O golfe há muito tempo deixou de ser um esporte sobre quem tem o swing perfeito. Após Tiger Woods mostrar aos seus adversários que eles deveriam se preparar mentalmente e fisicamente como os atletas de outras modalidades, Bryson DeChambeau e Viktor Hovland introduziram o uso de abordagens analíticas e científicas, levando o golfe a um nível até então inimaginável.
Conhecido como “O Cientista”, DeChambeau foi campeão do U.S. Open em 2020 e atualmente ocupa a quarta posição no ranking mundial. Logo a frente dele está Hovland, fenômeno norueguês que vive uma fase mágica.
Depois vencer os últimos dois torneios do PGA na temporada, Hovland também ficou com o título da FedEx Cup, o que lhe rendeu um bônus de US$ 16 milhões. Somente em 2023, o golfista de 25 anos ganhou US$ 34.512.236 em premiações.
Em entrevista ao jornalista Sam Schube, da revista GQ Sorts, Hovland contou como usa as estratégias do poker para superar golfistas mais experientes.
“Obviamente, tudo está se tornando mais analítico no mundo. Você apenas tenta usar todas as informações à sua disposição para tomar a melhor decisão possível e, com sorte, obter o melhor resultado. Obviamente, na maioria das vezes você não consegue controlar o resultado. Mas se você tomar decisões fundamentalmente acertadas ao longo do tempo, a sua probabilidade de sucesso vai aumentar. E acho que é isso que é realmente o mais legal do poker. Tudo o que você pode fazer é tomar as melhores decisões possíveis”.
Hovland também deixou claro que é um grande estudioso do GTO, a teoria que consiste em desenvolver uma estratégia que tenha o máximo de EV (Valor Esperado) quando seu oponente sempre aplica a contra-estratégia perfeita. Apesar de ter se apaixonado pela parte teórica do poker, o europeu não vem encontrando tempo para colocar tudo em prática.
“Eu jogo um pouco online, um pouco nos cassinos e gosto muito de assistir à vídeos no YouTube para estudar um pouco. Obviamente, eu não tenho muito tempo para me dedicar ainda mais, porém eu realmente gosto do jogo. E quando encontro tempo, gosto mergulhar de cabeça nisso”, declarou o último campeão da FedEx Cup.