EDIÇÃO 18 » MISCELÂNEA

BSOP: E Viva o Campeão Brasileiro de 2008


Leandro Brasa

O cenário era perfeito para o que estava por vir: a maior cidade do Brasil, maior centro financeiro da América Latina e principal celeiro de craques do poker nacional. E foi com esse pano de fundo que 53 competidores participaram da etapa especial do Torneio dos Campeões do BSOP, ajudando a definir o detentor do Bracelete de Prata de 2008.

Antes de a ação começar, foram honrosamente convidados a ocupar seus lugares às mesas os 10 campeões das etapas regulares que ocorreram ao longo do ano. Recebidos com palmas, cada um dos campeões demonstrou como o poker do Brasil evoluiu no ano que passou. Tivemos campeões dos quatros cantos do país, das mais diversas idades e perfis (abaixo).

O mais interessante é que os principais protagonistas da disputa não estavam entre os jogadores elencados. O catarinense Cláudio Baptista, líder do ranking BSOP 2008 (1.229 pontos) e brasiliense, radicado em Santa Catarina, Leandro “Brasa” (894 pontos), prometiam brigar pelo título nacional deste ano com unhas, fichas e cartas.

Além desses, outros grandes nomes do poker nacional se alinharam para abrilhantar ainda mais o Torneio dos Campeões do BSOP: Felipe Mojave, Caio Pimenta, Sérgio Brun (campeão brasileiro de 2007), dentre outras feras.

Quando o diretor de torneios da Nutzz, DC, anunciou o início, a disputa provou ser do mais alto nível. Folds incríveis, jogadas bem trabalhadas e grandes blefes foram mostrados ao longo de mais de 10 horas de jogo.

Os destaques do Dia 1 foram o cearense Bruno Foster (161.500 fichas) e o gaúcho Gustavo Sobral (110.000 fichas), que se alternaram na liderança de fichas. Destaque também para a eliminação prematura do líder do ranking, Cláudio Baptista, na 32ª colocação.

Entre 17 jogadores classificados para o Dia Final, apenas Leandro “Brasa” (80.600 fichas) ameaçava o título de Cláudio Baptista. Mas, para o sonho do bicampeonato de Brasa se realizar, ele tinha a dura tarefa de se classificar entre os três primeiros do torneio. Muita emoção estava garantida para o Dia Final e a torcida se aglomerava em volta das mesas.

O chip leader Bruno Foster começou o dia impondo um jogo agressivo e eliminando diversos adversários. Mas foi o paranaense Cristiano “A Casa” Fernandes quem eliminou o bolha da mesa final, o baiano Tico Viana, e definiu os 9 finalistas do torneio.

Para desespero de Cláudio Baptista, Leandro “Brasa” soube se manter entre os líderes e sua presença na mesa final garantia ainda mais emoção para o torneio. A diferença entre eles naquele momento era de apenas 113 pontos.

Logo no ínicio da mesa final, Cristiano “A Casa” se envolveu em um grande pote contra o catarinense Maycon Rosa, e perdeu quase todas suas fichas. Pouco depois, Cristiano (JTo) foi all-in e recebeu call do paulista João Dianda (A4o). O bordo trouxe A-2-K-3-4, e “A Casa” caiu em 9º lugar.

Com esta eliminação, Maycon construiu um bom stack e seguiu eliminado oponentes. A próxima vítima acabou sendo o paranaense Sérgio Brun (22), que foi all-in e recebeu call de Maycon (KQo). Um bordo com J-5-T-9-2 não ajudou Sérgio, que acabou dando adeus à disputa na 8ª colocação.

A ação seguia alucinante na mesa final, e poucas mãos depois o título do ano se definiu. Após raise do paulista João Dermejian (AKo) e call de Bruno Foster (AKo), Leandro “Brasa” (K4s) tentou um move e recebeu call de João. Completamente dominado na mão, Brasa não achou ajuda no board (5-8-Q-A-K) e foi eliminado na 7ª colocação. Dessa forma, estava confirmado o título de Campeão Brasileiro de 2008 para Cláudio Baptista!

O torneio foi paralisado por alguns minutos para a celebração de Cláudio, que recebeu muitas palmas e congratulações pelo título! Minutos depois a ação foi retomada, e Maycon Rosa (AKo) dá bet, recebendo call de Gustavo Sobral. João Dianda (TT) anuncia all-in, e o pronto call de Maycon faz Sobral desistir da mão. O board veio 8-5-6-6, e um A no river decretou a eliminação de Dianda na 6ª posição.

A próxima queda da mesa final acabou ficando marcada como a mão mais incrível do torneio. Bruno Foster (KK) anuncia bet e recebe all-in de Francesco Keko (AA), prontamente pago pelo jogador do Ceará. Ambos possuíam stacks consideráveis no momento, e o flop veio 237, dando flush draw para Foster. O turn foi um A, mas o river trouxe um 8 e Foster elimina Francesco na 5ª colocação.

João Dermejian (KK) também não consegue escapar do jogo forte de Bruno Foster (63o). Após bet-call de Foster, o flop J-6-3 foi mortal para Dermejian, que anuncia all-in. Nada muda no turn e no river, e Dermejian cai na 4ª colocação.

O cearense Bruno Foster segue impondo um jogo forte, e Gustavo Sobral (K3o) também não resiste, caindo na 3ª colocação após o bordo Q-J-J-7-9 não o ajudar diante do 3-3 de Foster.

O heads-up do torneio é entre Bruno Foster (758.000 fichas) e Maycon Rosa (302.000), com grande vantagem para o primeiro. Logo no começo, Maycon mostra que a vida de Foster não seria fácil e dobra suas fichas com 44 contra TT, acertando uma sequência milgarosa em um bordo 7-5-3-6-6.

Mas Foster não perdeu a calma e soube se recuperar, virando o jogo mão a mão e confirmando o título logo depois. Com um flop J-2-8, Foster (TT) dá bet-all-in após raise de Maycon (K8o). O turn (5) e o river (2) não atrapalham Foster, que pôde comemorar o título do Torneio dos Campeões do BSOP 2008!
Parabéns a Bruno Foster! E parabéns também ao Campeão Brasileiro de 2008, o catarinense Cláudio Baptista! O BSOP prova mais uma vez ser o principal torneio do Brasil, além de grande formador de craques do poker nacional!

Leandro “Brasa” Pimentel, campeão brasileiro em 2006, é profissional do Full Tilt Team, e foi o primeiro jogador do Brasil a participar de uma mesa final da WSOP




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×