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Joseph Cada vence o Main Event da World Series of Poker 2009

Darvin Moon faz uso de um grande stack e de muita sorte para chegar em segundo


Julio Rodriguez

No Main Event da World Series of Poker, qualquer um pode entrar e qualquer um pode ganhar. Esse foi o lema propagado pelo Harrah’s durante quatro meses enquanto o “November Nine” aguardava a ação da mesa final.

O Harrah’s não poderia ter acertado mais. Os nove remanescentes representavam todos os aspectos da habilidade, de um jogador novato ao melhor do mundo.

Em 2009, esse “qualquer um” foi o profissional online de 21 anos Joseph Cada. Ele contou com uma agressividade cruel a algumas cartas milagrosas para ganhar o título, o bracelete e um prêmio de $8.546.435. Além disso, ele se tornou o mais jovem vencedor do Main Event da história do poker, tomando para si o recorde estabelecido por Peter Eastgate em 2008.

Cada superou um field de 6.494 jogadores, e venceu em uma das mesas finais mais empolgantes de todos os tempos.

O November Nine

Com a eliminação de Jordan Smith na 10ª colocação, o November Nine 2009 estava formado. O mundo do poker estava animado por esse ser um grupo heterogêneo de jogadores, com algumas das melhores histórias de vida imagináveis.

O Chefe de Operações da Card Player Jeff Shulman tinha entrado na mesa final, e era o único membro dos nove que já tinha chegado tão longe.

Também estava no grupo talvez o maior jogador do planeta, Phil Ivey. Apesar da sétima posição em número de fichas, Ivey era considerado favorito por muitos, e várias previsões confirmavam isso nos dias que antecediam a mesa final, dando a Phil odds de 7-2.

Havia Darvin Moon, o homem comum; Steven Begleiter, o ex-executivo da Bear Stearns; e Kevin Schaffel, o homem de família. Havia dois jovens talentos, o nova-iorquino Eric Buchman e o nativo de Michigan Joseph Cada. E havia europeus no grupo, com o francês Antoine Saout e o britânico James Akenhead tendo entrado no maior palco do poker como os dois menores estoques.
Eis a contagem de fichas:


A Mesa Final
A atmosfera dentro do Penn and Teller Theater era caótica, para dizer o mínimo. Cada jogador tinha sua torcida e, durante horas, cada grupo tentava gritar mais do que os outros. A galera de Joseph Cada, de amarelo, gritava “Joey” a plenos pulmões. Os fãs de Begleiter entoavam “Begs, Begs, Begs” sempre que ele ganhava, nem que fossem os só blinds. E a turma de Moon chegava a gritar “Madeira” enquanto ele recolhia um pote que tinha ganhado.

Todo mundo esperava fogos de artifícios logo no início devido aos três pequenos estoques da mesa, mas o jogo foi cauteloso e metódico no começo, sendo necessárias mais de quatro horas para que o primeiro jogador fosse eliminado.

Apesar de ter dobrado com K-Q contra A-K de Buchman, Akenhead perdeu o que tinha ganhado quando seu par de rei se deparou com o par de ás de Schaffel. Fatiado, Akenhead empurrou tudo com um par de três, mas Schaffel tinha par de nove. Sua nona colocação lhe valeu $1.263.602.

Akenhead mostrou-se contido ao deixar o Rio, dizendo à mídia, “É claro que é muito decepcionante [ser o primeiro eliminado], mas o que se há de fazer?”

Os ases de Schaffel o vinham ajudando, mas logo se voltaram contra ele. Quando seu A-A obteve ação contra o K-K de Buchman, o bordo trouxe os dois reis que restavam no baralho, dando a Buchman uma quadra para eliminar Schaffel em oitavo lugar, posição que lhe rendeu $1.300.228.

Houve muita ação nas horas seguintes, mas nenhuma eliminação. Enquanto isso, Cada via seu stack diminuir. Ele deu um call questionável com A-J contra A-K de Shulman, e ficou com apenas 2 milhões restantes em fichas. Contudo, o jovem profissional reagiu e logo saiu da zona de perigo.

Quando perguntado se ele achava que seria capaz de se recuperar depois de ter perdido a maior parte de seu estoque para Shulman, Cada respondeu: “Honestamente? Não. Quer dizer, achei que não. Mas você precisa jogar de acordo com seu stack”.

Enquanto isso, Moon passou de chip leader a estoque mediado, graças a algumas jogadas questionáveis que talvez sejam explicadas durante a cobertura televisionada da ESPN.

Em 2008, foram necessárias apenas 169 mãos para se determinar os dois últimos jogadores. Na 169ª mão desta mesa final, ainda havia sete competidores na disputa.

Um intervalo de duas horas para o jantar ocorreu antes de a loucura ser reiniciada. Em uma das primeiras mãos depois disso, Ivey colocou o restante de seu estoque com A-K, e Moon, disposto a pagar, segurava A-Q. Ivey tinha um péssimo histórico contra A-Q em outras mesas finais, e dessa vez não seria diferente, pois o bordo trouxe uma dama para Moon. Ivey ganhou $1.404.002 por sua sétima colocação, tendo deixado os espectadores do teatro desolados.

A desanimada multidão voltou à vida para ver Moon mais uma vez vindo por baixo e vencendo, ao eliminar o sexto colocado Begleiter, que abriu um pequeno raise e foi inexplicavelmente colocado em all-in por Moon, que novamente tinha A-Q. Begleiter deu call com um par de dama e parecia estar prestes a dobrar, mas um incrível ás no river acabou com sua noite. Ele embolsou $1.587.133 por seus esforços.

Apesar da eliminação brutal, Begleiter estava estranhamente tranquilo quanto ao resultado final. “Não era para acontecer”, ele afirmou. “Mas o jogo é assim. Muitos caras perdem no river. De certo modo, sair dessa maneira é bem mais fácil do que fazer uma jogada horrível”.

Jeff Shulman conseguiu manter seu estoque inicial durante muito tempo, até se encontrar em uma boa situação para eliminar Cada. Em vez disso, o par de três de Cada esmagou o par de valete de Shulman, que não conseguiu se recuperar da perda e foi eliminado uma hora depois, levando $1.953.395 por seu desempenho, mais de 13 vezes o que havia ganhado por sua sétima colocação em 2000.

Jeff estava tentando fazer história seguindo os passos de seu pai, Barry Shulman, que apenas um mês antes venceu o Main Event da WSOP Europe. Perguntado se se sentia desapontado com sua colocação, Jeff olhou para seu prêmio de quase $2 milhões e disse: “Como não ficar satisfeito com isso?”

Os quatro últimos jogadores passaram as duas horas seguintes alternando posições, quando ocorreu o maior pote da mesa final até então. Saout e Buchman entraram numa guerra de raises, e o A-K de Saout se manteve contra A-Q de Buchman, dando ao francês uma enorme liderança em fichas e deixando britânico machucado. Cerca de 20 minutos depois, Buchman finalmente sucumbiu a Moon, embolsando $2.502.787 por sua quarta colocação.

Buchman refletiu sobre essa decisão fatal em uma coletiva de imprensa mais tarde, explicando: “Com quatro jogadores na mesa, eu não sei se poderia fazer alguma coisa a respeito. Eu achava que tinha a mão certa para empurrar, e... não funcionou”.

Short stack, Cada foi pego fazendo um move na hora errada com um par de dois, quando se deparou com um par de dama de Saout. Mas Joe estava abençoado nessa mesa final, e sua sorte apareceu no instante em que o flop trouxe um dois. Sua trinca se manteve e Saout ficou com poucas fichas. Cerca de uma hora mais tarde, o par de oitos de Saout foi esmagado pelo A-K de Cada quando bateu um rei no river e pôs fim ao torneio do francês com uma terceira colocação. Ele levou $3.479.485 para casa.

Os dois jogadores restantes embalaram e etiquetaram suas fichas, ávidos para dormir e se preparar para a final duas noites depois. Eis os estoques deles:

Joseph Cada — 135.950.000
Darvin Moon — 58.850.000

Heads-Up
Aqueles que acham que o poker é um jogo de pura habilidade precisam rever seus conceitos depois de assistir às jornadas de Cada e Moon em direção ao heads-up decisivo. Nenhum dos dois podia negar a sorte: de fato, Cada foi além em uma declaração dada antes de ele se tornar o mais jovem campeão de Main Event da história.

“Eu tive muita sorte hoje. Sou muito sortudo”, afirmou Cada. “Qualquer um que me ouvir reclamando do poker [e de bad beats] pode me bater. Eu deixo”.

Enquanto Cada provou ser capaz de transformar pequenos pares em vencedores, com Moon a história foi diferente. Claramente derrotado por seus oponentes, o lenhador de Maryland viu seu A-Q vir por baixo duas vezes e vencer.

“O que eu posso dizer?” perguntou Moon. “Eu tive sorte. Não gosto muito das jogadas que fiz. Foi horrível o que aconteceu com os outros caras, mas foi bom para mim, eu acho”.

Depois de 17 horas e 50 minutos, Moon sobreviveu durante tempo suficiente para terminar o dia com um estoque de fichas quase idêntico ao que tinha começado o dia. Joseph Cada, por outro lado, havia usado sua sorte para acumular um estoque imenso, e agora tinha uma liderança em fichas de 2,3-1. Com menos da metade da idade de Moon, Cada era o verdadeiro veterano do jogo e o grande favorito da batalha final.

Moon deu o primeiro golpe em um grande pote logo no início. Ele entrou de limp do button e Cada deu raise para 3,5 milhões do big blind. Moon não hesitou em pagar. O flop veio K 3 2 e Cada deu uma continuation-bet de 3,5 milhões. Moon voltou 10 milhões e, depois de pensar um pouco, Cada pagou.

O turn foi o A, e Moon fez a mesma aposta de 10 milhões. Cada pagou. No river, um K deixou um par virado no bordo. Ambos deram check, e o par de dama de Moon ganhou do par de nove de Cada.

De repente, a liderança de Cada não parecia ser tão insuperável para o lenhador de Maryland. Com a diferença diminuindo, Moon tomou a liderança apenas 15 minutos depois quando deu float e acertou o top pair no turn.

Depois de pegar um blefe de Moon no river, Cada voltou à liderança, mas Moon se adaptou e começou a fazer grandes apostas, incluindo uma série all-ins para intimidar o jovem talento. Eles logo estariam parelhos em número de fichas, com cerca de 97 milhões cada um.

E permaneceram praticamente empatados por um momento, mas o rejuvenescido Moon tratou de tomar a frente ao ganhar dois potes enormes que o deixaram na liderança, com 122 milhões contra 73 milhões.

Moon continuou fazendo estragos, enquanto parecia tentar decifrar o enigma que era Cada, que por sua vez deu raise para 3 milhões do button, e Moon pagou. O flop veio A 5 3, e Moon apostou 5 milhões.

Cada deu uma pausa, e então aumentou para 13 milhões. Darvin não perdeu tempo contando um montante de 5 milhões, depois 10 milhões. E fez a multidão delirar quando continuou contando mais e mais fichas, chegando a um raise de 30 milhões. Cada deu fold imediatamente, e a multidão pró-Moon ficou insandecida.

Com uma liderança em fichas de 3-1 naquele instante, Moon escorregou. Cada deu raise para 3 milhões do button, e Moon deu call. O flop veio 10 9 5, e ambos deram check.

O turn foi o 10, e Moon deu check mais uma vez. Cada colocou 3 milhões, e Moon anunciou que estava indo all-in. Cada pensou um pouco antes dar o call com seus últimos 50 milhões com J 9.

Moon mostrou 8 7, uma queda para as duas pontas que não bateu, pois o river trouxe o 3. Agora, Cada estava de volta ao topo com 108 milhões contra 87 milhões de Moon.

Essa mão deixou Moon abalado e talvez um pouco ávido para dobrar ou ir para casa. Apenas algumas mãos depois, Cada aumentou para 3 milhões do button, e Moon voltou reraise de 8 milhões. Cada foi all-in e Moon pagou imediatamente com seus últimos 67 milhões, segurando Q J!

Cada mostrou 9 9, e teve início a corrida. O flop veio 8 7 2, e a torcida de Cada enlouqueceu.

Cada se afastou da mesa, enterrando o rosto no peito de Cliff Josephy, sem conseguir assistir. O turn foi o K, fazendo com que ambos os lados do teatro temessem. Com apenas seis outs para salvá-lo da eliminação, Moon viu um 7 bater no river, e um urro ensurdecedor tomou o teatro.

Com uma carta segura no pano, Joseph Cada pulou em comemoração, mas logo se afastou de seus companheiros para apertar a mão de Darvin Moon.

A multidão continuou a entoar “Joey! Joey! Joey!” enquanto Jeffrey Pollack apresentava o agora mais jovem campeão de um Main Event da história do poker.

Cada pegou o microfone e enxugou uma ou duas lagrimas antes de agradecer à sua legião de amigos, familiares e fãs na plateia. Com isso, ele ergueu o bracelete sobre a cabeça, para a alegria de todos no teatro.

Moon deixou o Penn and Teller Theater com $5.182.601, mas Cada levou a fatia maior, $8.546.435.


ESPN: Uma Máquina de Cobrir Poker
Por Ryan Lucchesi

Enquanto a mesa final do Main Event da World Series of Poker 2009 está sendo jogada, o diretor da ESPN senta-se diante de um monitor colossal de alta definição atrás de um centro de comando provisório nos bastidores. Uma dúzia de funcionários da equipe de produção o cerca, organizando som e imagem capturados por nove câmeras. A única luz que ilumina o espaço é o brilho de múltiplas telas que representam o primeiro passo para se exibir imagens brutas de poker para a televisão.

O controlador de vídeo senta-se do lado e ajusta as imagens feitas pelas câmeras. Na mesa a sua esquerda, uma pessoa está diante de uma mesa de som ajustando os níveis dos microfones para a mixagem de som. Outros membros da equipe organizam fitas para a equipe de edição, que logo vai assumir sua função. Os apresentadores sentam-se contra a parede observando e tomando suas próprias notas.

“Eu gosto de assistir o fluxo da ação e escutar a mesa falar. Isso me coloca no estado mental certo”, disse um deles. “Eu estou vendo isso hoje e vou colocar voz amanhã pela manhã. Você se aprofunda e tudo parece novo”.

Do outro lado da cortina que separa o centro de comando da mesa final, um jogador vai all-in, e a equipe de produção entra em ação. O dealer espera para agir enquanto o diretor pede que certas câmeras deem um zoom nos jogadores e em seções da multidão. Quando tudo está no lugar, o dealer é sutilmente avisado para continuar. “O que você está vendo aqui é uma máquina bem lubrificada”, afirma um engenheiro, que prepara todo o equipamento e se certifica de que ele está pronto para ser usado pela equipe de produção – um processo que dura quatro dias. Ele me informa sobre o que está acontecendo na sala de produção, quando o diretor diz: “Mudança de fita”. Um funcionário então corre para fora do palco e volta num pulo trazendo consigo uma caixa de fitas usadas.

Alguns minutos mais tarde, o produtor que supervisiona a WSOP e o SportsNation para a ESPN, observa a equipe de edição. A edição geralmente ocorre em Nova York, mas, tendo em vista as limitações de tempo do episódio do “November Nine”, três trailers de equipamentos são montados no Cassino Rio.

Horowitz entra em deles com a placa “Digitalizar”, e nós o seguimos até a sala Avid 1 (há seis salas Avid no total), onde os dados brutos das câmeras são digitalizados e então transcodificados de modo que os editores de vídeo possam montar o programa. Cada mão é construída individualmente no segundo trailer (o offline), que conta com várias pessoas trabalhando depressa para editar mãos. Quando ficam prontas, vão para o terceiro trailer (o online), que é onde cada segmento do programa é montado.

Vários funcionários olham freneticamente para um storyboard da mesa final no trailer online. Cabe ao diretor de conteúdo escolher as mãos do quadro e colocá-las nos segmentos do programa, um processo que pode ser muito complicado.

“Nós temos uma lista enorme de mãos possíveis. Você chega a determinado ponto em que acha que tem o programa mapeado, e então os jogadores continuam por mais 60 mãos até que alguém seja eliminado”, disse ele. “O problema é que não podemos esperar para ver o que acontece, pois temos pouquíssimo tempo disponível. Precisamos fazer as melhores suposições possíveis e esperar que dê certo. Se não der, fazemos os ajustes necessários na hora”.

Os segmentos contêm mãos específicas em meio a entrevistas pré-gravadas. O pacote combinado conta a história dos personagens e destaca os pontos altos da ação da mesa final. Mas uma mão pode mudar completamente o destino de um jogador, então o segmento precisa ser jogado fora.

“É preciso ter muito preparo mental e dedicação durante essas horas, sabendo que você pode estar colocando todos esses recursos, tempo e energia para editar algo que tem boas chances de ser jogado fora 10 minutos depois que você acabar de fazer”.

Na última sala da cadeia de edição, o editor chefe senta-se atrás de outro centro de comando e espera pela aprovação de cada segmento para poder dar os últimos retoques em cada um deles.

“A meta é ter cada peça do quebra-cabeça aqui. O importante é saber onde colocar cada uma”, afirma.

Ele clica em um botão de suas várias telas de computador e a introdução do episódio começa a rodar em seu monitor de display. Em outra tela de computador, ele nos mostra uma cena e clica em alguns botões para colocar os vários gráficos que você vê na produção final da ESPN.

“Esse trailer é a estação final”, afirma o editor chefe. Quando ele termina de compor os segmentos, os apresentadores os veem para fazer seus comentários. O programa é então passado para uma fita, e o produto final é colocado em um caminhão satélite em Las Vegas para ser transmitido para o mundo todo.




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