EDIÇÃO 74 » COLUNA NACIONAL

Jogo de Observação

Informações que o vilão pode nos dar de forma involuntária ou intencional


João Bauer

Para o meu artigo de estreia, vou escrever sobre um dos assuntos que mais me fascinam no poker: as tells, em especial, as do poker online.

Tells são informações que o vilão pode nos dar de forma involuntária ou intencional. Em geral, as tells online são do primeiro tipo, e podemos percebê-las das seguintes formas:

AVATAR

Geralmente, jogadores iniciantes ou recreativos utilizam fotos de par de Ases e de estrelas do poker — Phil Ivey, Daniel Negreanu e muitos outros — como avatar. Já os profissionais, normalmente, utilizam imagens de personagens de séries, mulheres, artistas famosos etc.

TAMANHO DA APOSTA (SIZE BET)

Este, com certeza, é um dos principais pontos a serem observados online. Analisar o valor que o vilão aposta em determinados bordos podem lhe ajudar a saber se o adversário está no topo do seu range e se há a chance de ele desistir de determinada mão.

TEMPO DE APOSTA

No início dos torneios, este fator não é tão importante. Em estágios avançados é interessante estabelecer um padrão ao executar qualquer jogada. Eu indico utilizar a "piscada" que o PokerStars dá quando a ação chega em você. Espere sempre quatro ou cinco piscadas, seja para dar raise, call ou fold — antes e depois do flop.



BOTÕES DE AÇÕES AUTOMÁTICAS

Os botões personalizados para apostas padrões e para dar fold automaticamente podem trazer prejuízos, já que eles tendem a deixar o seu jogo automatizado. No caso do primeiro, você para de analisar o bordo por preguiça e acaba, muitas vezes, só clicando no botão para apostar 40% ou 50% do pote, sendo que cada mão e cada adversário necessitam de um size bet específico. No caso do fold automático, isso pode mostrar aos vilões que você não observa bem os spots (situações) na mesa e que facilmente vai largar o big blind. Com isso em mente, eles irão agredi-lo mais vezes.

NICKNAME

O próprio nick pode nos trazer informações se os oponentes jogam de forma recreativa ou profissional.

Vou dar um exemplo de uma pergunta que passei para os meninos do Steal Team, em um coaching sobre tells, em que eu queria instigar a curiosidade de procurar o significado de cada nick: "Vocês são jogadores de heads-up cash game e jogam NL 1k. Há dois jogadores sentados em duas mesas diferentes, um com o nick de 'Joe Frazier', outro com o nick de 'S2Dana Gordon'. Quem vocês prefeririam enfrentar?"

Obviamente, eu fiz essa pergunta como uma pegadinha. A maioria respondeu que preferiria enfrentar o "S2Dana Gordon".




Na verdade, Joe Frazier foi um campeão mundial de boxe nas décadas de 60 e 70, famoso pelos embates com Muhammad Ali e George Foremam pelo título de campeão dos pesos pesados. Então, uma pessoa que escolheu esse nick, possivelmente, é mais velha, viu ele lutar ou gosta muito de boxe. Em geral, no online, pessoas mais velhas jogam de forma recreativa.

Já Dana Gordon foi um jogador profissional de poker entre 2006 e 2011, muito lucrativo em torneios online, mas que, deprimido, acabou cometendo suicídio em 2011. Pois bem, a pessoa que criou o nick de "S2Dana Gordon" já conhecia o universo do poker online e admirava o jogador citado. Então, presume-se que ele é um jogador que joga profissionalmente.

Dessa forma, percebemos que, mesmo online, podemos identificar tells de diversas maneiras. Assim, o jogador observador, que está atento aos detalhes e aos padrões dos adversários, com certeza, está um passo à frente dos demais.

Para encerrar, gostaria de dizer que estou muito feliz e honrado por fazer parte do grupo de colunistas da Card Player Brasil. Espero contribuir da melhor forma possível, com artigos que tragam informação, discussão, polêmica e aprendizado, e que despertem a vontade de pensar o poker de uma forma mais didática e técnica.




GOSTOU DO ARTIGO?
Assine a Card Player Brasil. Você leva 12 edições impressas + LIVRO GRÁTIS!

QUERO ASSINAR!

NESTA EDIÇÃO


EDIÇÃO 74

Ano 7 - Setembro, 2013

ASSINE JÁ! ÍNDICE COMPLETO
Aumente seu stack agora! Stack fichas
Fichas Nupano - Compra e venda de fichas online

NEWSLETTER

Receba nossas novidades em seu e-mail.

Bodog Poker - Até R$ 3.000 em bônus de cadastro de 100%

A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2017. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.

Sede: Rua Capivari, 304 - Conjunto 02 - Serra - Belo Horizonte/MG - CEP:30220-400
contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×