Qualquer um que leia minhas colunas sabe que um dos dogmas que permeiam meu jogo e minha vida é que você deve jogar a mão de acordo com o momento. Lamentar-se dizendo que as coisas estão ruins ou que seus dois ases pretos em um pote enorme estão diante de um bordo no turn com 8♥ 7♥ 6♥ 5♥ não importa quase nada. Como você chegou lá também não importa tanto. O que você vai fazer agora? Isso é o que importa.
2009 foi um ano difícil para muitas pessoas, para os EUA, e, de certo modo, para o poker. Muita gente faliu e até mesmo perdeu seus lares. Há menos dinheiro em jogo no poker do que havia nos anos de boom 2002-2006. Os lentos efeitos da Unlawful Internet Gambling Enforcement Act (UIGEA) deram uma amortecida no jogo na Internet. E a presença nos torneios tem diminuído.
E daí? Você joga a mão de acordo com o momento.
As coisas tendem a ficar mais escuras antes do amanhecer. O mercado imobiliário parece ter atingido seu ponto mais baixo. O mercado de ações recuperou a maior parte de suas perdas. O desemprego — um indicador econômico atrasado — está crescendo em ritmo mais lento. O pior não necessariamente passou, mas pelo menos nem todas as notícias são tão ruins como pareciam em determinado momento.
Novas construções significativas estão vindo para Vegas. A gigante econômica Califórnia continua agitada, embora em um ritmo temporariamente mais lento. A Poker Players Alliance continua a lutar contra os congressistas que se opõem ao poker. O presidente Obama é um jogador de poker. Macau abriu a Ásia para o jogo com grandiosidade, e a Europa abraçou o poker. Há avanços legislativos significantes em Nova York, no Texas e na Flórida — as economias estaduais nº 2, nº 3 e nº4 — o que favorece o poker legalizado, assim como Pensilvânia e Illinois, que fazem parte do top 10 das economias estatais.
Mas tudo isso está fora do nosso controle. Você precisa se perguntar o seguinte: o que eu posso fazer para melhorar a mão que estou segurando? O que eu posso fazer para afetar o jogo de mãos futuras?
Primeiramente, seja honesto consigo mesmo. Você era um perdedor no poker? Isso lhe transformou em um perdedor na vida? Muito mais pessoas perderam do que ganharam no poker ano passado, e a maioria daqueles que perdeu culpou o baralho. É provável que você esteja mentindo para si mesmo. Se você estiver perdendo de forma regular, não é provável que seja por causa dos deuses do poker; a culpa é sua. Você precisa se perguntar o que está lhe fazendo perder. E se você ganhou ano passado, poderia ter tido um desempenho melhor. Quanta equidade de poker você deixou escapar ano passado?
Você está jogando seu melhor? O seu melhor é bom o suficiente para ganhar no jogo que você está jogando? Você se acha melhor do que realmente é? Você estuda o jogo? Seus oponentes estão trabalhando mais, estudando mais ou jogando melhor que você?
Problemas de autocontrole afetam seu jogo — talvez drogas ou álcool? Você consegue sair de um jogo ruim quando está mal? Perder lhe afeta emocionalmente? Seu ego atrapalha o pensamento racional? Você permite que superstições controlem seu raciocínio em vez da análise lógica? Você tem o intelecto e a percepção para obter um feeling preciso do que está acontecendo ao seu redor? Você tem desejo competitivo e coragem para ganhar o jogo? Seja honesto!
A maioria dos perdedores atribui suas perdas a fatores externos. Eles inventam desculpas para justificar suas perdas para si mesmos. Eles contam histórias de bad beats uns para os outros, acreditando que ninguém jamais sofreu tamanha injustiça. Eles se iludem, achando que vai acabar logo, que a justiça vai prevalecer e que eles vão sair do buraco em que se encontram. Mas o baralho não tem consciência nem memória, e não liga nem um pouco para seus resultados — e não deve ser culpado. Alguns jogadores simplesmente não têm controle emocional. Às vezes é o ambiente de apostas que os deixa assim. Em outros casos, é apenas seus atributos psicológicos pessoais. Se suas perdas são fruto de seu estado emocional, você tem garra e força de vontade para superá-los?
A diferença real entre ganhar e perder, tanto na vida quanto no poker, é encontrar dentro de si a superação. Isso pode não fazer de você uma superestrela no jogo ou na vida, mas certamente vai lhe tornar um jogador melhor e lhe ajudar a ter uma vida melhor para você e para seus entes queridos.
Tome decisões sérias para crescer e aprender, bem como para ser disciplinado, e concretize-as. O mais importante, concretize-as. Cuide do seu corpo e mente. Estude o jogo na mesa e fora dela. Leia a literatura do poker e fóruns, veja vídeos de poker e use seu tempo na mesa para ler mãos e compreender seus oponentes. Desenvolva um orgulho pessoal por dar o seu melhor e envolva seu ego, mas o mantenha controlado.
Muitas pessoas inventam desculpas para não fazer as mudanças necessárias para corrigir o que está errado com suas vidas, pois as consideram muito caras em termos pessoais ou quanto ao esforço necessário. Tente olhar para isso sob uma perspectiva diferente. Qual será o custo para a sua vida se você não fizer essas mudanças?
Perder no poker não faz de você um perdedor na vida. E ganhar no poker não faz de você um vencedor na vida. Mas se você desenvolver os hábitos e estilo de vida de um vencedor, tanto seu jogo de poker quanto sua vida vão melhorar por isso. E sempre tenha em mente o seguinte: não importa como você chegou até aqui; o importante é o que vem em seguida. Jogue a mão de acordo com o momento! ♠