EDIÇÃO 83 » MISCELÂNEA

The Book is on The Table - Harrington no Hold'em - Volume I


Marcelo Souza
Harrington no Hold’em mostra a você as táticas necessárias para enfrentar centenas (às vezes milhares) de mãos que é preciso ganhar para chegar à mesa final. As estratégias do renomado autor e membro do Hall da Fama do Poker Dan Harrington são a base do poker moderno, focadas na sobrevivência durante os estágios iniciais e médios dos torneios de No-limit Hold’em. Um dos jogadores de No-limit Hold’em mais bem-sucedidos, Dan Harrington conquistou o bracelete do Main Event da World Series Of Poker em 1995, além de ter chegado à mesa final em 2003 e 2004. Nesta trilogia, Harrington e o bicampeão mundial de gamão, Bill Robertie, criaram uma verdadeira obra-prima do No-limit Hold’em para jogadores que querem vencer.
 
Analisando uma Aposta no Poker: As Duas Partes (p. 122)
 
Exemplo Nº 4. Vamos considerar que na última mão você decidiu dar fold ao invés de pagar a aposta. Estamos agora exatamente uma rodada após aquela mão. Novamente você é o quinto a falar.

Com a perda daquela mão, mais os blinds e antes, seu stack está em $20.000. Os outros jogadores possuem aproximadamente o que tinham anteriormente.
 
Você recebe Os quatro primeiros dão fold. Mais uma vez você faz seu aumento padrão de $2.000. Os três jogadores logo depois de você também dão fold, mas o small blind, com $18.000 e um histórico de jogadas agressivas com raises e reraises, aumenta a aposta para $5.000. O big blind dá fold. O que você faz?
 
Discussão: Novamente, esta parece uma aposta muito alta.
 
Você aumentou um pouco mais de três big blinds, e um reraise alto veio de um jogador fora de posição. Agora vamos enxergar a mesa através dos olhos do small blind. Ele o viu roubar vários potes em um curto período de tempo (Claro que ele não tem certeza de que você estava roubando – poderiam ser apostas com jogos sólidos. Mas parece que você estava roubando, e é isso que importa). Algumas mãos atrás ele o viu tentar roubar e depois dar fold, quando o big blind voltou por cima. Agora, aqui está você de novo, provavelmente tentando roubar mais um pote.
 
Que tipo de mão ele pode ter? Sob essas circunstâncias, pode ter qualquer coisa. Seu AQ pode até ser a melhor mão no momento! Não acho que você deveria dar fold, mas também não pagaria apenas.
 
Em vez disso, eu aumentaria! Já que qualquer raise significativo compromete pelo menos metade de seu stack, entre de all-in e veja o que acontece. Na maioria das vezes ele desistirá. E, se pagar, você ainda pode ganhar o pote no showdown.
 
Todas as decisões nesta mão derivam das imagens que você e o small blind possuem à mesa. Se você estivesse com uma imagem sólida e tight, jogando poucas mãos, e o small blind tivesse construído uma imagem semelhante, você teria que descartar seu AQ. Sua aposta seria interpretada como a representação de uma mão tão forte como a que você realmente tem, e o raise de seu oponente indicaria uma mão ainda melhor, com alto grau de certeza. Sob essas circunstâncias, recue sem fazer alarde.
 
Se você decidir dar fold nessa situação, esteja ciente de que sua estratégia para esta mesa deve mudar drasticamente. Seus oponentes já viram você roubar alguns potes, e também viram você recuar quando confrontado com um reraise. As próximas vezes que entrar em um pote, tenha certeza de que haverá ação. Então mude imediatamente para um estilo conservador e se prepare para disputar um pote grande quando entrar em uma mão. Você não conseguirá roubar potes com facilidade por um bom tempo, mas terá algumas oportunidades para dobrar seu stack.
 
Problemas
Observar os jogadores é uma habilidade fundamental em uma mesa de poker. O problema 3-1 é um exemplo prático do processo de observação, tornando essa mão especial.
 
O que fazer e o que não fazer quando se tenta roubar, com base no que pôde ser visto na mesa, encontra-se nos problemas 3-2 e 3-3.
 
O problema 3-4 é um exemplo que mostra a importância de observar a si mesmo.
 
O 3-5 mostra os perigos de não prestar atenção aos outros jogadores e em suas características.
 
Situação: Estágios iniciais de um torneio satélite de mesa única.

O jogador A entra em muitos potes. Duas mãos atrás, o jogador A entrou de limp e depois pagou um pequeno raise de duas vezes o big blind. O jogador E disputou apenas uma mão, que acabou vencendo.
 
Sua mão: K7

 
TÍTULO: Harrington no Hold’em (2ª Edição) – Estratégias Avançadas para Torneios No-Limit – Volume I: Jogo Estratégico (Harrington no Hold’em – Expert Strategy For No-Limit Tournaments – Volume 1: Strategic Play)
AUTORES: Dan Harrington e Bill Robertie
NÚMERO DE PÁGINAS: 404
PREÇO: R$ 95,00
 



NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×