GERAL

Perdas no poker: 3 dicas para não se desestabilizar

O psicológico tem um peso tão grande quanto a parte técnica


 

14/03/2019 08:49
Perdas no poker: 3 dicas para não se desestabilizar/CardPlayer.com.br


Já faz algum tempo que o poker perdeu o estigma de jogo de azar e passou a ser reconhecido como um esporte mental — com o aval da Federação Internacional dos Esportes da Mente (IMSA) — ao lado do xadrez, gamão e de outras modalidades. Como as perdas no poker são inevitáveis, o seu aspecto psicológico tem um peso tão grande quanto a sua parte técnica.

Ter um bom controle mental pode ser o detalhe que falta para o seu jogo deslanchar. Por esse motivo, preparamos este post com o objetivo de apresentar 3 dicas para que você não se desestabilize quando passar por um momento de derrota no poker. Acompanhe!

1. Tenha limites e saiba a hora de parar
A pressão financeira é uma das inimigas da saúde mental. Em um jogo como o poker, que depende do controle emocional, ela pode ser fatal e levar a um looping de más decisões. Por isso, antes de ir para os feltros ou para as telas, estabeleça um limite de orçamento e siga-o à risca.

Como existem várias modalidades de poker e torneios de diversos valores, um gatilho pode ser acionado em sua mente no momento de uma perda. Com isso, a sua primeira reação poderá ser tentar recuperar o valor perdido imediatamente.

Entretanto, é importante que você controle esse impulso e não saia do seu orçamento. Pelo contrário, se não se sentir confortável ao jogar um determinado buy-in, jogue em limites mais baixos. E não encare isso como uma regressão, mas como uma estratégia. Quando você joga contra adversários mais fracos e por um preço menor, a pressão financeira é reduzida e você tem a oportunidade de ganhar confiança novamente.

Se mesmo nos limites mais baixos, você não consegue manter a concentração, o nível de jogo e ainda toma decisões equivocadas, talvez esteja na hora de parar e esfriar a cabeça. No dia seguinte, faça uma autoavaliação e, se possível, analise as suas mãos da noite anterior para observar os seus erros e o que ocasionou o descontrole após a derrota.

ROYALpag

2. Entenda que perder faz parte do jogo
É clichê dizer que perder faz parte do jogo, até porque isso é aplicável a qualquer esporte, não é mesmo? A diferença é como você encara uma derrota: como um fracasso ou como uma oportunidade de se autoavaliar e corrigir os erros.

No poker isso é mais intenso ainda, pois o jogo, além de exigir técnica e controle mental, tem uma pitada do fator sorte. Um bom jogador é aquele que entende que os resultados do poker são analisados a longo prazo e que pode perder mais do que ganhar. O importante é manter o nível do seu jogo e tomar as decisões corretas mesmo durante as perdas.

Se você for um jogador consistente, os ganhos sempre compensarão as derrotas e você será lucrativo. Afinal, não é a quantidade de derrotas que define um jogador de poker, mas o seu padrão de jogo e os resultados a longo prazo. Pense nisso!

3. Aprimore o seu jogo
A confiança pode ajudar bastante nos momentos de baixa. Ao se sentir confiante, mesmo se estiver em um downswing, você sabe que tem o conhecimento de técnicas e estratégias para sair dessa situação. Por isso, não pare de estudar, busque diversificar o seu jogo e aprenda técnicas novas.

Além de livros e blogs especializados, você pode encontrar inúmeros materiais e vídeos sobre o poker na internet — disponíveis para todos os níveis do jogo. Analisar a jogada dos seus adversários também é uma excelente forma de aprendizado.

O importante é se manter atualizado e ter o domínio sobre as suas ações. Ao agir dessa maneira, você passará pelos momentos de derrota com sabedoria e aprenderá a rever as suas estratégias sempre que necessário.

Esperamos que após a leitura deste post você consiga entender o que é preciso para não se desestabilizar com as perdas no poker. Lembre-se que ter limites, entender o valor da derrota para o seu crescimento e estudar são fatores essenciais que diferenciam um bom de um mau jogador.

Gostou deste post? Então compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a esse conteúdo. Até a próxima!

Já conhece o app Suprema Poker?
Baixe agora para iOS, Android ou PC e comece a jogar agora mesmo!

 



+GERAL

A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123