O Dallas Mavericks é a última franquia da NBA a se render às estatísticas avançadas. Para auxiliar o técnico Rick Carlisle a montar o melhor time possível, o proprietário da equipe Mark Cuban foi atrás de Haralabos Voulgaris, canadense que usou todo o seu conhecimento matemático para faturar uma fortuna com apostas esportivas.
Voulgarias também possui resultados expressivos no poker. Além de participações em vários jogos high stakes, muitos deles televisados, o apostador de descendência grega chegou ao heads-up do tradicional L.A. Poker Classic. Eliminado pelo craque Michael Mizrachi, ele engordou o seu bankroll com US$ 904.122. Já na WSOP, o apostador de 35 anos ganhou US$ 1.158.883 ao encerrar o High Roller for One Drop 2017 na quarta colocação.
A chegada dos matemáticos aos esportes americanos começou com o beisebol, no final da década de 1990. No basquete, as estatísticas avançadas auxiliam várias equipes, incluindo os atuais bicampeões da NBA Golden State Warrios e o Houston Rockets. O futebol americano é onde há mais resistência, porém isso deve mudar em breve, uma vez que o único time que contou com esse tipo de consultoria foi o vencedor do Super Bowl.