EDIÇÃO 7 » ESPECIAIS

Eugene Katchalov Vence o Doyle Brunson Classic 2007

A Mesa Final Mais Curta da História do WPT Dá $2,48 Milhões ao Campeão


Redação

ODoyle Brunson Classic com buy-in de $15.000 se tornou uma das etapas mais populares do World Poker Tour. Todo mês de dezembro, o mundo do poker vai até o Bellagio em Las Vegas para duelar no último grande torneio do ano. Em 2007, o número de participantes bateu recorde, criando a maior premiação da história do poker de torneios, sem contar o Evento Principal do World Series of Poker e o WPT World Championship. 664 jogadores construíram um prêmio total de $9.661.200, e o primeiro colocado receberia $2.482.605.

Um assunto pesou muito nas mentes de quatro jogadores do torneio quando começaram a jogar. J.C. Tran, Jonathan Little e Bill Edler ainda estavam na corrida para Jogador do Ano (JDA) de 2007 da Card Player quando a ação começou, e todos estavam tentando ultrapassar o líder David “The Dragon” Pham com uma vitória nesse evento. Tran, Edler e Pham todos falharam na tentativa de sobreviver ao primeiro dia, deixando Little como único competidor na disputa pelo prêmio principal. Ele fez um nobre esforço e terminou na 53ª colocação, mas não foi o suficiente e, com sua eliminação, Pham conquistou seu segundo prêmio JDA.

As maiores estrelas estavam presentes em grande número, e em diversos momentos do torneio elas tinham o maior número de fichas. Phil Ivey era o chip leader ao final do segundo dia de torneio (460.700), mas perdeu tudo no terceiro dia, saindo do evento sem levar nada. Daniel Negreanu teve destino semelhante, quando conseguiu a liderança em fichas ao final do quarto dia (2.279.000). Ele viu seu estoque de fichas definhar à medida que as duas últimas mesas diminuíam, até que se formasse a mesa final televisionada do quinto dia, sendo eliminado no 14º lugar. Muitos outros profissionais foram eliminados durante o evento, incluindo Peter “apathy” Jetten (18º), Todd Brunson (15º), Erick Lindgren (10º), Jimmy Tran (oitavo) e Raymond Davis, o bolha, que acabou na sétima posição. Um homem se agigantou mais do que todos os outros, apesar de ter sido eliminado no segundo dia.

A Mesa Final Mais Curta da História do WPT

Cinco dias de poker reuniram seis jogadores na disputa pelo histórico primeiro prêmio, e todos estavam ávidos para provar que eram capazes de vencer. Eis como as coisas estavam no começo da final table:

Ryan Daut já tinha participado de uma mesa final do WPT antes; na verdade, ele ganhou o primeiro grande torneio de 2007, quando levou o título do PokerStars Caribbean Adventure. Mas ele estava muito short stack quando a ação começou, e não demorou muito para colocar todas as suas fichas no meio da mesa. Na primeira mão, Daut foi de all-in em posição central com $320.000, e Kearly pagou do small blind com um par de oitos. Daut mostrou AJ, e o bordo foi 8528Q. Daut foi eliminado em sexto lugar, ganhando $192.715. Ele terminou 2007 com seis grandes premiações em dinheiro que totalizaram $1,77 milhões.

Na terceira mão do jogo, os maiores estoques da mesa se enfrentaram em um heads-up. Jordan Rich era o button e aumentou para 220.000. Eugene Katchalov pagou do small blind, e o flop veio Q-J-8 de naipes diferentes. Katchalov pediu mesa e Rich apostou 320.000. Katchalov levou algum tempo antes de aumentar para 840.000, e Rich empurrou um reraise de 1.620.000. Katchalov pensou muito e depois voltou outro reraise, colocando 2.640.000. Rich balançou sua cabeça e largou sua mão, perdendo grande parte de suas fichas e dando vantagem enorme a Katchalov. “Eu definitivamente me senti muito bem jogando em posição contra ele [Rich]. Eu respeito muito o jogo dele, mas, é claro, qualquer um em posição melhor geralmente tem uma vantagem... Hoje eu acertei algumas mãos contra ele: no começo, flopei uma trinca de valetes, e eu realmente não sei o que ele tinha, mas sei que teve uma tremenda má sorte, independentemente da mão que tivesse”, disse Katchalov depois do torneio.

Os resultados dessa mão se mostraram desastrosos para Rich, que, apenas 13 mãos depois, viu todas as suas fichas correndo risco. Na mão 16, Katchalov aumentou do under the gun para 300.000, e Rich deu reraise do big blind para 1 milhão. Katchalov foi de all-in, e Rich pagou com um par de valetes. Katchalov mostrou um par de ases e o bordo foi 1098105. Katchalov passou a ter uma impressionante liderança em fichas e Rich foi eliminado em quinto lugar, ganhando $289.070. O ritmo acelerado e furioso continuou e, três mãos mais tarde, a terceira vítima da noite caiu. Katchalov aumentou para 300.000 do button, Kenneth Rosen foi de all-in do big blind com 905.000, e Katchalov pagou com 107. Rosen mostrou A2, e era favorito para duplicar suas fichas. Contudo, o bordo trouxe 554910, e Katchalov conseguiu a vitória no river, levando o pote. Ele tinha adicionado ainda mais fichas a seu monstruoso stack, e agora detinha $15 milhões. Rosen foi eliminado na quarta colocação, faturando $433.675.

David “Devil Fish” Ulliott era o jogador mais comunicativo da mesa até o momento. Ele e Jack McClelland mantinham um diálogo corrente que entretinha os espectadores, bem como os participantes da mesa final, mas as coisas estavam a ponto de se tornarem silenciosas. Na 39ª mão da partida, Ulliott estava no button e foi de all-in com pouco mais de 2 milhões. Katchalov pagou do big blind com AJ, e ficou feliz ao ver Ulliott mostrar um dominado A10. O bordo com K539K não ajudou “Devil Fish”, que caiu em terceiro, levando $674.500.

Houve um intervalo no jogo para a apresentação do dinheiro, durante a qual o enorme primeiro prêmio foi entregue à mesa final em oito chapéus de cowboy, em homenagem ao homônimo do torneio, Doyle Brunson. Uma rápida contagem de fichas nesse intervalo mostrou uma desequilibrada distribuição de riquezas:

Katchalov — 16.755.000
Kearly — 3.175.000

Katchalov aumentou ainda mais sua vantagem, ao quebrar uma das pernas de Kearly. Katchalov induziu Kearly a pagar uma aposta de 420.000 em um flop com Q42, depois de Kearly ter investido 1,03 milhão pré-flop. Depois disso, o fim se aproximou, e batalha final ocorreu na 53ª mão da noite. Kearly era o button e aumentou para 380.000. Katchalov pagou, e o flop veio 1063. Katchalov pediu mesa, Kearly apostou 300.000, e Katchalov aumentou para 800.000. Kearly então foi de all-in, e Katchalov pagou com J10 – tinha acertado um par de dez. Kearly mostrou KJ, e estava em apuros. A carta do turn foi o J, e o river trouxe o 2. Katchalov venceu a mão e o torneio, com dois pares — valetes e dez. Kearly terminou na segunda colocação, ganhando $1.252.640.

“Essa foi uma experiência realmente incrível. Eu conseguia cartas o tempo inteiro, e tudo ocorreu exatamente como eu esperava”, disse Katchalov depois da vitória. Ele levou para casa $2.482.605 pela conquista, assim como um buy-in no valor de $25.500 no WPT World Championship de 2008. Ele também bateu um recorde ao vencer a mesa final em apenas 53 mãos, o menor número de mãos que uma mesa final do WPT teve para determinar um vencedor. Tal feito ultrapassou o de Doyle Brunson, que ganhou o WPT Legends of Poker de 2004 em 56 mãos. Foi uma bela coincidência o fato de o recorde de Doyle ter sido quebrado no torneio que leva seu nome.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×