GERAL

Jogar ou não jogar? Avaliando as mãos iniciais no Pot-Limit Omaha

por Vivian Saliba


 

27/03/2018 14:32
Jogar ou não jogar? Avaliando as mãos iniciais no Pot-Limit Omaha/CardPlayer.com.br
Vivian Saliba é embaixadora do 888poker


Se você é daqueles que se apaixona por quase todas as mãos pré-flop quando está jogando Omaha no 888poker, este artigo pode te ajudar a parar de quebrar seu coração.

NÃO... nem todas as mãos double suited são tão boas quanto parecem no PLO.
NÃO... Áses e reis podem não ser tão fortes quanto você pensa.

A verdade é que você precisa ajustar diversos aspectos do seu jogo para tornar-se um jogador bom e consistente em PLO. E talvez o fator mais importante para que isso aconteça seja aprimorar a sua estratégia de mãos pré-flop.

Entenda como as cartas trabalham juntas

No pot-limit Omaha, você e seus adversários recebem 4 cartas cada um. Suas 4 cartas devem interagir umas com as outras para criar um combinação forte que possibilite jogos fortes, bons draws, high cards, pares altos, sequências e afins.

Pra entender melhor, vou dar um exemplo: se você recebe uma mão como AK66, possivelmente irá gostar do que vê. Afinal, temos nas mãos as duas cartas maiores naipadas, mais a possibilidade de um flush e um par.

Mas calma, não é tão simples assim. Na verdade, essa mão não é tão forte como parece. E eu vou explicar o porquê:

- Seu Ás e seu Rei não estão interagindo com seu par de 6 em termos de sequência.
- Uma vez que você acertar a trinca no flop, provavelmente você não terá um redraw.
- Se você acertar a trinca no flop, ainda haverá muitas cartas no jogo, o que significa que seus 6 poderão potencialmente enfrentar uma trinca maior.
- Se você flopar um flush draw e depois acertar o flush, seus adversários não terão o segundo flush mais alto, então você provavelmente não extrairá muito valor.
- Se você forma um par, será mais difícil formar o seu segundo na mesa, já que já tem um par com as cartas em mãos.

Agora, digamos que você recebe J987. Novamente, não é uma boa mão. Por quê?

Primeiro, apesar de mãos “wrap” como esta serem geralmente consideradas boas, neste caso há um “gap”, e a carta que falta é muito importante na composição deste tipo de mão, já que não existem straights possíveis no poker sem um 10 ou um 5.

Além disso, para ter mais que um straight draw comum, você teria que acertar no flop...

6-5-x para ter um straight draw de 4 cartas, ou
Q-10-x (dando a você apenas uma chance de acertar a sequência nuts), ou
10-x-x com uma das outras cartas sendo uma das que você então possuir em sua mão.

Se não houvesse esse “gap” - digamos que sua mão seja 10987 - você acertaria sua mão todas as vezes que o flop incluísse QJ, JT, J9, J8, J7, T6, 96, 86, 76, ou 65. Além disso, quando você acertar dois pares, também terá um draw para a sequência.

Áses e outros pares de valor

Agora chegou o momento de falarmos sobre os famosos Áses. As mãos como A-A-x-x são sempre boas no pré-flop e você irá jogá-las.

Por outro lado, você deve se lembrar que o PLO é principalmente um jogo de pós-flop. Isso quer dizer que, naqueles casos em que você não consegue agregar muito valor no pré-flop, outros fatores entrarão em jogo - principalmente a sua posição, o tamanho do seu stack e as outras duas cartas da sua mão - e isso pode fazer com que você tenha que jogar de forma mais conservadora.

Por exemplo, se você tiver AA94 e seu oponente tiver J1085, você só terá 52.3% de chances de ter a melhor mão no river. Em outras palavras, neste exemplo esses “maus Áses” estão basicamente flipando contra mãos aleatórias.

Se estivéssemos jogando hold'em, AA teriam cerca de 79.2% contra J10, e 79.5% de favoritismo contra 85.

Como você pode perceber, os Áses que não se relacionam com suas outras duas cartas não formam uma mão tão forte, e dependendo do caso é melhor que você apenas as limp pré-flop.

E finalmente, digamos que você recebeu QQ72. Neste caso, você já deve saber a minha avaliação - e é isso mesmo, não é uma boa mão.

Perceba novamente como as quatro cartas não estão se relacionando umas com as outras. Se você acertar uma trinca de dama no flop, você não terá chances de redraws ou backdoors.

Contra essa mão, um jogador com A964 tem cerca de 52.2% de favoritismo contra você. Enquanto no hold'em um par de Damas teria um pouco mais de 72% de chances contra um A9. Isso quer dizer que você não deve investir muito com este tipo de mãos.

Conclusão

Espero que através destes exemplos vocês consigam perceber a importância de se ter uma boa mão no pré-flop, e como isso pode ajudar no seu jogo pós-flop. Estamos apenas introduzindo o assunto, mas tenho certeza que se vocês começarem a botar em prática alguns desses princípios que eu abordei aqui quando estiverem jogando no 888poker, seu jogo começará a melhorar bastante.

Continue melhorando e boa sorte nas mesas!

Já conhece o app Suprema Poker?
Baixe agora para iOS, Android ou PC e comece a jogar agora mesmo!

 



+GERAL

A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123