O portal PokerNews, maior site de notícias do esporte da mente, deu um grande destaque ao Brasil nesta quarta-feira, 12. Em celebração da independência do País, comemorada na semana passada, o jornalista Jason Glatzer publicou uma lista com os cinco melhores jogadores do poker nacional. Em seu texto, ele deixou claro que levou em conta os resultados nos MTTs ao vivo e online.
A primeira colocação ficou com o mineiro João Simão, craque do partypoker que já chegou a liderar ao mesmo tempo os rankings do Global Poker Index e do PocketFives.
Apesar de não participar de grandes eventos há um bom tempo, Alexandre Gomes ocupa a segunda colocação. Glatzer justifica a sua escolha afirmando que o curitibano é o mais bem-sucedido jogador de torneios ao vivo do país, com um ganho de US$ 3,6 milhões.
A última vaga no pódio pertence a Felipe Mojave, paulista que puxa a fila brasileira na classificação do GPI.
Um dos principais embaixadores do esporte, André Akkari foi eleito o quarto melhor jogador. Já fechando a lista aparece Thiago Decano, outro ex-campeão da WSOP.
Em 2012, jornalistas brasileiros se aventuraram e criaram a sua própria lista. Organizada pelo blogueiro do PokerStars, Sérgio Prado, a votação consistia na escolha de 10 jogadores. Os três profissionais “ouro” recebiam 5 pontos, os três “prata” ganhavam 3 pontos e os 4 últimos, os “bronze”, ficavam com 2 pontos. Participaram da eleição: Alexandre Ferreira (Pokerdoc), Alexandre Gonçalves (Intellipoker), Ari Aguiar (ESPN), Bruno Nóbrega (Card Player), Danilo Telles (MaisEV), Fabio "Mamute" Rodrigues (MeBeliska), Gabriel Rubinsteinn (Flop / Superpoker), Guga Fakri (Pokerdoc), Guilherme Kalil (Bluff), Juliano Maesano (Flop / Superpoker), Luiz Fernando Hermesmeyer (PokerNews), Marcelo Souza (Card Player), Pedro Nogueira (El Hombre / Card Player), Sérgio Prado (ESPN / PokerStars Blog / TV Poker Pro) e Victor Marques (TV Poker Pro). André Akkari e Thiago Decano terminaram a votação empatados na primeira colocação, com 73 pontos. Logo atrás ficaram Caio Pessagno (56) e Ariel Bahia (43). Estes foram os únicos jogadores citados por todos os especialistas. Entre os outros craques votados, destaque para Alexandre Gomes, Gabriel Goffi, Caio Pimenta, Rodrigo “Zidane” Caprioli e Flávio Reis.