A América do Sul tem seu primeiro campeão mundial de poker online. Após uma longa investigação, o PokerStars declarou que o argentino Ezequiel “eze88888” Waigel é o legitimo vencedor do Main Evento do WCOOP 2018.
Há quase 18 meses, o profissional da cidade de Bahía Blanca perdeu de virada o heads-up para o holandês “wann2play”. Dias depois, ao revisar suas mãos no campeonato, ele suspeitou que seu oponente atuou de forma diferente na reta final do campeonato. “eze88888” dividiu sua desconfiança com outros grinders, que também notaram que havia algo errado no jogo do europeu. O hermano então entrou em contato com o site, que logo congelou a premiação de “wann2play”. Meses de investigações constataram que “wann2play” infringiu as normas do PokerStars ao usar um VPN (Virtual Private Network) para comandar várias contas.
No heads-up, os dois finalistas fizeram um acordo. Assim que a desqualificação foi confirmada, “eze88888”, que havia recebido $1.257.203 pela segunda colocação, recebeu mais US$ 272.000, passando a ter um ganho de $1.529.000, a premiação original para o medalhista de ouro. O restante do prêmio de “wann2play” foi dividido entre os outros competidores que ficaram ITM no torneio.
Em 2018, o campeão do Main Event do WCOOP faturou o Platinum Pass do primeiro PokerStars Player Championship. Obviamente, “wann2play” não foi ao Caribe participar do campeonato, uma vez que o nome atrelado a essa conta é de uma pessoa que sequer joga poker.
“wann2play” não foi o primeiro jogador a vencer o principal torneio da internet de forma irregular. Em 2007, o PokerStars retirou o título de Mark Teltscher, grinder que venceu o evento com a conta da sua irmã Natalie.