Todo mundo que começa a jogar poker logo percebe: é preciso entender de ranges! Isto porque toda a estratégia para ser bem sucedido no jogo passa por esse conceito.
Existem vários tipos de range e muitas estratégias diferentes para cada tipo de jogo. Neste post vamos falar basicamente sobre os conceitos e tipos de range que podem ser aplicados ao Texas Hold’em, seja nos MTTs ou nos ring games.
O que é o range no poker?
Um range no poker é o leque de mãos possíveis que um jogador pode ter em determinada jogada, devendo ser diferente a cada mão e situação do jogo.
Os ranges devem ser analisados tanto nas tomadas de decisão pré-flop quanto pós-flop, e variam de jogador para jogador, uma vez que aqueles que têm um perfil mais tight (duros ou fechados) terão menos mãos em seu range e os mais loose (soltos) terão muitas mãos iniciais em seu range, ou leque de mãos.
Quando falamos em ranges, podemos classificá-los em vários tipos. Mas nesse post vamos focar nos principais, que são os ranges: polarizado e linear.
A seguir falaremos sobre cada um deles.
Tipos de range: linear
Ter um range linear basicamente significa que se você tem duas mãos em seu range (uma forte e uma fraca), todas as mãos entre elas também estão no seu range.
Exemplo:
Se você aumenta uma aposta pré-flop com A♠️9♣️ e A♥️K♦️, você também aumenta com as mãos intermediárias entre essas, que são: A10, AJ e AQ.
Desta forma, seu range de open raise segue uma “linha” lógica de mãos.
Tipos de range: polarizado
Este é um tipo de range em que o jogador ou está muito forte ou muito fraco. Não contém mãos médias.
Exemplo:
Quando damos um 4-bet all-in pré-flop, normalmente temos um range polarizado:
Podendo conter:
Mãos fortes: AA, KK, QQ, AKs
Possíveis blefes: 22, 33, 44, AJo
No exemplo anterior, com a maioria do nosso range de mãos médias como 88, 99, 1010 e JKs, QKs e AQ apenas pagamos o 3-bet.
É importante entender o conceito de range polarizado, principalmente para ajustar suas mãos de blefe.
Imagine: se você só dá 4-bet all-in com as mãos mais fortes do seu range, fica muito fácil para o seu vilão foldar. E aí você deixa de extrair valor com as mãos fortes.
É claro que o seu range vai variar a cada situação e depender de muitos fatores, mas entender a lógica por trás das ações faz toda diferença!
A importância de balancear os ranges no poker
Balancear os ranges é uma estratégia básica para que você possa jogar sem ser explorado! Por exemplo: o vilão não pode saber que todas as vezes que você faz uma 3-bet do big blind contra o UTG você só tem mãos fortes. Senão, o fold fica fácil pra ele e você não extrai valor nenhum.
Se você jogar da mesma forma sempre, você deixa o seu range muito perceptível para o seu oponente!
Balancear o range é ter uma estratégia equilibrada para que em certas situações você tenha uma quantidade equivalente de blefes e mãos de valor que confundam o vilão.
Exemplo: se no UTG seu range só tem mãos de valor, tipo AK, AA, KK e QQ, seus oponentes percebem isso e se adaptam.
Então desistem facilmente de mãos dominadas como AQ, AJ e KJ e pagam com mãos de boa equidade, como os naipados de JT, T9, 98, 78, que jogam bem contra o seu range de valor.
Quando os oponentes acertam o bordo com essas mãos, dificilmente você consegue largar seu top pair e é exatamente nessa hora que você pensa: “o baralho está contra mim!”
Esse pensamento atrapalha sua evolução técnica e equilíbrio psicológico, que são fatores essenciais para quem quer ser vencedor no poker.
Jogue nos clubes da Suprema!
Agora que você já tem uma boa noção de ranges no poker, é hora de colocar em prática nos clubes de poker da Suprema, que têm jogos rolando 24h por dia.
Para encontrar um dos nossos clubes, acesse:
https://www.instagram.com/supremapkr/
https://www.facebook.com/supremapkr
https://www.twitch.tv/supremapoker