GERAL

Estratégia – Brian Rast


 

29/07/2009 00:00
Estratégia – Brian Rast/CardPlayer.com.br


Brian “tsarrast” Rast é um jogador profissional de cash games que regularmente compete nos cash games mais high stakes de no-limit hold’em e pot-limit Omaha (PLO) online. A seguir, ele comenta uma mão de pot-limit Omaha que jogou em limites de $100-$200.


O Jogo
Tipo: Cash Game
Jogo: Pot-limit Omaha
Blinds: $100-$200
Participantes:
tsarrast ($26.474,50) – Button (Small Blind)
thaaj2004 ($22.886) – Big blind


Review da Mão
Ação Pré-flop: tsarrast dá raise do button para $600 com K994. thaaj2004 paga. O pote é de $1.200.
Kristy Arnett: Com que frequência você dá raise em posição?
Brian “tsarrast” Rast: Não estava dando raise em todas as mãos, mas na maioria delas. É bem padrão, dar raise quase sempre do button em heads-up PLO.


Ação no Flop: O flop bate Q33. thaaj2004 pede mesa, tsarrast também. O pote ainda é de $1.200.
KA: Por que você decidiu não dar continuation-bet?
BR: Ele está me dando check-raise com frequência, e eu tenha quase certeza que muitas vezes ele não tem nada quando faz isso. Esse não é um bom flop para apostar contra um cara que gosta de ar check-raise. Ele irá me dar check-raise com um 3 ou com nada. Mesmo que ele não tenha nada, provavelmente tem vários outs com overcards. Se ele tem uma dama, irá pagar também, e já que eu só tenho um par de 9, decidi dar apenas call. Acho que essa é a jogada padrão contra alguém que dá check-raises. Claro, contra os jogadores que desistem, você vai querer dar continuation-bet, porque se eles derem call ou check-raise, você sabe que está derrotado.


Ação no Turn: O turn é um 6. Bordo: Q336. thaaj2004 aposta $775, e tsarrast paga. O pote agora é de $2.750.
KA: O que lhe faz crer que ele estava fraco aqui?
BR: Foi uma combinação de tamanho da bet, timing, e o fato de que ele costuma tomar iniciativa nesse tipo de bordo.
KA: Você considerou dar raise aqui?
BR: Não, dar raise não é uma opção aqui. Se ele tem um 3, obviamente não vai foldar, e se tem uma dama, também não vai foldar. O que estou tentando representar se der raise aqui? Se eu tivesse um 3, não teria dado check no flop. É possível que ele esteja me colocando com ases ou reis, mas eu quase nunca os jogo dessa forma. Não estou representando mão alguma se der raise aqui, exceto talvez um par de seis. Sinceramente, é provável que ele me pague com A-Q. Acho melhor dar só call.


Ação no River: O river bate A. Bordo: Q336A. thaaj2004 aposta $1.650, e tsarrast paga.
KA: Em que mão você o colocou quando ele apostou no river?
BR: Nesse ponto, ele está representando A-Q, possivelmente A-K se estivesse blefando no turn, ou um 3, ou um full-house. Há uma grande quantidade de mãos com as quais ele me vence que ele está tentando representar, no entanto, achei que ele não faria uma aposta pelo valor tão fraca. Não acho que ele apostaria com uma dama, e nem com um ás, a menos que fosse A-Q. Pareceu um blefe, e eu sabia que ele era capaz de blefar, então paguei.


Resultado: tsarrast mostra K994 e vence com dois pares, noves e três. thaaj2004 mostra 7654. tsarrast leva o pote de $6.049.
KA: Que conselhos você dá para jogadores iniciantes de pot-limit Omaha heads-up?
BR: O negócio é que, em geral, há uma série de regras que você pode seguir quando joga six-max, como jogar certas mãos em determinadas posições, mas quando joga heas-up, não há muitas regras. Claro, o valor das mãos desce, e você pode ganhar o pote com mãos mais fracas, mas sinceramente, a coisa mais importante a respeito de pot-limit Omaha ou no-limit hold’em heads-up é que seu oponente jogará de certa uma forma; o melhor jeito de vencer é descobrir o que ele está fazendo, e adaptar sua estratégia a isso.
Então, o que eu estava fazendo contra esse oponente, por exemplo: eu sabia que ele estava disposto a blefar, e ele gosta de dar check-raise com nada. Ele ou estava com uma mão monstro, ou com nada. Teve uma mão que ele me deu check-raise; eu fiz um pequeno reraise em um bordo de A-Q-6 com nada, e ele deu fold. Em outra mão, bordo de K-Q-x, ele me deu check-raise e eu paguei dar float, porque achei que ele tinha K-Q ou nada. Apostei no turn depois que ele pediu mesa, e ele deu fold. Eu estava descobrindo como ele jogava, e tentando adaptar minha estratégia a isso.
Se tivesse que dar um conselho, seria que, em PLO, é verdade que algumas mãos têm mais equidade contra outras, então você não quer dar folds demais. No entanto, acho que jogadores iniciantes cometem o erro de jogar mãos demais, e fora de posição, em heads-up. Isso é em parte porque você consegue outra street pelo valor quando está em posição. Em posição, a mão pode ser bet-bet-bet, mas, fora de posição, ao invés de três bets, você só tem duas. Isso faz diferença porque a última bet costuma ser maior, o pote aumenta exponencialmente. Então, a coisa mais importante a se lembrar é: jogue mais potes em posição, e menos fora de posição.


Já conhece o app Suprema Poker?
Baixe agora para iOS, Android ou PC e comece a jogar agora mesmo!

 



+GERAL

A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123