Lenda do poker na Flórida, o veterano John Cernuto morreu aos 81 anos. Conhecido como “Miami John”, ele acumulou 583 ITMs em 38 anos de carreira, um recorde na história dos MTTs live.
Cernuto aprendeu as regras do seven card stud ainda criança nos jantares da sua família. Ele seguiu jogando enquanto estava na faculdade e servindo ao exército.
A volta aos feltros aconteceu quando Cernuto mais precisava de dinheiro. Em 1981, ele perdeu o seu emprego de controlador de tráfego aéreo após participar de uma greve.
Sem pensar duas vezes, Cernuto decidiu se arriscar nos eventos. A sua primeira premiação foi aos 43 anos. Pouco tempo depois, ele sagrou-se campeão do Amarillo Slim’s Super Bowl of Poker, no cassino Caesars Palace.
“Eu venci de ponta a ponta, perdendo apenas dois potes em todo o campeonato. Me registrei como ‘Miami John’. A minha atuação foi tão mágica que eu optei por manter o apelido”.
Pelos próximos vinte anos, Cernuto cravaria pelo menos um torneio em cada festival que participou. Em uma época em que os melhores do mundo se dedicavam exclusivamente aos cash games, ele lutou bastante para que os eventos tivessem mais atenção.
“Houve um período em que os torneios estavam em tendência de queda, mas eu e um grupo de cerca de 50 pessoas continuamos a apoiá-los enquanto a maioria dos outros estava, compreensivelmente, focados nos cash games. De certa forma, nos nós tornamos os novos pioneiros dessa indústria e a mantivemos unida até adquirir uma boa popularidade novamente. Agora, é um grande negócio e eu tenho muito orgulho da nossa luta”.
Dono também de 76 títulos, incluindo três da WSOP, Cernuto foi finalista na eleição do Hall da Fama tanto em 2023 quanto em 2024.
No Twitter, vários profissionais pediram por uma nomeação póstuma. Já Norma Chad sugeriu a criação de um prêmio “Miami John Cernuto” para o melhor jogador de mixed games da WSOP.