A comunidade do poker brasileiro não costuma se envolver em polêmicas que estão fora dos assuntos da sua “bolha”, porém um lamentável episódio envolvendo o 4Bet Team acabou tomando conta das discussões em todo o último final de semana.
Na sétima edição do podcast da equipe, o convidado Beto Burgess, do podcast “O Dono da Verdade”, recebeu “carta branca” para disparar uma série de comentários machistas que revoltaram jogadoras em todo o país.
Procurando entender o cenário do poker no país, Beto perguntou aos profissionais Thiago Crema, Júlio Lins e Marcos Sketch por que o número de mulheres nos feltros é tão inferior ao de homens. Sketch se prontificou a responder e citou Jordan Peterson, psicólogo clínico canadense que defende que a biologia é o que está por trás das hierarquias sociais e pela desigualdade entre os gêneros.
Para Peterson, nem a violência doméstica representa uma relação de domínio. Para ele, o feminicídio é “consequência da falta de proporcionalidade na força”.
Beto então se sentiu confortável em dizer que “não há atividade humana em que a mulher é melhor que o homem”. Na sequência, ele afirmou que iria comprovar o seu argumento com algum dado cientifico, o que não aconteceu em momento algum.
Sketch chegou a falar que não concordava com Beto, mas logo o carioca passou a endossar a opinião do convidado. Beto repetiu a sua pergunta, o que levou Júlio a dizer que as mulheres conseguem desempenhar o papel de modelo melhor do que os homens. Na sequência, o ex-campeão do Sunday Million disse que o seu comentário não poderia fazer parte da edição final do programa.
Pautas históricas do movimento feminista também foram menosprezadas. Sem apresentar estudo algum, os participantes defenderam que não há diferença salarial entre homens e mulheres “no ocidente, primeiro mundo”.
De acordo com um levantamento do site de comparação de empregos Glassdoor, nos EUA, a diferença de salários entre homens e mulheres está presente em quase todos os setores. Já no Brasil, um levantamento do Catho mostrou que as mulheres ganham menos que os colegas do sexo oposto em todos os cargos, áreas de atuação e níveis de escolaridade pesquisados – a diferença salarial chega a quase 53%.
O machismo de Beto não encontrou resistência nem no momento em que ele perguntou “se tem alguma gostosa que joga poker?”. Sketch e Júlio logo entraram na discussão e chegaram a dizer que algumas mulheres no poker recebem o “status de gostosa” apenas porque estão em um ambiente com poucas mulheres.
Em certo momento do programa, a discussão chegou ao uso de Ritalina para a melhora da concentração de jogadores que não foram diagnosticados com o TDHA (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade). Nesse momento, Sketch finalmente mostrou alguma preocupação com a influência que o programa pode ter em seus ouvintes e alertou que o uso abusivo do medicamento é muito perigoso para a saúde.
Com a imediata repercussão negativa, o 4Bet optou por retirar o programa do ar. Em nota divulgada nas redes sociais, a equipe argumentou que “não concorda com o que foi dito em alguns trechos do episódio e nem são essas as opiniões da empresa”.
Embaixadora do partypoker no país, Luíza Pillar questionou o porquê de um programa com argumentos tão misóginos ser publicado. Já Thalya Vivian definiu Beto, que se intitula “O Dono da Verdade”, um boçal. Ex-estudante de arquitetura, ela fez questão de ressaltar como o convidado foi infeliz na hora em que disse que não há nenhuma arquiteta mulher de sucesso.
Para Nayara Rocha, o programa é o reflexo de uma sociedade que historicamente diminui a mulher. A paulista ainda argumentou que “os participantes desrespeitaram as mulheres, dando suas opiniões desprovidas de base e, principalmente, sem nenhum filtro de comunicação decente”.
Laura Cintra lamentou a falta de empatia dos participantes do programa, que não se deram ao trabalho de tentar entender o porquê das diferenças de resultados entre homens e mulheres. Em seu depoimento, ela revelou que foi expulsa de casa quando optou por se profissionalizar no poker. Para a jogadora do Natural 8, isso dificilmente aconteceria com um homem.
Andressa Lincon, por sua vez, disse que a ignorância e o sacarmos dos participantes do programa é digna de pena. “As informações foram passadas de forma bizarra e irresponsável”, argumentou a profissional.
A Liga Feminina de Poker também manifestou o seu repúdio. Segundo a nota divulgada no Instagram, “além da objetificação da mulher, o programa representa ofensa grave à luta que as mulheres vêm fazendo para o crescimento do cenário do poker feminino no Brasil e em suas políticas de inclusão social. Dizer que a genética da mulher a faz menos capaz do que o homem para determinadas atividades, inclusive para o poker, é de uma ignorância profunda e desconhecimento da causa nos dias atuais”.