EDIÇÃO 20 » MISCELÂNEA

Fique Esperto

Campeão do WSOP, WPT e EPT responde suas perguntas sobre estratégias


Gavin Griffin

Gavin:
De acordo com a literatura, sendo um dos dois primeiros a falar, um jogador só entraria no pote com mãos premium. O problema com essa estratégia, claro, é que significa que você está praticamente jogando com as cartas à mostra, porque os oponentes conseguem lhe colocar de forma precisa em uma gama muito pequena. Por outro lado, se você varia seu jogo ao entrar com mãos iniciais medíocres, dessas mesmas posições, costuma, em geral, perder dinheiro, porque normalmente não se tem as melhore cartas no início e é preciso jogar fora de posição. Como você equilibra esse dilema para maximizar o lucro com as mãos grandes e minimizar as perdas com as que você só joga para mixar? Se sua resposta for diferente para cash games e torneios, por favor, elabore. Obrigado.
-Bob Woolley

Olá, Bob:
Você fez uma pergunta interessante. Jogar em early-position é complicado por causa de algumas das questões que você mencionou. É difícil jogar fora de posição, e você costuma ficar assim quando é um dos dois primeiros a falar. Geralmente, o melhor jeito de lidar com esse dilema é jogar com mãos premium, para que os problemas que surjam ao jogar fora de posição sejam equilibrados pela força da sua mão. Se for considerado tight em early position, as pessoas terão mais informações ao jogar contra você, permitindo-os tomar melhores decisões e, portanto, ganhar mais dinheiro seu. Então, o que fazemos para reagir a isso? Há algumas soluções possíveis, vamos dar uma olhada nelas.

Primeiro, como você disse, é possível simplesmente ampliar um pouco o range e jogar algumas mãos a mais quando estiver entre os primeiros a falar. Não jogue no UTG como se estivesse no button, mas jogue com algumas mãos não-premium como T9s ou 65s. Recomendo ainda dar fold com KJ ou AJ quando estiver under the gun, por causa da possibilidade de criar uma mão-armadilha. Suited connectors baixos são bons porque, se não conseguir uma ótima mão ou uma draw forte, você consegue largar de forma barata, e se conseguir alguma grande mão, ninguém estará esperando por isso. Você também pode representar um ás maior quando vier um ás no flop, e conseguir que outros dêem fold com mãos melhores do que a sua. Claro, essa estratégia adiciona um pouco de variância ao seu jogo, mas também pode lhe dar uma arma para seu repertório capaz de render potes e fichas que você não ganharia de outra forma.

Segundo, pode-se jogar um pouco mais loose no UTG, e entrar de limp em early position tanto com mãos premium quanto fracas. Para jogar dessa forma, você certamente precisa ter muita intuição no jogo, além de aparentar força. É necessário ser capaz de largar par de ases quando o flop vier baixo e coordenado, ou quando um jogador tight estiver criando muita ação. Se as pessoas perceberem que você está entrando muitas vezes de limp do começo da mesa, eles irão começar a tentar dar raise em suas mãos, e é nesse momento que se pode voltar um reraise com mãos premium e também com algumas das mais fracas. Novamente, não se pode empurrar reraise somente com premium hands: é necessário fazer isso com outras também. Se não o fizer, entregará sua mão aos oponentes, e eles serão capazes de jogar contra você com mais informação do que você tem deles. Isso nunca é bom.

A última – e melhor – opção é uma estratégia de longo prazo, que não deve ser aplicada a menos que você vá ficar na mesa por um longo tempo. Criar uma imagem e depois explorá-la leva tempo e percepção. Sua imagem faz diferença em vários aspectos, e é preciso estar ciente disso. Então, como fazer para criá-la? Você joga de forma padrão, tight em early position, e depois de ter mostrado várias mãos premium, começa a juntar a elas algo como TJs, T9s, pares baixos, etc. Isso é melhor do que a primeira opção, porque você já criou uma imagem e a está explorando, e não apenas jogando mais mãos aleatoriamente. Você tem crédito pelas jogadas anteriores, então conseguirá fazer com que oponentes dêem fold em mãos mais fortes que talvez não tivessem largado se não fosse por sua imagem. Essa também é, provavelmente, a melhor estratégia para soltar mais seus padrões em early position em cash games. Você passa muito mais tempo com as mesmas pessoas em cash games do que em torneios.

Há definitivamente várias formas de ampliar seu jogo de under the gun. As que discuti aqui são provavelmente as melhores, e podem ser utilizadas em várias situações. Tome cuidado para não perder o controle, e você adicionará uma arma extra ao seu arsenal que irá lhe empurrar para um maior sucesso e mais dinheiro no mundo do poker.


Oi, Gavin:
Meu nome é Jake Dennehy. Eu jogo a maior parte do tempo online, e no cassino mais próximo, Foxwoods, que é à uma hora e meia de distância. Encontrei esse problema em várias ocasiões, e é especialmente verdade quando estou jogando um torneio turbo. Ok, você tem M = 7 ou 8 (10.000 fichas e os blinds estão em 400-800 com antes de 100), o que é alto demais para empurrar all-in pré-flop, e recebe A-K em early position. Se aumentar três vezes o big blind, colocará aproximadamente um quarto de seu stack no pote, e se errar o flop (o que acontecerá na maioria das vezes) fica em uma situação na qual precisa pagar um all-in sem par, ou ir all-in sem par. Como você jogaria nessa situação? E isso se amplifica quando os blinds estão subindo e as chances de você ver uma boa mão antes de ter que comprometer todas as suas fichas são baixas. Agradeço pela atenção.

As pessoas me perguntam isso com frequência, e eu gostaria de me dirigir ao pensamento por trás da pergunta ao invés da pergunta em si. Qual o problema em simplesmente empurrar com A-K aqui? Você tem 12 big blinds e uma mão premium. Se empurrar e ganhar os blinds e antes, leva 2.100 fichas em uma mesa com nove jogadores. Isso melhora seu stack em 21%, o que é um grande resultado; mas se tomar call, nunca estará em uma péssima posição para dobrar. Por que sair da mão ao errar o flop e sacrificar uma boa parte do seu stack? Quando se está short-stacked, procura-se oportunidades para dobrar ou ganhar o que está no pote no momento. A-K é certamente uma mão que quer ver todas as cinco cartas, então empurre e coloque todo o dinheiro no pote, e dobre ou vá para casa. Boa sorte nessa situação no futuro.

Gavin Griffin é um membro do Team PokerStars. Visite seu website: www.gavingriffin.net




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×