GERAL

Estratégia – Jonathan Little


 

10/12/2009 00:00
Estratégia – Jonathan Little/CardPlayer.com.br


Jonathan Little é conhecido por seu grande sucesso em torneios, tendo acumulado mais de $4.3 milhões em ganhos, incluindo dois títulos do World Poker Tour. Mas quando ele não está competindo em torneios live ou online, ele grinda cash games.

A seguir, ele discute uma mão que jogou recentemente no Bellagio.

O Jogo

Stakes: $10-$20
Jogo: No-Limit Hold’em
Local: Bellagio



Review da Mão

Ação Pré-Flop: Um jogador entra de limp de early position, e o Vilão aumenta para $80 do button. Little dá reraise para $260 do small blind com A-T. O big blind e o limper dão fold. O Vilão paga. O pote agora é de $560.

Kristy Arnett: Qual é sua leitura do Vilão?

Jonathan Little: Esse cara tenta vir em cima de mim o tempo todo. Contra jogadores assim, o que faço é dar a corda e deixá-los se enforcar.

KA: Quando ele dá raise no limper em posição e você dá reraise, você o faz pelo valor, ou ficaria contente em simplesmente levar o pote?

JL: Eu sei que o cara está tentando tirar o limper da mão e apenas levar o pote. Sempre é bom levar o pote com A-T, mas já que estávamos six-handed a esse ponto e o cara era agressivo, pensei que minha mão poderia ser boa o suficiente. É uma boa mão para dar reraise porque, em geral, se um ás bater você está bem, e ao dar 3-bet pré-flop, você conseguirá levar o pote em vários flops. Além disso, se você acertar alguma coisa contra esse tipo de jogador, você pode apostar e eles irão dar reraise, então você pode ou só pagar para fazer armadilha, ou empurrar e fazê-los dar fold.

KA:
Por que você acha que esse cara está sempre tentando jogar contra você?

JL: Bem, acho que ele me vê como um jogador que não quer colocar muito dinheiro no pote pós-flop sem o nuts, o que não é verdade, mas em cash games live pode ser difícil ter uma amostra grande contra alguém. Houve algumas mãos nas quais eu apostei, ele deu raise, e eu só dei fold. Então, por causa disso, ele provavelmente acha que sou tight pós-flop. Quando alguém acha que você é tight, ele irá lhe perseguir.



Ação no Flop: O flop bate T-T-2 rainbow. Little aposta $360 e o Vilão dá raise para $840. Little paga. O pote agora é de $2.240.

KA: Por que você decidiu tomar a iniciativa?

JL:
Eu tomarei a iniciativa toda vez. Não vou dar check em nada. Embora, na verdade, eu possa pedir mesa com mãos como pares altos, ou algo assim, porque não quero ir all-in; na maioria das vezes, só quero usar minha mão para pegar blefes. Mas, de qualquer forma, estou apostando aqui com um range muito alto, e ele provavelmente acha que vou continuar blefando com quase 100% de minhas mãos, porque é isso que ele me viu fazer – dar muitas continuation-bets. Então, quando aposto aqui, não quero realmente dizer nada.

KA: Como você decidiu o tamanho da aposta?

JL: Em grandes potes, geralmente aposto 2/3 ou 3/4 do pote, e acho que essa é uma quantia padrão. Quando você está blefando, não quer colocar muito dinheiro no pote, e também não quer colocar muito pouco dinheiro no pote, porque isso induz o call. Eu só queria fazer uma aposta de tamanho normal, uma que eu utilizaria tanto para A-K quanto para 3-3, ou algo assim.

KA: Quando ele deu reraise, você achou que ele tinha uma mão forte?

JL: Achei que ele pudesse ter algo, mas era pouco provável. Em um bordo de T-T-2, não há muito que ele possa ter. Ele pagou um reraise pré-flop, e poderia ter uma mão como T-9 ou J-T, e essas são as únicas mãos que ele pode realmente ter com um 10. Se ele tivesse um par, teria provavelmente pagado aqui, então as únicas mãos que fazem sentido são ou muito fortes ou muito fracas, e ele não pode ter uma mão muito forte, porque eu tenho um 10. Basicamente, ele tem que ter uma mão fraca, e é por isso que não dei reraise.



Ação no Turn: O turn é um 2. O bordo agora é T-T-2-2 rainbow. Little pede mesa, e o Vilão aposta $1.200. Little paga. O pote é de $4.640.

KA: Então você continuou com sua leitura no flop e decidiu pedir mesa porque achou que ele estivesse fraco?

JL: Sim; não sou muito a favor de pedir mesa quando se tem uma grande mão, mas quando se coloca o oponente em nada, você tem que dar check para deixá-lo colocar mais dinheiro no pote.

Com T-T-2-2, a única mão com a qual ele pode colocar mais dinheiro no pote é um 10, talvez um 2. Quando paguei no turn, queria que ele pensasse que eu tivesse noves ou valetes, ou talvez até ases ou reis nos quais daria fold no river, porque tínhamos uma quantidade decente de fichas depois do turn.



Ação no River: O river é um 3. Bordo: T-T-2-2-3. Little pede mesa, e o Vilão vai all-in por $2.500. Little paga e mostra A-T, full house de dez sobre dois. O Vilão esconde a mão. Little leva o pote de $9.640.

JL: Ele ainda tinha uma boa aposta no river, e planejou-a bem, se estava achando que ia chegar lá e levar o pote. Ele provavelmente deve ter pensado que poderia me fazer largar algo como valetes. Na verdade, eu nunca daria fold em valetes aqui, porque sei que ele só está fazendo jogadas contra mim.

KA: Então você teria a mesma linha de jogo com valetes?

JL: Sim, essa é provavelmente a melhor forma de jogar valetes aqui, porque contra caras que só querem jogar contra você, não é possível dar fold em grandes mãos.

E eu pedi mesa no river porque ou ele está blefando ou, se tem um 10, ou até mesmo um 2, irá apostar de qualquer forma, já que parece que tenho valetes, e ele quer tirar muito valor disso. Na verdade, ele não deve ter um 2, porque pagou um reraise pré-flop, a menos que tenha algo como A-2 suited. A princípio, lembro de ter pensado, “Cara, preciso empurrar para ter certeza de que vamos all-in.” Mas aí pensei, “Espera um pouco. Ele provavelmente não tem nada.” Então a única forma de conseguir fazê-lo colocar dinheiro no pote era pedir mesa e deixá-lo apostar.

Você tem que pensar, “Com quais mãos ele pagaria aqui?” Se ele realmente tem uma mão como valetes, ele pode dar fold se eu empurrar. Presumindo que ele tenha um range decente aqui, mesmo que seja totalmente polarizado entre uma mão muito forte ou muito fraca, com o que ele pagaria que não consegue me derrotar? A única mão que me derrota aqui é par de 2. Não há motivo para empurrar nessa situação, porque você nunca será pago.


Já conhece o app Suprema Poker?
Baixe agora para iOS, Android ou PC e comece a jogar agora mesmo!

 



+GERAL

A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123