A temporada 2019 da WSOP não acabou quando o francês Bertrand “ElKy” Grospellier ergueu o bracelete do último torneio da versão europeia da série. Na última sexta-feira, 8, o jornalista Alex Elenskiy divulgou em seu Twitter que a organização do festival cometeu um erro na hora de contabilizar as premiações do campeão do ranking Daniel Negreanu. Segundo o russo, o “KidPoker” ganhou 213 pontos pela 36ª posição no Evento 68: US$ 1.000 NL Hold’em ONLINE Championship, porém o canadense sequer ficou ITM neste torneio. Com a retirada dos pontos indevidos, o integrante do Hall da Fama do Poker passou a ocupar a terceira colocação, com o australiano Robert Campbell faturando o título e o norte-americano Shaun Deeb o vice.
Não demorou para que o levantamento de Elenskiy chegasse ao principal fórum de poker, o 2+2. Antes mesmo de qualquer anúncio oficial, Negreanu usou as suas redes sociais para parabenizar Campbell pela história conquista.
“Estou genuinamente feliz pelo Robert porque eu sei o que isso significa para ele e para toda a Austrália”, escreveu Negreanu.
De acordo com a WSOP, o “KidPoker” recebeu os pontos do Evento 68 por conta de um erro na hora que os resultados do Evento 87: US$ 3.000 H.O.R.S.E. foram publicados no sistema.
“Os resultados do Evento 87 para os jogadores que ficaram entre a 32ª e a 46ª posição foram erroneamente adicionados ao Evento 68, que havia sido disputado há mais de duas semanas. Quando um dos nossos funcionários fez o upload destes 15 competidores eliminados no Evento 87, no dia 16 de julho (incluindo Daniel Negreanu na 36ª posição), ele cometeu o erro de lançá-los no Evento 68”, disse em nota a WSOP.
Além de ter impedido Campbell de comemorar a sua vitória no início da semana, a WSOP afetou o desempenho do único jogador que podia ter superado Negreanu na reta final da WSOP Europa, o grinder Shaun Deeb. Por conta da falha da organização, o campeão do ranking de 2018 chegou ao Dia Final do Colossus com a obrigação de ficar no top 5 para ultrapassar o canadense. Caso o erro tivesse sido corrigido mais cedo, Deeb poderia ter ficado com o título ao terminar o campeonato na nona colocação. Na última segunda-feira, o craque deixou o torneio na 11ª colocação.