GERAL

“Eu sempre achei as pessoas arrogantes chatas”, revela Daniel Negreanu

Team Pro encara a arrogância como um traço de personalidade perigoso


 

24/02/2016 16:27
“Eu sempre achei as pessoas arrogantes chatas”, revela Daniel Negreanu/CardPlayer.com.br
Daniel Negreanu é o jogador com mais ganhos nos MTTs ao vivo


Em seu último artigo no site da Card Player, o canadense Daniel Negreanu fez uma análise sobre a arrogância, esse sentimento que muitas vezes pode se tornar um inimigo invisível do jogador de poker. Confira:

Arrogância não é exclusividade de pessoas inteligentes, mas muitas vezes é um traço de caráter que vem junto com ter uma opinião elevada de seu intelecto. Isso não faz dos arrogantes más pessoas. Há muitas pessoas arrogantes que realmente têm a melhor das intenções, mas lutam para comunicar o que eles estão tentando dizer sem ser condescendente.

Para os jogadores de poker existem ainda mais armadilhas. Pense sobre o tipo de confiança que o leva a crer que é possível bater os melhores jogadores de poker do mundo? Um típico torneio high roller atrai entre 40 e 50 jogadores. A grande maioria joga profissionalmente e uma parte pequena usa o esporte da mente como recreação. Isso significa que um jogador de poker profissional tem que acreditar que ele não só é melhor do que os 4 ou 5 jogadores mais fracos na mesa, mas que ele esteja entre os 10 melhores do torneio para que possa valer a pena pagar um buy-in caro.

Eu sempre achei as pessoas arrogantes chatas. Esses são traços de caráter que eu sei que também possuo, e quando eu vejo em outras pessoas eu não gosto. Algumas pessoas são autoconscientes o suficiente para perceber quando elas estão sendo arrogantes, mas a grande maioria é totalmente inconsciente de como as suas declarações serão recebidas pelos outros.

A arrogância anda de mãos dadas com o vício de estar certo. Muitos de nós estamos mais preocupados em ser o maioral do que qualquer outra coisa. Claro que, quando você luta para estar certo, você está também dizendo que alguém está errado. E isso é bom? Você realmente vai se sentir melhor depois de provar que alguém está errado? Se a sua filha de 7 anos de idade volta para casa e diz:"Papai, papai, eu vi o Papai Noel e o coelhinho da Páscoa hoje e eles me prometeram brinquedos e ovos de chocolate”.

Será que você responderia com: "Você está errada. Isso não é verdade. Papai Noel não existe e coelhos não podem falar. Sou eu e sua mãe que compramos brinquedos e chocolates”?.

Eu faço perguntas diárias no Twitter e acho que é interessante não apenas ler as respostas, mas o tom dessas respostas. A grande maioria é passional e possui o vício de achar que estão sempre certos.

Muitas vezes com a idade vem uma noção melhor de si e da arrogância exuberante usada quando jovem. Não vou citar nomes, mas havia um jogador de poker em particular que estava entre os mais arrogantes que eu já tinha conhecido. Alguns anos se passaram e este homem, que era rico, agora quebrou, e, de repente, ele passou a ser mais humilde.

Isso nem sempre funciona com todas as pessoas. Eu jogo com uma lenda antiga do poker que a cada dia que passa se torna mais arrogante. A sua presença transmite mensagens como: “Eu sou rico, vocês deveriam estar honrados por estarem em minha presença. Vocês deveriam querer ser como eu”.

Isto é uma experiência minha, porém os jogadores de poker mais jovens são menos propícios a ter esse tipo de conduta. Claro que como em toda regra há suas exceções, mas posso garantir que a maioria dos jovens jogadores nem mesmo conhecem a própria arrogância.

Eu tive uma discursão com um jovem jogador, e quando eu estava dizendo para ele que ele havia sido arrogante em sua última mensagem, ele me respondeu dizendo: “Eu posso mesmo ter sido arrogante, mas minha arrogância é porque você foi ignorante”. Quando eu li isso, eu realmente dei muita risada.

Eu não consigo imaginar uma situação onde a arrogância possa ser justificada. Ninguém é perfeito, e todos nós vamos encontrar momentos em que temos pensamentos arrogantes e muitas vezes seremos arrogantes, mas a ideia de que a arrogância é justificável eu não compreendo.

Então, quais os passos que você pode tomar para conter a sua própria arrogância? Bem, se tratando de mídia social, você pode perguntar a si mesmo se o que você está escrevendo é arrogante:

Qual é a minha intenção enviando essa mensagem?

Quando as pessoas lerem essa mensagem, o que será que vai ser transmitido a elas?

Esta mensagem é construtiva? Ou eu apenas estou querendo mostrar que estou certo e ponto final?

Se você está se comunicando cara a cara com a pessoa, você também pode dar uma olhada em seu tom, e o mais importante, a sua linguagem corporal.

Para finalizarmos, eu espero que você que está lendo esse artigo saiba que eu sou mais bonito que você, mais inteligente que você, e também tenho mais dinheiro que você, o que faz a minha opinião ser mais valiosa para a sociedade do que a sua. Então, se você não concordar com qualquer coisa que eu já escrevi, eu sei que você está errado. Leia isso todos os dias, até que você possa gravar isso.

Ps: Eu só estava brincando nesse último parágrafo.



Já conhece o app Suprema Poker?
Baixe agora para iOS, Android ou PC e comece a jogar agora mesmo!

 



+GERAL

A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123