O poker brasileiro também coleciona vitórias fora dos feltros. No fim de 2022, o trabalho árduo de mais de uma década dos dirigentes do país foi recompensado pela Associação Internacional de Esportes da Mente, que concedeu a chancela para a World Poker Federation (WPF), órgão criado pela CBTH (Confederação Brasileira de Texas Hold’em) junto a outras confederações latino americanas. Dessa forma, o poker passa a ser considerado um esporte como xadrez, bridge, damas, go, entre outros.
“É com enorme satisfação e grande expectativa que aprovamos por unanimidade o poker como parte da família dos Esportes da Mente”, declarou Madame Zelan Chen, presidenta da IMSA.
O escolhido para presidir a WPF foi Igor Trafane, o Federal, ex-presidente da CBTH. Segundo o empresário paulista, jogadores em todo o mundo vão ter mais tranquilidade para praticarem o jogo, além de toda a rientação jurídica, administrativa e político-desportiva.
“Considero essa validação como o fechamento de um ciclo de 15 anos de trabalho e o início de uma nova jornada. Esse reconhecimento traz tranquilidade para os jogadores, de que estão praticando um esporte; traz segurança para os empresários do setor, mostrando tratar-se de uma atividade legítima no Brasil e no mundo; e traz estabilidade para milhares de trabalhadores deste segmento, que têm seu sustento advindos da nossa atividade”, emenda Trafane, cuja trajetória se confunde com a história do poker no Brasil. Ele foi o primeiro presidente da CBTH, é o atual presidente da CPPD, e agora se transforma em fundador e primeiro presidente da WPF.
Outros objetivos da WPF são lançar um campeonato oficial mundial esportivo da categoria, tanto online como live. E também apoiar os projetos da IMSA no Brasil e em todo continente americano, fazendo do poker uma plataforma de crescimento dos esportes da mente, divulgando seus benefícios e qualidades.
A assembleia que validou o poker como esporte da mente contou com representantes das federações mundiais de todas as demais modalidades da IMSA. Nessa mesma reunião a Federação Mundial de E-sports foi aprovada como novo membro da IMSA.