GERAL

Como se impor na mesa final, ensinamentos de Jonathan Little


 

21/01/2025 13:41
Como se impor na mesa final, ensinamentos de Jonathan Little/CardPlayer.com.br


Recentemente, testemunhei uma mão interessante em uma mesa final de um torneio com buy-in de $3.000, que demonstra como você deve usar um grande stack para pressionar seus oponentes. Além disso, mostra como evitar ativamente jogar potes grandes como stack médio contra o big stack quando há vários stacks curtos na mesa final.

Os stacks na mesa final eram:

• Hijack: 50 big blinds
• Cutoff: 15 big blinds
• Button: 80 big blinds
• Small Blind: 20 big blinds
• Big Blind: 30 big blinds

O jogador no hijack, que era um dos melhores do mundo, aumentou para dois big blinds de seu stack de 50 big blinds com A-Q offsuit.

A-Q é uma mão perfeitamente aceitável para ser aumentada em circunstâncias normais. Foldar temendo agressões do big stack ou um all-in de um stack curto (que A-Q pagaria) seria excessivamente fraco e conservador.

O cutoff deu fold, e o big stack no button, que era geralmente loose e agressivo, aplicou uma 3-bet para sete big blinds com K 5.

Este é um excelente momento para dar uma 3-bet com um range amplo, incluindo muitos blefes, porque o raiser inicial precisa evitar ser eliminado antes dos três stacks curtos. Como big stack, você deve procurar aplicar enorme pressão nos stacks médios, que têm um incentivo adicional para evitar a eliminação devido à estrutura de premiação.

As melhores mãos para aplicar uma 3-bet como blefe são aquelas que não são boas o suficiente para dar call, mas contêm um blocker de ás, rei ou dama.

Quando você tem um blocker na mão, torna-se mais difícil para seu oponente ter uma mão premium, já que há uma carta forte a menos disponível. Embora K-5 suited esteja longe de ser boa o suficiente para dar call, é uma escolha aceitável para blefe devido à distribuição dos stacks e ao blocker.

Todos os outros jogadores deram fold até o raiser inicial, que pensou um pouco e depois foldou.

Este fold inicialmente pareceu bem conservador para mim, mas, após analisá-lo e passar por um calculador de ICM, faz sentido.

Se o hijack der call, o pote será de aproximadamente 16 big blinds com 43 big blinds restantes nos stacks. Isso significa que, se o big stack fizer apostas razoáveis no flop, turn e river, todo o dinheiro acabará no pote.

Mesmo se o flop trouxer um ás ou uma dama, o hijack não ficará confortável colocando todo o seu stack, pois pode facilmente estar dominado por uma mão premium.

O hijack poderia optar por uma 4-bet pequena com A-Q como blefe (e A-A e A-K suited por valor), mas isso não é necessário, especialmente se os stacks curtos estão jogando mãos e têm uma chance razoável de serem eliminados em breve. Às vezes, faz sentido adotar uma abordagem cautelosa e subir na premiação.

Portanto, quando você estiver na mesa final como o big stack, procure aplicar pressão. Como stack médio, evite jogar potes grandes.

Se você quer aplicar mais pressão em seus oponentes, é essencial saber como e quando blefar. Criei um fluxograma simples para ajudá-lo a blefar como um profissional. Este fluxograma tem 11 perguntas que você deve sempre se fazer ao decidir se deve blefar. Também gravei um vídeo curto explicando como usar esse fluxograma com exemplos práticos de duas mãos!

Quando você se inscreve na Card Player Poker School (em inglês), você também recebe:

• Tabelas pré-flop para download grátis
• Gráficos de pré-flop baseados em GTO
• Aulas em vídeo
• Questionários interativos de mãos
• Curso grátis: Domine os Fundamentos
• Curso grátis: Os 25 Maiores Erros e Como Corrigi-los
• Treinamento gratuito toda semana

Já conhece o app Suprema Poker?
Baixe agora para iOS, Android ou PC e comece a jogar agora mesmo!

 



+GERAL

A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2025. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123