GERAL

Ação garantida: variantes de Pot-Limit Omaha

por Vivian Saliba


 

31/10/2018 14:32
Ação garantida: variantes de Pot-Limit Omaha/CardPlayer.com.br


Se você é daqueles jogadores que também descobriu que jogar PL Omaha é mais emocionante que o Texas Hold'em, tenho ótimas notícias. Vou falar aqui sobre muitas variantes do PLO, todas elas cheias de ação assim como o PLO regular.

Com a popularidade do Omaha crescendo ao redor do mundo, estas outras variações também estão conquistando a fama. Ou seja, se você começar a se familiarizar com essas variantes de PLO agora, pode ser que no futuro você tenha uma boa vantagem quando enfrentar novos jogadores que se aventuram no jogo pela primeira vez.

Existem tantas variações de PLO, algumas delas podem ser encontradas no 888poker, mas seria realmente impossível passar por todas elas aqui. Por isso, vou abordar as mais comuns e dar algumas dicas de estratégia pra vocês.

Pot-Limit Omaha Hi-Lo ( PLO-8, PLO-8 better)
PL Omaha Hi-Low é um jogo com “pote dividido”, no qual ele é dividido em dois: uma metade para a maior mão e a outra metade para a mais baixa.

A melhor mão no jogo é determinada da mesma forma do PLO regular. Para vencer com a mão mais baixa, você tem que passar por alguns critérios, entre eles conter cinco cartas sem par, todas elas iguais ou menores que 8, onde os naipes não tem interferencia. A melhor “menor mão” possível — ou a "nut low" — é A-2-3-4-5.

Assim como no PLO comum, você deve formar sua mão de cinco cartas usando duas cartas da sua mão com três da mesa. Isso significa que você tem que ter pelo menos três cartas da mesa menores que 8 pra formar uma mão baixa. Se não há uma “mão mais baixa” possível, o pote será jogado apenas para a mão mais alta (ou seja, não será dividido).

Como em outros jogos que têm o pote dividido, sua meta no PLO Hi-Lo é vencer as duas partes do pote. Isso significa que a sua escolha de mãos pré-flop será diferente da do PLO. Por exemplo, mãos como J-T-9-8 têm menos valor no PLO Hi-Lo, uma vez que você não consegue formar uma mão mais baixa com ela. O bordo pode trazer 5-6-7 pra você formar uma sequência, mas assim você estará na briga por apenas metade do pote.

5-Card Pot-Limit Omaha
Esse jogo é muito parecido com o PLO regular, a maior diferença é que você recebe 5 cartas, e não 4. Então, assim como no PLO, você usa duas cartas da sua mão e três cartas da mesa para formar uma mão de 5 cartas.

Essa quinta carta pode afetar bastante as equidades nesta variedade de. Por exemplo, A A 8 5 4 é apenas 52,1% favorita contra Q J 10 9 8. Enquanto no PLO regular, A A 5 4 tem 57,3% de chances de bater o Q J 10 9.

Por isso, quando você selecionar suas mãos iniciais, você tem que dar ainda mais foco às mãos que possam formar o maior jogo possível, o nuts.

5-Card Pot-Limit Omaha Hi-Lo
Essa variação combina o 5-card PLO com PLO Hi-Lo, formando um jogo de pote dividido.

Courchevel
Esta variante de pot-limit Omaha também é jogada com 5 cartas, mas com uma grande diferença: uma carta comunitária é aberta aos jogadores antes da primeira rodada de apostas. Isso significa que a decisão de jogar uma mão dependerá muito da relação entre as cartas da sua mão e a carta aberta no início do jogo.

Depois que a ação pré-flop termina, o dealer abre mais duas cartas pra completar o flop, e o jogo então continua com as mesmas regras do 5-card PLO.

Courchevel Hi-Lo
Essa variação combina o Courchevel com o PLO Hi-Lo, formando também um jogo de pote dividido.

Pot-Limit Omaha 3-2-1
Finalmente, essa variação é relativamente mais nova e envolve uma mudança interessante para as cartas comunitárias, com três flops, dois turns e um river (por isso 3-2-1) Os jogadores então podem escolher qual dos flops e turns eles querem usar pra formar suas mãos.

Aprenda mais sobre essa variante neste artigo: Introducing a New PLO Variant — PLO 3-2-1."

Conclusão
A maioria das variações apresentadas aqui podem também ser encontradas como fixed-limit ou NL. Geralmente, essas diferenças é que fazem o jogo ficar mais emocionante e divertido de ser jogado.

Tenho certeza que muitas outras variantes de PLO ainda aparecerão para discutirmos e explorarmos no futuro. Por enquanto, divirta-se durante o seu período de aprendizado das modalidades que falamos aqui. Ótimos jogos!

Já conhece o app Suprema Poker?
Baixe agora para iOS, Android ou PC e comece a jogar agora mesmo!

 



+GERAL

A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123