EDIÇÃO 17 » MISCELÂNEA

Heads-up com J.C. Tran

Jogando contra o maníaco


Kristy Arnett

J.C. Tran é conhecido por ser um dos mais sólidos e consistentes jogadores de torneios do circuito. Ele tem mais de $6,4 milhões em ganhos na carreira, um bracelte da World Series of Poker e um título do World Poker Tour. Há anos Tran tem se mantido firme na parte de cima da tabela do Jogador do Ano da Card Player, tendo acabado em segundo em 2007 e terceiro em 2006. Ele sabe como jogar contra todos os jogadores — inclusive o maníaco.

Eu acho que muitos jogadores cometem o erro de perseguir o maníaco. Isso faz com que cometam muitos deslizes. Se você tiver posição sobre ele, eu não recomendo dar raise. Deixe que ele aposte, especialmente se você tiver uma grande mão. Se ele der sorte, paciência. Se você estiver disposto a aumentar, esteja preparado para ir all-in. A coisa mais importante é deixá-lo vir até você: não vá atrás dele. Mais cedo ou mais tarde, ele vai quebrar e cometer um erro, e você ganhará as fichas dele. Além disso, não jogue muitos draws, pois isso pode sair muito caro. Se resolver jogar, certifique-se de que é forte o suficiente a ponto de, se você flopar um top pair, está disposto a colocar fichas com ele. Minha sugestão é: não blefe contra o maníaco.

Muitos jogadores tentam se isolar voltando reraise com A-10 ou A-J, e o maníaco vai all-in. Agora eles estão diante de uma decisão importante, pois A-J ou A-10 é uma mão forte contra a gama dele, mas ele sempre pode ter algo forte, então o que acontece se ele mostrar um ás maior ou um par decente? Isso será um coin flip ou então você estará perdendo.

Mantenha também o pote pequeno. Ele [o maníaco] não vai blefar muito se o pote estiver assim, mas, se o pote for grande e ele blefar, vai ser um all-in ou uma aposta muito forte que pode lhe machucar ou eliminar. Por exemplo, se o pote for de 2.000 e ambos vocês tiverem estoques de 40.000, ele não vai empurrar 40.000. Mas digamos que ele tenha aumentado para 600 pré-flop, você tenha reaumentado para 2.000 e ele agora reaumente para 6.000 ou 7.000 e você pague. De repente, em vez de disputar um pote de 2.000, você está jogando um de 13.000-14.000. Quando chegar no turn, provavelmente você estará diante de um all-in. Portanto, mantendo o pote pequeno, será difícil para ele blefar. Você pode até ter fichas suficientes para pagar com o segundo ou mesmo terceiro par se achar que vai ganhar. Muitas pessoas vêem que ele está dando fichas para esse ou aquele cara, e acham que precisam chegar e ganhar algumas, mas não é assim que funciona. Você só precisa ser paciente e receberá as mãos. E se não receber e o maníaco blefar contra outro cara, que seja. Haverá mais maníacos. Não force a barra. Simplesmente espere e seja paciente: esse é meu maior conselho.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×