O poker é um jogo único. Em torneios realizados em todo o mundo, profissionais e recreativos ficam lado a lado. Não é nada incomum fãs eliminarem seus ídolos e iniciantes surpreenderem consagrados veteranos. No Brasil, muitos amadores são verdadeiros colecionadores de títulos do BSOP, o Campeonato Brasileiro. Conceituado cirurgião geral em Londrina, no Paraná, Ricardo Nakamura já levou dez troféus de campeão para casa. Em 2019, ele chegou a sonhar com o título do ranking, ameaçando a conquista de vários profissionais.
Antes de se apaixonar pelo poker, Ricardo tinha outro hobby, o golfe.
“Comecei em home games, como a maioria. Ia jogar golfe com os amigos, e quando acabavam as rodadas, a gente sentava à mesa e jogava poker. Com o tempo, o hobby ficou um pouco mais sério, começamos a participar dos torneios, e assim comecei a seguir o BSOP, há cerca de dez anos”, diz o médico
Multicampeão do BSOP, Ricardo venceu em etapas disputadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Natal e Salvador. No momento, ele está em Gramado, no Rio Grande do Sul, onde nunca venceu.
“Qualquer triunfo é muito legal, participar com jogadores profissionais em torneios com fields bem grandes e conquistar o título é sempre muito gratificante. Realmente, nunca ganhei aqui em Gramado, mas vai ser muito legal se eu ganhar”, contou.
Para deixar a Serra Gaúcha com a mala cheia, Ricardo vai precisar superar grandes nomes do poker não da região como de todo o país. Acostumado a grandes desafios, ele enxerga com bons olhos a oportunidade de encarar grandes estrelas do país.
“O poker tem essa vantagem, você consegue jogar contra profissionais, que vivem, estudam e se dedicam em tempo integral e ainda tem chance de ganhar. No golfe, é impossível jogar contra profissionais e ter qualquer chance; no poker, eu posso disputar contra profissionais, estar ao lado dos melhores do mundo. A chance pode até ser pequena, mas é uma chance”
A passagem de Ricardo por Gramado é um esquenta para aquele que é o maior festival do país, o BSOP Millions. Com uma premiação garantida de R$ 20 milhões, o campeonato vai receber jogadores de todo o continente, incluindo Ricardo.
“Já me programei também para ir ao BSOP Millions, que é a maior etapa do ano e com os maiores garantidos e premiações, além de encontrarmos todos nossos amigos, então estarei presente”.
A etapa de Gramado do BSOP acontece até o dia 18 de outubro no Wish Serrano Resort & Convention, já o BSOP Millions começa a ser disputado no dia 14 de novembro nno WTC Sheraton, em São Paulo.