Frequentemente sou questionado sobre os motivos para o insucesso da maioria dos jogadores de poker. E a resposta é simples: má gestão de bankroll.
Muitos iniciantes acreditam que o poker se trata de um esquema para enriquecimento rápido, mas, na realidade, é exatamente o oposto. Você fica rico no poker jogando com cautela, dentro de suas possibilidades. Se não tiver um bom bankroll, não pode jogar. Mesmo que você seja o jogador mais habilidoso do mundo, se o seu bankroll for baixo ou inexistente, você não conseguirá ganhar dinheiro, a não ser que tenha muita sorte.
Por outro lado, se você for inteligente em relação ao seu dinheiro, mantendo sempre uma boa reserva no bankroll em relação aos jogos que disputa, as chances de ganhar dinheiro indefinidamente são maximizadas, ao mesmo tempo em que as suas habilidades são desenvolvidas.
Eu comecei a jogar há 18 anos nas mesas de Limit Hold’em $0,25/$0,50. Enquanto eu tinha somente 100 big bets para investir ($50), eu consegui construir um bankroll e segui com a minha carreira. Eventualmente, eu aprendi que as suas chances de quebrar ficam reduzidas quando se tem 300 big bets para jogar. Então, eu segui assim até chegar aos limites $15-$30.
A maioria das pessoas acredita que é necessário um tempo muito longo para se construir um bankroll do zero, mas a verdade é que se você estiver disposto a passar muitas horas à mesa, não demora tanto assim. E vamos entender essa matemática.
Supondo que você é capaz de jogar quatro mesas simultaneamente no online – que é o mínimo que eu sugiro. Nesse caso, seriam cerca de 250 mãos por hora. Se você conquistar duas big bets em 100 mãos jogadas, você poderá ganhar cinco big bets em uma hora. Caso haja 300 big bets no seu jogo atual, isso significa que você terá 150 big bets no próximo nível. Com isso, você precisaria de apenas 30 horas para dobrar o seu bankroll e seguir adiante, o que pode tranquilamente ser conquistado em uma semana, caso você consiga jogar em tempo integral, mantendo um alto nível de disciplina.
Quando se trata do NL Hold’em, que é de longe a modalidade mais popular do poker, a minha sugestão é que se mantenha ao menos 30 buy-ins para o jogo atual. Ao comprar menos que isso, você acabará precisando de um número maior de buy-ins, uma vez que vai se envolver em situações de all-in com maior frequência.
No NLH, um bom jogador pode ganhar aproximadamente 10 big blinds a cada 100 mãos que jogar online. Então, supondo que você dispute 250 mãos por hora, é possível vencer 25 big blinds por hora. A cada quatro horas, o prêmio equivalente será de um buy-in, o que significa que seria preciso cerca de 100 horas para se dobrar o bankroll. Jogando em tempo integral, é possível dobrar o bankroll em menos de três semanas.
Para os MTTs é importante manter ao menos 100 buy-ins para o seu nível atual. Há uma variância muito maior nessas competições do que em outros formatos. Isso se explica porque só há uma quantia significativa de premiação para cerca de 1% do field, algo muito difícil de se alcançar. Para os SNGs também é válido manter ao menos 50 buy-ins.
É importante também sempre manter em mente que os números listados são a quantidade mínima necessária! Caso você perca alguns buy-ins jogando NLH e não tiver mais 30 buy-ins de saldo, então você terá que reduzir os seus limites até que possa se dar ao luxo de tentar mais uma vez.
Caso seja o seu plano jogar poker profissionalmente, o ideal é se manter sempre cerca de duas vezes os números sugeridos. No caso dos jogos mais difíceis, em que a taxa de vitórias será reduzida ou com variância extremamente alta, como torneios de mil jogadores ou partidas voláteis como PL Omaha, é necessário manter um bankroll ainda maior.
Jonathan Little já colocou o seu nome duas vezes no troféu Mike Sexton, do WPT. Dono de mais de US$ 7 milhões em prêmios nos MTTs, ele é autor de 15 livros best-seller sobre o poker. Little também comanda o site de treinamento PokerCoaching.com.