GERAL

Texas Hold"em é um Jogo de Habilidade


 

31/03/2009 00:00
Texas Hold


O título da notícia não é nenhuma novidade se você está no mundo do poker online. Há um motivo para o PocketFives.com ter se tornado tão popular no ranking dos jogadores online: Texas Hold’em é, em essência, um jogo de habilidade. O Cigital e o PokerStars levaram esse mantra um passo adiante, e fizeram um estudo em 103 milhões de mãos. Qual porcentagem dessas você acha que chegaram a um showdown? Vá em frente, eu espero. Quando o estudo foi levado a público, ele revelou que apenas 24.3% das mãos chegaram ao showdown. As outras 75.7% das mãos foram ganhas no processo de dar bet, raise, e fold. Vejamos alguns dados específicos do estudo do poker online.

O estudo foi conduzido no PokerStars, em conjunto com o Cigital. Os resultados foram escritos pelo Professor Sean McCulloch, da Ohio Wesleyan University, e Paco Hope, Technical Manager da Citigal. O propósito foi “estabelecer números claros, derivados de uma amostra significativa de jogo real.” As informações foram pegas do PokerStars em Dezembro, por volta do momento em que o site estava quebrando recordes mundiais de maior torneio de poker online (35.000), assim como maior número de jogadores simultaneamente no feltro virtual (250.500).

Três-quartos das mãos em questão foram resolvidos antes que os jogadores pudessem mostrar suas cartas para ver quem ganharia. Das 24.3% mãos que chegaram ao showdown, apenas 50.3% delas foram vencidas pelos jogadores que teriam as melhores cartas. Nas outras 49.7% das vezes, o jogador com a melhor mão foldou antes do showdown. Portanto, o jogador que tinha a melhor mão ganhou apenas 12% no showdown. Se você for uma pessoa que prefere gráficos, a tabela ao lado mostra a distribuição de mãos que não chegaram ao showdown (em roxo), chegaram ao showdown mas uma mão inferior ganhou (em verde), e chegaram ao showdown com a melhor mão tendo vencido (em azul).

Como pode ser esperado, um estudo com razões matemáticas demonstrando que o poker é um jogo de habilidade foi alegremente aceito pela Poker Players Alliance (PPA), que usaram a nova munição em casos recentes em tribunais da Carolina do Sul, Pensilvânia, e Colorado. O presidente da PPA, Alfonse D’Amato, jogador de poker e ex-senador de Nova York, comentou em uma coletiva de imprensa, “Como jogador de poker, posso dizer que saber quando jogar a mão ou dar fold não é baseado somente nas cartas que você recebe, mas em uma série de decisões baseadas em habilidade e nas ações feitas por outros jogadores. O estudo oferece informação para dar suporte à argumentação feita pelos jogadores de poker ao redor do mundo de que é habilidade, e não pura sorte, que determina o resultado desse jogo.”

Ao Professor Robert Hannum, da University of Denver, foi dada a responsabilidade de apresentar os resultados do estudo sobre poker em um tribunal da Carolina do Sul, onde cinco réus foram acusados de jogo ilegal em 2006. A PPA pagou para mandar ambos Hannum e o anfitrião do World Poker Tour Mike Sexton para a Carolina do Sul para testemunhar que o poker é um jogo de habilidade. Em sua decisão, o Juiz Larry Duffy colocou a nota, “Texas Hold’em é um jogo de habilidade. As provas e o estudo que provam esse fato são esmagadores.” No entanto, os cinco réus ainda foram declarados culpados, porque as leis da Carolina do Sul não deixavam claro que a habilidade deveria ser o fator determinante na questão do jogo ser ou não ilegal. Haverá recurso no caso.

No estudo da Citigal, apenas cash games foram considerados. Além disso, ambos heads-up e jogos de play money foram excluídos. Mesas de micro-limit foram excluídas devido à crença dos autores do estudo de que estas eram similares demais aos money games, embora os resultados revelem que “algumas” foram incluídas. As situações nas quais o bordo apresenta as cinco melhores cartas ou os dois jogadores dividem o pote não foram consideradas como vitórias da melhor mão. O PokerStars solicitou que vários jogadores entregassem seu histórico de mãos, e recebeu 714.000 utilizáveis. O número representou 0.69% das 103 milhões estudadas.

Em nível nacional, pode ser importante ver o poker definido como jogo de habilidade. Durante o 110°Congresso, que terminou em Dezembro, o congressista Robert Wexler (D-FL) introduziu o Skill Game Protection Act, que isentava o poker, bridge, mah jong, e outros jogos classificados como “de habilidade” do Wire Act de 1961 e do Unlawful Internet Gambling Enforcement Act (UIGEA). Muitos na indústria têm argumentado que a melhor chance do jogo de ser legalizado é com uma lei específica para poker online, que será muito mais fácil de passar se o jogo for claramente de habilidade.

(Artigo publicadono PocketFives.com. Para mais informações, visite o site: www.pocketfives.com)


Já conhece o app Suprema Poker?
Baixe agora para iOS, Android ou PC e comece a jogar agora mesmo!

 



+GERAL

A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123