EDIÇÃO 3 » ESPECIAIS

BELOW ABOVE - Abaixo de ninguém. Acima de todo mundo

Kevin ‘BeL0WaB0Ve’ Saul Vence o World Poker Tour Bellagio Cup III


Julio Rodriguez

Com toda a ação que estava ocorrendo em Las Vegas, os eventos do Bellagio Cup III começaram sem muita emoção. Competir com o Rio All-Suite Hotel and Casino, The Venetian e Binion’s, a presença do público nos eventos iniciais do Bellagio Cup III não era exatamente o que o Jack McClelland, diretor de torneio, esperava. Estimava-se cerca de 100 jogadores por evento, mas demorou até o campeonato de $10.000 para que se visse jogadores se acotovelando nas portas. No total, 535 jogadores se espremeram no Fontana Lounge durante os três dias iniciais, gerando um prêmio total de $5.189.500.

Ano passado, Shannon Shorr ganhou $960.690 depois de derrotar 324 competidores. Esse ano, o famoso profissional da Internet Kevin “BeL0WaB0Ve” Saul lideraria do começo ao fim, após se recuperar de uma “fatiada” sofrida logo no início na mesa final, para então levar o título.


Todas as imagens dessa reportagem são cortesia do World Poker Tour


Dia 1 — Três dias com Cinco Níveis
Devido a mudanças no calendário do Main Event do WSOP, um dia extra foi adicionado ao Cup, o que disponibilizava três “Dias 1” para aqueles que não tivessem tido sorte na Série Mundial.
No Dia 1–A, Kevin Saul tornou-se chip leader disparado quando eliminou seu colega David Singer. Este aumentou para $1.700 e Saul pagou. O flop foi QJ9 e Singer apostou $5.000. Saul aumentou para $10.000 e Singer voltou all-in. Saul pagou imediatamente, e mostrou K10, acertando o nut straight. Singer mostrou J J, trincando no flop e esperando virar um par no bordo. Mas as cartas do turn e do river foram 3 e 8, respectivamente, e Singer foi eliminado, dando a Saul mais de $200.000 em fichas. Ele terminaria aquele dia com $262.075, de longe o maior stack.

David Oppenheim batalhou com um short stack durante a maior parte do Dia 1– B, mas participou de uma incrível disputa que lhe garantiu a liderança. Em um flop com 873, o oponente de Oppenheim empurrou all-in e ele pagou os $46.000. Seu oponente mostrou 87, acertando dois pares, e Oppenheim tinha A10, pela queda para o nut flush. O turn e o river foram A e Q, respectivamente, dando a Oppenheim exatamente o que ele queria e dobrando suas fichas para $100.750, o que fez dele o chip leader do Dia 1–B.

Mike Matusow passou a maior parte do dia reclamando com os organizadores do torneio por causa de uma penalidade de 20 minutos que ele tinha sofrido, por ter falado ao celular na mesa. Matusow tentou apelar, ajudado por Freddy Deeb, mas a punição foi mantida. Como resultado, seu stack ficou perigosamente baixo. Em determinado momento, ele foi de all-in com seus $5.400 restantes, segurando K Q, mão que estava muito abaixo da de seu oponente: A A. Apesar disso, o bordo foi 7 5 2 10 8 e Matusow fez um flush de copas que o fez dobrar seu stack e garantiu sua sobrevivência.

O Dia 1–C foi o mais longo dos três, com 232 jogadores, a maioria vinda do Hotel Rio quando soube que ainda dava tempo.

Profissionais de respeito que não haviam ido bem estavam nesse meio, como Phil Ivey, Roland De Wolfe, Max Pescatori, Men “The Master” Nguyen, Scott Fischman, Barry Greenstein, Michael Mizrachi, Paul Wasicka, John “The Razor” Phan, Phil Hellmuth e o campeão do ano anterior, Shannon Shorr.

Dia 2 —Diminuindo a Concorrência
Os 240 jogadores remanescentes foram separados para jogar em duas salas, devido a problemas de espaço no Bellagio. Metade deles continuou a jogar na sala de poker, enquanto o resto jogou nas salas DaVinci do centro de convenções do hotel. Quando o número de jogadores foi reduzido para 150, todos foram acomodados no centro de convenções para entrar na disputa pelo dinheiro, que contemplaria os 100 primeiros colocados.

Perto de estourar a bolha, o jogo foi surpreendentemente loose, com potes grandes para todo lado. Não demorou muito até que os competidores ficassem in the money, fazendo com que o número de jogadores diminuísse dramaticamente. Robert McLaughlin, que chegou como um dos chip leaders, “tiltou” após perder para o four de Damas de Lee Markholt e quase não ganhou dinheiro, recebendo $15.490 pelo centésimo lugar. Também levaram dinheiro, sem se classificar para o terceiro dia, Bob Stupak (99º), Bill Gazes (89º), Ralph Perry (84º), Kristy Gazes (79º), Gioi Luong (76º), Alan Smurfit (68º) e Victor Ramdin (59º). Cinqüenta e sete jogadores sobreviveram àquele dia, e retornariam no seguinte para tentar figurar num dos seis lugares da mesa final, que seria televisionada.

Dia 3 — Rumo à Televisão
Não demorou muito para que uma nova leva de profissionais fosse eliminada. John Hennigan (53º), Fred Goldberg (49º), Erik Friberg (46º) e Nenad Medic (44º) saíram de cena logo cedo, enquanto alguns jogadores começavam a se destacar do resto.

O casal do poker, David Benyamine e Erica Schoenberg, se firmou no topo do ranking ao longo do dia. Então Benyamine deu all-in com o top pair e o top kicker, mas foi eliminado quando seu oponente acertou um par maior. Ele ficou em 20º lugar e depois foi ver o jogo de Schoenberg, que não teve melhor sorte. Chris Bonita aumentou para $47.000 e Schoenberg voltou all-in de $102.000. Schoenberg mostrou AK e era favorita contra seu oponente, que tinha AQ. O flop veio 7 63, mantendo-a à frente. O turn foi o inofensivo 8, mas o river trouxe a Q, eliminando Schoenberg no 18º lugar. Benyamine e Schoenberg saíram do torneio com $41.310 cada.

Nam Le estava prestes a conseguir chegar à mesa final, mas saiu antes de poder aparecer no cenário do WPT, sendo eliminado na oitava colocação. A bolha da mesa final estourou logo, com jogadas rápidas e agressivas, e quando a poeira finalmente baixou, Konstantin Puchkov, Eric Panayiotou, Danny Wong, Mike Matusow, Shane Schleger, e Kevin Saul eram os únicos que permaneciam de pé.

Dia 4 — Saul Vacila, Mas se Recupera
No início da mesa final, a contagem de fichas era a seguinte:
1. Kevin “BeL0WaB0Ve” Saul — $4.210.000 (assento nº 1)
2. Mike Matusow — $1.872.000 (assento nº 4)
3. Shane “Shaniac” Schleger — $1.838.000 (assento nº 6)
4. Danny Wong — $1.022.000 (assento nº 5)
5. Konstantin Puchkov — $1.005.000 (assento nº 3)
6. Eric Panayiotou — $759.000 (assento nº 2)

Foi um começo difícil para o chip leader, que estava jogando muito loose e muito rápido por causa da estrutura de blinds, que era estranhamente lenta. Na mão nº 8, Saul aumentou para $77.000 e Wong pagou. O flop veio 874 e Wong apostou $135.000. Saul pagou, e a carta do turn foi o 10. Wong apostou $225.000 e Saul voltou all-in. Wong imediatamente pagou com seus $729.000 restantes, mostrando A A. Saul estava em apuros com K J e uma gaveta. O river trouxe o 6 e Wong duplicou seu stack, voltando à competição. Apenas duas mãos depois, Saul entregou $800.000 em fichas a Matusow, que conseguiu uma trinca de noves no flop. Depois de começar com um stack impressionante, o chip leader corria o risco de cair em sexto lugar.

Saul atribui seu renascimento no torneio ao primeiro break da mesa final. Depois de ter iniciado a final table com o celular desligado, Saul o ligou durante essa pausa e foi saudado com dezenas de mensagens de apoio e inúmeras ligações. Esse foi o combustível de que ele precisava para se concentrar e começar o longo caminho em direção à liderança.

Não demoraria muito para que o primeiro jogador fosse eliminado. Em um flop com Q64, Matusow apostou $35.000. Puchkov pagou, e o turn foi o 3. Matusow então apostou $225.000 e Puchkov decidiu ir de all-in. Matusow completou os $198.000 adicionais e mostrou Q-9, top pair e um kicker mais alto. Puchkov mostrou Q-5, top pair e duas pontas para uma seqüência. O 8 apareceu no river, e Puchkov saiu em sexto lugar, levando $103.280.

Cerca de 20 mãos depois, sobraram apenas quatro competidores, depois que Panayiotou foi de all-in com $315.000 e Saul pagou. Saul mostrou AK e Panayiotou, J10. O bordo veio 10945, colocando Panayiotou na frente. Mas o river trouxe o A, derrubando Panayiotou na quinta colocação. Ele foi para casa com $154.920.

Os quatro jogadores remanescentes eram os favoritos dos fãs no último dia, e agora a multidão estava dividida. Schleger não teve medo de enfrentar Saul a noite inteira, e a platéia adorou isso. Na última mão de Schleger, Saul aumentou para $175.000 e Schleger voltou all-in, com $1.539.000. Saul pagou e mostrou AJ, enquanto o dominado Schleger revelou A6. O dramático flop foi J106, e ambos acertaram pares com seus kickers. O turn foi o K, o que permitiria um empate. Mas o river foi o 4, fazendo de Schleger o quatro colocado, que faturou $232.690.

Essa foi a segunda mesa final consecutiva de Wong no World Poker Tour, depois de ter terminado em sexto lugar no evento Mandalay Bay Championship. Mas o que o futuro guardava para Wong não era a vitória, pois um duro baque o enfraqueceu no jogo. Em um flop com 763, Saul apostou $150.000 e Wong aumentou para $350.000. Saul pagou, e o turn foi o J. Saul então apostou $100.000 e Wong rapidamente aumentou para $700.000. O reraise de Saul foi seu all-in, e Wong pensou durante alguns minutos antes de pagar. Saul tinha J3, acertando o top pair e o bottom pair, além de um flush draw; enquanto Wong tinha 76, os dois middle pairs. Wong precisava de um 6 ou um 7 para permanecer vivo, mas o river foi o 9, duplicando o stack de Saul e o levando à liderança absoluta. Após essa mão, Wong tinha ficado com cerca de $800.000. Cinco rodadas depois, ele foi eliminado com A3 contra KJ de Matusow. Wong levou $361.480 pela sua terceira colocação.

Com uma lenta estrutura de blinds que o WPT testava agora – após ouvir durante anos as reclamações dos jogadores – o heads-up poderia ter durado horas. Mas, na 21ª mão, Saul aumentou para $220.000 e Matusow pagou. O flop foi 1065 e Saul apostou $385.000. Matusow foi de all-in e Saul pagou imediatamente. Saul mostrou QQ e Matusow, 87, duas pontas para um straight e um flush draw. Ele precisava de qualquer carta de paus, de um 9 ou um 4 para duplicar suas fichas, e estava um pouco à frente. A carta do turn foi o 3 e a do river o K, dando a Saul o título do Bellagio Cup III. Matusow ganhou um prêmio de consolação de $671.320, enquanto Saul levou para casa $1.342.320, o bracelete de ouro e um lugar no valor de $25.000 no WPT Championship.

Com mais de $1 milhão em ganhos no poker online desde janeiro de 2006, Saul rapidamente se tornou uma lenda da Internet. É muito difícil que alguém encontre um ranking em qualquer website no qual o hiper-agressivo Saul não apareça nas primeiras posições. Com essa vitória, BeL0WaB0Ve conseguiu sua primeira grande conquista em um torneio live e se tornou mais um jogador online de sucesso que acabou vencendo também um evento do WPT.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×