GERAL

Linha de Raciocínio – Billy Kopp


 

24/07/2009 00:00
Linha de Raciocínio – Billy Kopp/CardPlayer.com.br


Billy Kopp está tendo um ótimo ano. O jogador online venceu uma grande quantidade de torneios esse ano, incluindo o de $200.000 garantidos no UltimateBet, o Sunday Second Chance e Nightly Hundred Grand no PokerStars e oSunday Brawl no Full Tilt.
No circuito live, o estudante de 23 anos de Kentucky já levou uma fatia de um Main Event do WSOP Circuit por $170.000, e teve três ITMs na World Series of Poker. Ele foi o oitavo colocado no evento no. 8, por $71.115. No evento no. 45, ele perdeu por pouco sua segunda mesa final, ficando em 11° por $57.645. No Main Event, Billy Kopp acabou caindo em 12° lugar, embolsando $896.730.
A seguir, ele comenta a mão que o eliminou no ME.


Evento: WSOP Main Event
Blinds/Antes: 120.000-240.000/30.000
Jogadores: Billy Kopp (21.380.000 fichas), Darvin Moon (23.200.000 fichas)
Cartas:
Billy Kopp: 53
Darvin Moon: QJ


A Mão
Billy Kopp deu raise para 600.000 de early position, e foi pago por Darvin Moon no small blind. Flop: K92. Moon pediu mesa. Kopp apostou 750.000, e Moon pagou.
O turn foi um 2, e Moon pediu mesa novamente. Kopp foi all-in por mais ou menos 20 milhões, e Moon pagou rapidamente.
Kopp mostrou 53, um flush, mas Moon tinha QJ, um flush maior. Kopp estava drawing dead, e a carta do river, 7, não fez nenhuma diferença, mandando-o para casa em 12ª colocação.
Moon ficou com a liderança em fichas, com 45 milhões de fichas.


A Entrevista
Julio Rodriguez: Vamos discutir essa mão que fez o mundo do poker parar. Aconteceu alguma coisa que levasse a ela?
Billy Kopp: Vou explicar do meu ponto de vista. Eu havia sido chip leader - ou quase - durante dois dias quando um de meus amigos, Jordan Smith, foi mandado para a minha mesa. Eu acabara de sair com A-K contra um par de damas dele, e a mão dele se manteve firme, derrubando meu stack para 13 milhões. Foi uma mão bem padrão. Ele deu raise, eu dei 3-bet, ele foi all-in. Se ele tivesse ases ou reis nessa situação, não teria empurrado, então eu paguei, e infelizmente perdi a corrida. Se eu tivesse vencido, estaria com mais de 30 milhões de fichas, e ganharia uma vantagem muito grade. Ao invés disso, tive que começar a grindar o nível seguinte para a marca de 20 milhões de chips.
JR: Você pode nos descrever a sua situação na mão em que foi eliminado?
BR: Estávamos short-handed, e eu estava jogando naquela mesa há alguns dias; achei que tivesse uma boa leitura deles, exceto por Darvin Moon, que eu não conhecia.
JR: Bem, qual era sua opinião sobre o pouco do jogo dele que você conhecia?
BK: Certo, eu não havia jogado com ele, então perguntei a outros jogadores como ele era, e eles me disseram que as cartas gostavam dele. Ele não é um jogador muito conhecido, mas achei que era a mesma coisa do que Jamie Gold quando ele se dava bem. Sabe como é, se está indo bem, tudo pode acontecer.
JR: É seguro dizer que você não estava jogando para ficar só ITM.
BK: Sempre joguei pelo dinheiro, mas nesse ponto, eu quero o bracelete também. Sabe, recebi muito feedback negativo de jogadores em fóruns, que disseram que eu deveria ter dado fold só para ter certeza que estaria entre os November Nine, ou ganhar mais dinheiro, mas estou aproveitando cada oportunidade que tenho para ganhar um torneio. Acho que joguei um poker quase perfeito por oito dias, e só enfrentei uma má situação no final.
JR: A mão vai bem direta até o turn, quando a ação realmente começa.
BK: No turn, quando ele pediu mesa, eu apostei, e ele aumentou para 6 milhões. Quando ele deu check raise, sim, era possível dar fold, mas eu ainda tinha uma grande quantidade de fold equity. Sem mencionar que ele poderia ter uma mão que eu dominasse, como A-2 ou K-Q com uma carta de ouros, ou A-K com uma carta de ouros.
Quando flopei o flush, a última coisa que imaginei que ele tivesse era um flush maior. Ele estava jogando muitos potes, tinha um stack grande, e eu pensei que ele fosse capaz de ter várias mãos nessa situação.
JR: E um boat?
BK: Eu não consigo vê-lo dando reraise em um full-house aqui. Para ser sincero, o par no bordo não importou para mim. Se o turn vem um tijolo e ele dá raise, ainda estou entrando no pote. Muitas pessoas falaram que eu deveria ter dado call e visto o river, mas não estava disposto a ver dois pares ou outra carta de ouros no bordo. O pote já era enorme, e vencê-lo ali já me colocava na liderança em fichas.
Como eu disse, você joga um poker quase perfeito, ou que você julga quase perfeito, por oito dias; é realmente duro encontrar uma mão assim.
JR: Havia alguma possibilidade de que você estivesse transformando sua mão em um blefe? Você acha que ele seria capaz de foldar um flush?
BK: Certo. A outra coisa é que, quando eu vou all-in em um bordo com pares, ele deve pelo menos considerar foldar flushes altos, também. Meus amigos que estavam assistindo, ótimos jogadores, todos acharam que eu tinha um full-house. É estranho que isso nunca tenha passado pela cabeça dele, considerando a velocidade com a qual ele me pagou.
Não sei que tipo de jogador ele é, mas não estou decepcionado com minha decisão. Como eu disse, vou tentar utilizar qualquer vantagem para ganhar muitas fichas. Outra coisa que pensei foi que eu não queria entrar na mesa final com apenas 20 big blinds.
JR: Já que ele pagou tão rápido, quase que sem se preocupar com o que poderia acontecer, isso não justifica sua jogada? Em teoria, ele estaria fazendo o mesmo com muitas mãos que você pudesse vencer.
BK: Sim. Como eu disse antes, quando ele dá check-raise no turn, há tantas mãos das quais eu posso ganhar valor. É possível que ele pague um raise dos blinds com A-2, e ache que a mão é forte o suficiente. Também é possível que esteja aumentando com top pair e uma queda para flush de ouros. Acho que as pessoas subestimam o quanto eu sou favorito quando ele não consegue largar uma trinca ou algo ainda pior.
Como você disse, ele pode não ter prestado atenção no par no bordo, e estava casado com seu flush, mas isso só prova que ele está disposto a ir all-in com um par e uma queda para flush, ou uma trinca e uma queda para flush. Se esse é o caso, eu fico contente de jogar contra ele, sabendo que será vantajoso em longo prazo.
JR: Finalmente, vamos desfazer os rumores de que você saiu procurando um penhasco depois dessa mão.
BK: É frustrante, decepcionante, mas minha Series foi ótima e eu não acho que isso foi o fim do mundo. Li em alguns dos sites que parecia que eu ia chorar, que sai correndo antes do river sequer bater. Isso não chega nem perto da verdade. Eu fiquei lá até o river, mesmo sabendo que estava drawing dead. Saí para dar uma volta, mas voltei depois para apertar a mão dos outros jogadores. Acho que é o jeito que a coisa funciona.


Já conhece o app Suprema Poker?
Baixe agora para iOS, Android ou PC e comece a jogar agora mesmo!

 



+GERAL

A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123