EDIÇÃO 95 » MISCELÂNEA

Explicando Poker Como se eu Tivesse Cinco: Conceito GAP


Redação
Quando jogamos poker por muitos anos, é fácil de esquecer que a linguagem técnica do jogo pode ser bem diferente da linguagem tradicional, principalmente para nós, cuja língua é o português. Se você não lê bastante ou é iniciante no jogo, alguns conceitos podem ser desconhecidos ou passar batidos. O que são implied odds reversas? O que é stack to pot ratio? Para relembrá-lo ou ajudá-lo a não ficar perdido em meio a uma conversa de profissionais, trazemos esta nova coluna: “Explicando Poker Como Se Eu Tivesse Cinco”. Em cada edição, um novo conceito ou termo — e é provável que você sempre cruze com um ou dois no meio dos nossos artigos.
 
O CONCEITO: O CONCEITO GAP. O QUE É ISSO?
Existe uma diferença considerável entre a força de uma mão para abrir um raise e de uma mão para dar call nesse raise. Ao aumentar uma aposta, você pode levar o pote de duas maneiras: no showdown, com a melhor mão, ou com todos os seus oponentes desistindo. Mas quando apenas pagamos uma aposta, o único jeito de vencer é no showdown. Portanto, quem está dando call deve ter uma mão mais forte do que quem aumentou para continuar no jogo.
 
OK, AGORA EXPLIQUE COMO SE EU TIVESSE CINCO
É preciso ter uma mão mais forte para pagar um raise do que para dar o primeiro raise.
 
ME DÊ UM EXEMPLO
Vamos dizer que você receba K9 em posição intermediária. Dependendo da dinâmica da mesa, você pode aumentar tranquilamente com essa mão. No entanto, se alguém do início da mesa aumentar antes, você geralmente deve descartar seu K9. A razão é o conceito gap, que sempre é preciso uma mão mais forte para dar call no aumento.
 
Apenas pagar é uma postura passiva e não lhe permite tomar as rédeas da situação. Se apenas pagar, você também não pode fazer seu oponente desistir. A não ser que você aplique raise ou reraises nas streets (flop, turn ou river) posteriores, sua chance de levar o pote será apenas no showdown. 
 
Seguir o conceito gap também lhe ajudará a escapar de situações em que você estará dominado. Provavelmente, não haverá grandes problemas se você der raise com AJ do cutoff, mas se alguém aumentar das posições iniciais, você poderá estar jogando contra um AQ ou AK, o que será um desastre quando o flop trouxer um Ás.
 
Claro, o gap sempre pode variar. Isso vai depender das situações e dos oponentes.  Contra jogadores particularmente tights, o gap aumenta bastante. Contra alguém só abre raise com mãos muito fortes, por exemplo, você deve sair do caminho na maioria das vezes. Mas contra um oponente bastante loose, mãos como K-Q, K-J e Q-J podem jogar bem contra o range do oponente.
 
Como tudo no poker, posição também é fundamental. Um raise do início da mesa é feito sabendo que ainda há vários jogadores para agirem. No entanto, um aumento do final da mesa pode representar uma mão mais fraca, já que poucos jogadores agem depois. Por exemplo, A10 pode ser uma mão que você dará call se um jogador aumentar do button ou do cutoff, mas deverá estar propenso a dar fold quando o aumento vem do UTG ou UTG+1.
 
Muitos jogadores modernos sentem que o conceito gap não tem muita utilidade, mas a verdade é que, para ignorá-lo, tal jogador deve ter uma habilidade muita boa em avaliar a mão do oponente de acordo com a textura do flop. Você pode pagar um raise de qualquer lugar da mesa com A3, mas é preciso saber avaliar a real força da sua mão se um oponente lhe pressionar em bordo AQ9. Então, fique atento.



NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×