em situações diferentes, quando estou heads-up contra um oponente, mais adiante no torneio e acho que ele está tentando roubar o pote.

Ademais, se o small blind tiver uma mão realmente forte, como A-K ou K-K, ele pode tentar voltar pré-flop, o que definitivamente seria um erro, pois ele tem mais de 300 big blinds.

ElkY dá reraise para 1.678. DaMurdera3 dá fold. GambleAB dá call. Balla-B13 dá call.
Flop: 10 6 2 (pote: 5.154)

BG:
Eu não tenho ouros, mas, nesse momento, a única mão que pode me derrotar provavelmente é T-T, então eu acho que esse foi um bom flop para mim.

GambleAB dá check. Balla-B13 dá check. ElkY aposta 3.456. GambleAB dá call.
BG:
Balla-B13 fica pensativo de novo por muito tempo antes de dar fold; mais tarde no torneio ele me disse que tinha K-K!

Balla-B13 dá fold.
Turn: 5 (pote: 12.066)
GambleAB vai all-in com 9.046.

CT: Você acha que ele completou um flush aqui?
BG:
Bem, nesse momento, não acho que seja muito provável que ele tenha formado um flush. A K seria a única possibilidade, em minha opinião, mas, se ele tivesse essa mão, creio que provavelmente teria ido all-in no flop. De fato, eu acho que seria uma jogada péssima dar apenas call no flop e ficar com menos de uma aposta do tamanho do pote no turn com uma mão assim. Ainda há a remota possibilidade de ele ter par de dez, mas eu não acredito que o shove dele no turn realmente represente algo. Acho que ele provavelmente tem um overpair.

ElkY dá call. GambleAB mostra Q Q.
River: 8 (pote: 30.158)
ElkY ganha o pote de 30.158.

Mão n° 2

Conceitos Chave: Controle do pote; diversificar sua gama de call para proteger suas mãos mais especulativas

Balla-B13 dá raise para 240 de posição inicial. ElkY está em posição intermediária e recebe K K.

CT: Você tem sorte com as cartas – então é assim que você ganha!
BG:
Eu adoro o PokerStars! (risos)

CT: OK, de volta à estratégia inicial com grandes estoques e mãos altas.
BG:
Bem, Balla-B13 tem muitas fichas e abre raise de posição inicial. Por várias razões, eu decido apenas pagar.

ElkY dá call.

CT: Por que não dar reraise pelo valor aqui?
BG:
Primeiro, eu sei que Balla-B13 me respeita, e acho que voltar reraise nessa situação vai fazer com que ele dê fold com a maior parte de sua gama. Mesmo que ele dê apenas call diante da minha three-bet, ele provavelmente jogaria de forma perfeita pós-flop, pois me colocaria numa mão J-J+. Portanto, o call me ajuda a disfarçar a força da minha mão. Além disso, ao apenas pagar, concedo a todos os jogadores depois de mim a oportunidade de dar um “call mais loose” ou um squeeze errado por parte dos blinds, por exemplo.

Flop: Q 5 2 (pote: 600)
Balla-B13 aposta 400. ElkY dá call.

BG:
Nesse momento, acho sem sentido dar raise. Eu não tenho nenhuma carta de espadas e acho improvável que ele volte reraise blefando, tendo em vista o tamanho de nossos estoques. Além do mais, eu tenho posição, o que me permite obter mais informações em streets posteriores.

Turn: 2 (pote: 1.400)
Balla-B13 aposta 1.000.

BG:
Quando Blake toma a liderança de novo, isso agora me diz que ele deve ter uma mão forte. Eu acho que na maioria das vezes ele segura uma dama, mas também pote ter um flush draw com ás, A-A ou até mesmo uma quadra! Eu decido dar apenas call de novo, de modo a controlar o tamanho do pote.

ElkY dá call.
River: 6 (pote: 3.400)
Balla-B13 aposta 2.100. ElkY dá call.

BG: Eu decido pagar mais uma vez, pois acho que seria inútil aumentar aqui também. Se eu desse raise na aposta do river, as únicas mãos piores que a minha que possivelmente dariam call seriam A-Q e talvez K-Q. Por outro lado, se Blake tiver uma mão melhor, eu me colocaria em uma situação delicada com um raise no river.

Balla-B13 mostra A Q. ElkY ganha o pote de 7.600.

CT: Você poderia ter obtido mais valor com uma mão tão alta?
BG:
Eu poderia ter extraído um pouco mais de valor no river. Se eu tivesse tribetado pré-flop, acho que teria acabado ganhando menos na mão, pois Blake poderia ter dado fold ou jogado o resto da mão com muita cautela. Tendo posição e dando flat-call diante do aumento pré-flop ajudou a disfarçar a força da mão, pois meu oponente achou que estava apostando pelo valor em cada street. Além disso, eu pude controlar o tamanho do pote o tempo todo.

Finalmente, eu gosto de diversificar a maneira como jogo mãos altas contra bons jogadores, pois isso me torna mais imprevisível e difícil de ler.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×