GERAL

Estratégia da WSOP – Greg Raymer discute sua eliminação no torneio de $40k


 

16/07/2009 00:00
Estratégia da WSOP – Greg Raymer discute sua eliminação no torneio de $40k/CardPlayer.com.br


Com apenas três jogadores ainda no pote, Greg Raymer tinha a oportunidade de cimentar seu lugar na imortalidade do poker. Já contando com uma vitória no Main Event de 2004, ele se viu perto de ser campeão do novo evento no-limit hold’em de $40.000 da WSOP 2009.
Então, ele fez uma jogada que deixou os observadores confusos.
Ele colocou todo seu stack de 50 big blinds no pote pré-flop, segurando um par de 5, depois de tomar reraise de Isaac Haxton. Haxton pagou com par de 9, e o bordo não ajudou Raymer, que acabou caindo do torneio.
Apesar das críticas, Raymer disse à CardPlayer que não se arrepende de ter jogado a mão daquela forma.
Evento: NLHE de $40.000 da World Series of Poker
Blinds/Antes: 80.000-160.000/20.000
Jogadores: Greg Raymer (55, 8.105.000 fichas), Isaac Haxton (99, 8.270.000 fichas)

A Mão
Greg Raymer deu raise para 400.000 (2.5 vezes o big blind) do button, Vitaly Lunkin dá fold do small blind, e Isaac Haxton dá reraise do big blind para 1.4 milhão. Raymer então vai all-in por 8.105 milhões. Haxton rapidamente paga.
Bordo: KQT33. Raymer é eliminado em terceiro lugar, por $774.927.

A Entrevista
Stephen A. Murphy: Haxton estava fazendo muitas 3-bets na mesa final?
Greg Raymer: Não muitas, mas o vimos dar 3-bet duas ou três vezes na mesa final. Quando ele eliminou Dani Stern, ele deu 3-bet com K-7 contra um par de 5.
Então, Haxton não tinha uma mão forte ali, de forma alguma, principalmente com apenas três jogadores no pote, e eu sabia que ele não tinha uma mão forte.
Achei que se eu voltasse all-in, ele foldaria pelo menos na metade das vezes. Quando ele paga, eu nunca estou em boa forma. Ou ele está com overpair, ou duas overcards.
De qualquer forma, ou eu sou um pouco favorito contra A-K, A-Q e esse tipo de mão, ou ele tem um overpair, porque não acho que ele me pagaria com dois, três ou quatros. Não é como se eu quisesse tomar call, mas se ele pagar e tiver duas overcards, vou ter que arriscar.
Eu simplesmente estava em uma péssima situação.
SM: Você considerou dar fold?
GR: Se eu desse fold, seria fraco demais, porque ele está dando 3-bet em tantas coisas. Se der fold aqui, como posso sequer dar raise depois? Eu precisaria de, vejamos, par de setes ou melhor para dar raise do button?
SM: Então um par de 5 é melhor do que seu range normal aqui?
GR: Bem, sim e não. Depende de como você organiza as mãos. O que é melhor, J-9 ou dois cincos? Depende do que o seu oponente tem. Se seu J-9 erra o flop, você não tem nada. Se seus 5 erram o flop, você ainda pode ter a melhor mão, e terá que tomar decisões realmente difíceis.
SM: Você pode explicar por que não deu call com os 5?
GR: Se eu pagasse com os 5, estaria pagando 15% do meu stack, mais ou menos, e isso é demais. O que eu faço se errar o flop? Sete a cada oito vezes, não vou flopar um set, e não teria idéia do que fazer – ele poderia ter acertado qualquer carta no bordo.
Seria difícil jogar contra ele a menos que ele fosse super, super fácil de ler (pós-flop). Mas ele é um jogador bom o suficiente para que minha leitura dele não tenha um alto grau de certeza. Acho que às vezes pego algumas tells, mas não são 100% confiáveis, e não estão lá toda vez.
SM: Relembrando a situação, você se sente completamente confortável com a sua decisão de empurrar pré-flop?
GR: Sim. Falei com alguns outros jogadores, e praticamente todos com quem conversei, jogadores que considero fortes, disseram “Eca” quando ele deu raise. Foldar é ruim, pagar é ruim, empurrar é ruim. Mas empurrar é melhor do que as outras duas opções – esse é o negócio.
Essas são as decisões mais difíceis no poker e na vida. Quando todas as opções são ruins, e você tem que escolher a “menos pior”, é horrível. Quando você tem que escolher entre uma decisão ruim e uma boa, é fácil. Você consegue tomar essa decisão rapidamente.
Quando todas as decisões são ruins, as pessoas não decidem muito bem. Acho que escolhi a melhor das três opções que me eram dadas. Você vai se encontrar em situações como essa no poker o tempo todo. Fiz a melhor escolha, ele tinha uma mão boa demais para foldar, e minha mão não tinha muitas chances de ganhar da dele.


Já conhece o app Suprema Poker?
Baixe agora para iOS, Android ou PC e comece a jogar agora mesmo!

 



+GERAL

A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123