Quando seu oponente faz uma aposta e você paga, está fazendo um investimento. E quando você faz um investimento, está esperando um retorno. A questão é: O que você recebe em troca por seu call?
No jogo deep-stack, a resposta é que o valor total do pagamento deriva de uma combinação entre equidade de draw e equidade de float.
Equidade de Draw
Equidade de draw é simplesmente sua parcela do pote derivada do valor tangível da mão — como um flush ou straight draw, ou mesmo um draw para dois pares ou uma trinca, em alguns casos — e é uma combinação de equidade direta e implícita.
Digamos, por exemplo, que estamos heads-up com posição depois do flop, que há $100 no pote e que temos um estoque de $2.000. Seguramos A♠K♠Q♦3♣, e o flop vem 8♠7♣2♠, dando-nos o nut-flush draw, com nove outs possíveis (por razões ilustrativas, vamos descontar os outs de qualquer overcard: digamos que nosso oponente tenha A-A, mas nós não sabemos ao certo). Se nosso oponente apostar $100 (o tamanho do pote), devemos ter pelo menos 33% de equidade no call para justificar fazê-lo, simplesmente porque estamos colocando um terço do dinheiro.
Contudo, nosso flush draw nos dá apenas 20% de equidade direta, pois vamos fazer o flush apenas uma a cada cinco vezes (nós temos nove outs, e há 45 cartas desconhecidas). Isso totaliza um retorno de apenas $60 em nosso call de $100 (20% do total de $300 do pote é $60), deixando um gap no EV de $40 (13%) entre nossa parcela direta do pote atual e o valor para ficar no zero a zero. Portanto, na maioria dos casos, nós nos confiamos nas implied odds — o pagamento quando acertarmos — para preeencher o intervalo. Nesse caso, nosso oponente deve, em média, pagar uma aposta de $200 ($40 x 5) — ou mais dois terços do tamanho do pote no turn — quando acertarmos, de modo a compensar o gap entre os 33% de equidade de que precisamos e os 20% de equidade direta que nós temos.
Equidade de Equilíbrio de Draw, Nut-flush Draw
*O oponente paga uma aposta de $200 quando acerta o flush
Durante a maior parte do tempo, os jogadores de poker com um draw foram treinados a pensar inteiramente em termos de pot odds e implied odds. Contudo, o problema com o nut-flush draw em pot-limit Omaha é que você frequentemente não tem muito valor implícito caso seus oponentes não apostem quando a carta do flush surge. Portanto, nossa equidade implícita com o nut-flush draw é, em geral, mais próxima de 0% do que de 13%.
Mas, como sabemos, o valor tangível da mão não é o único a se ganhar com o call, particularmente em situações em que nosso oponente parece estar fraco (aquelas que eu delineei em minhas últimas colunas sobre “float”). E sob tais circunstâncias, eles estão mais propensos a largar ou dar check-fold no turn, seja porque surgiu uma carta perigosa — tenha ela lhe ajudado ou não —, seja porque eles não tinham nada desde o começo.
Esse valor deve ser de alguma forma computado, o que nos leva ao tópico equidade de float, tema da Parte II. ♠