GERAL

Estratégia – Andrew Brokos


 

30/09/2009 00:00
Estratégia – Andrew Brokos/CardPlayer.com.br


Andrew Brokos é conhecido por sua sabedoria no jogo e experiência em six-handed no-limit hold’em cash games. Instrutor da CardPlayer, Brokos está acostumado a revisar mãos para análise de estratégia. A seguir, ele discute uma mão que jogou em um cash game no-limit.

O Jogo

Jogo: No-limit hold’em
Stakes: $5-$10

Participantes

Under the Gun — ($1.052)
Middle Position — ($1.076)
Vilão — Cutoff — ($1.042)
Button — ($761,60)
Andrew Brokos — Small Blind — ($1.005)
Big Blind — ($1.639,55)


Review da Mão

Ação Pré-Flop: Vilão aumenta para $30. Brokos paga $25 com 99, e o big blind dá fold. O pote é de $70.

Kristy Arnett: O que você lembra do jogo até essa mão?

Andrew Brokos: O jogo era bem padrão. Havia muitos jogadores regulares, e uma coisa tenho a dizer: o jogador no big blind não estava numa posição muito fácil, mas eu teria gostado se ele tivesse entrado nesse pote. Não achei que ele fosse jogar muito bem pós-flop, nem que fosse fazer um squeeze pré-flop.

KA: O jogador no cutoff seat estava abrindo o pote com uma gama de mãos muito grande?

AB: A quantidade certa. Não acho que ele seja um dos jogadores habituais mais agressivos, mas certamente é um bom jogador que abre bastante do cutoff. Acredito que meus noves estão bem à frente do range dele. Se eu der 3-bet, não será nada mal. Eu faço isso às vezes, mas acho que par de 9 tem uma boa jogabilidade pós-flop quando você apenas paga com eles ao invés de dar 3-bet, porque não é difícil ganhar um grande pote com esse par. Isso porque, se o oponente der 4-bet, você não estará muito bem na mão. Mesmo que seu oponente pague e a maior carta no flop seja um 7, ele já estará desconfiado que você tem um par alto, então você não pode esperar que ele coloque muitas fichas no pote com A-7, ou mesmo que tenha A-7.

Muitas vezes, as pessoas acham que têm que dar 3-bet porque têm a melhor mão, mas não estão pensando no que vai acontecer se forem pagas, ou se o adversário der 4-bet. Qual é a verdadeira importância de um par de 9? Em termos de mãos para 3-betar, prefiro fazer isso com mãos mais fortes, ou mais fracas como ás suited, que joga bem depois do flop se for pago. Com 9s, prefiro dar apenas call aqui, para não me colocar na difícil situação de jogar um grande pote fora de posição.


Ação no Flop: O flop bate Q63. Brokos pede mesa, e o Vilão aposta $50. Brokos dá raise para $123. Vilão paga. O pote agora é de $316.

KA: Por que você decidiu dar check-raise?

AB: Situações como essa me trouxeram muitos problemas no passado, mãos como essa, em que eu provavelmente tinha as melhores cartas, mas o oponente pode facilmente ter uma mão que é mais forte que a minha. Aqui, meus noves estão à frente do range dele, mas, ao mesmo tempo, ele pode ter uma dama, e se tiver, tenho muito pouca equidade com meus dois outs, então estaria praticamente drawing dead.

Enquanto isso, sei que ele pode estar apostando com muitas mãos no flop, então meus noves podem ainda estar à frente. Sempre achei que, se minha mão fosse assim tão forte, eu deveria ser capaz de jogar pelo valor. Parece estranho dar check-call com uma mão como par de noves. Se você der check-raise, arrisca estreitar o range do oponente, de forma que ele dará fold em tudo que não estiver lhe vencendo, e pagará apenas com mãos que lhe deixarão praticamente drawing dead. Essa era minha primeira preocupação. O que eu decidi foi que, no final das contas, as pessoas pagam muitos check-raises pelo que eu disse anteriormente a respeito desse flop ser perfeito para uma continuation-bet. Pelo mesmo motivo, é um bom flop para blefar check-raise. Você acaba tendo que jogar esses jogos mentais onde ele sabe que eu sei que ele irá apostar nesse flop, então dou check-raise, e ele defende com muito mais mãos do que apenas par de damas.

Esse jogador, em específico... acho que ele irá pagar com qualquer par, queda – não apenas boas quedas como flush draw, ou 5-4, mas mãos como 7-4 também. Ele provavelmente pagaria se tivesse A-K ou A-J, ou qualquer ás, porque poderia muito bem ser a melhor mão. Ele espera que eu dê um blefe check-raise aqui com frequência, então dar check-raise com noves é tirar proveito do fato de que ele espera que eu blefe, e eu estou jogando uma mão pelo valor que seria fraca demais para ser jogada pelo valor, mas considerando todas as vezes em que vou estar blefando aqui, é uma mão forte o suficiente.

KA: Já que dar check-raise lhe coloca em uma situação difícil se você tomar call ou reraise, vejo muitos jogadores fazendo isso com mãos muito fortes ou blefes completos. Parece que é uma boa forma de impedir que seu range fique polarizado, dar check-raise em uma mão como par de noves.

AB: Exatamente, porque você não vai ter uma mão tão forte aqui com frequência. Quer dizer, eu poderia ter Q-J, K-Q, A-Q, par de 3, par de 6, talvez par de damas, e só. Há poucas mãos fortes que eu posso ter. Quero poder blefar com mais do que isso. Preciso entender que uma mão como par de 9 é bem forte, simplesmente porque não há muitas formas de ter uma boa mão aqui.


Ação no Turn: O turn é um 5. O bordo agora é Q635. Brokos pede mesa, e o Vilão aposta $200. Brokos vai all-in por $850. Vilão paga. O pote agora é de $2.020.

KA: Qual era seu plano ao dar check-raise no turn?

AB: Continuo tentando representar um blefe. Quero confundi-lo, fazendo parecer que estou blefando, e que estou apostando com uma mão bem marginal pelo valor. O turn é um 5, que não me ajudaria muito se eu estivesse blefando. O máximo que posso ter é uma queda para flush de espadas. Eu poderia ter 5-4, o que quer dizer que tenho um par, mas ele não é muito bom. Além disso, quando peço mesa, ele pode pensar que eu estou dando um blefe puro, e que desisti porque ele me deu call.

Outra boa coisa do check aqui é que acho que ele apostaria com uma grande quantia de mãos com as quais quero que ele aposte, porque você não vê jogadores darem check-raise com frequência. Muitas vezes, as pessoas não vão apostar nesse turn se não tiverem uma queda, uma mão como T-9 de espadas, porque se eu der check-raise, eles não terão odds boas para dar call, mas é horrível para eles colocar tanto dinheiro no pote e depois ter que dar fold. Se os jogadores acham que há uma alta chance de tomar check-raise, eles não apostam com aquela mão, mas ele não espera que eu dê check-raise nesse turn, então pode apostar com uma queda. Também acho que ele apostaria com vários pares, porque acredita que eu esteja blefando ou desistindo, então não está preocupado em controlar o pote. Ele acha que eu não colocarei mais nada no pote se estiver blefando, a menos que acerte uma queda, então ele pode apostar, tentando proteger sua mão. Posso vê-lo apostando com A-3, 5-4, par de 7 – muitas mãos que meus noves podem vencer.


River e Conclusão: O river é um 4. Bordo: Q6354. Vilão mostra A6. Brokos mostra 99 e vence o pote de $2.017 (depois do rake).

KA: Você esperava que ele desse call com uma mão como essa?

AB: Bem, uma vez que ele aposta, ele tem odds boas para me pagar com A-6, mesmo se tivesse visto meu par de 9. Com todas as quedas no bordo, a possibilidade de que eu vá dar check-raise com uma queda está lá, então não acho que o call dele tenha sido ruim. Acho que o call foi certo.


Já conhece o app Suprema Poker?
Baixe agora para iOS, Android ou PC e comece a jogar agora mesmo!

 



+GERAL

A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123